Acessibilidade no Instagram: veja como a sua empresa pode trabalhar a inclusão!

Com o aumento no número de tecnologias assistivas, cada vez mais pessoas com deficiência utilizam a internet diariamente. Investir em acessibilidade na web, além de garantir a inclusão dessa parcela da população no ambiente virtual, é uma vantagem estratégica para atrair seguidores.

Segundo o IBGE, 6,7% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Cerca de metade são pessoas com deficiência visual, ou seja, mais de 6 milhões de habitantes. E esse número passa de 285 milhões no mundo inteiro.

Acessibilidade na web significa garantir o acesso ao conteúdo digital também a esses indivíduos, independentemente das necessidades ou tecnologias que utilizam para navegar. Assim sendo, um site ou rede social acessível é aquele cujas informações podem ser aproveitadas integralmente pela população com e sem deficiência.

Recentemente, o Instagram anunciou uma atualização com recursos de acessibilidade digital. Mas você sabe como utilizar essa ferramenta e trabalhar a inclusão como estratégia no seu negócio?

Continue lendo e descubra!

Atualização do Instagram para acessibilidade digital

No final de 2018, foi anunciada a introdução de uma nova ferramenta de acessibilidade no Instagram. Ela visa facilitar o uso da rede social por pessoas com deficiência visual e já é usada em outras plataformas, como Facebook e Twitter.

O recurso permite que todas as fotos publicadas tenham uma legenda especial, chamada de texto alternativo. Ela descreve com palavras o conteúdo das imagens, ou seja, pode ser interpretada pelos leitores de telas para aqueles que não enxergam.

A novidade usa inteligência artificial para reconhecer objetos e criar uma lista dos componentes presentes nas imagens. Além disso, os próprios usuários podem criar e adicionar os textos alternativos em suas fotos, de forma bem simples e rápida.

Com esse novo recurso, é possível incluir as pessoas com deficiência visual nas suas estratégias de marketing no Instagram. Basta descrever o conteúdo das suas imagens e assim você poderá alcançar e conquistar também essa parcela considerável da população.

Como inserir o texto alternativo no Instagram

São apenas alguns passos para colocar a legenda alternativa.

Na janela de nova publicação, após escolher a foto perfeita e adicionar filtros e edições necessários, clique em “Configurações avançadas”.

Selecione a opção “Escrever texto alternativo” e faça a descrição da sua imagem.

Por fim, clique em “Salvar” e finalize a publicação.

A legenda especial também pode ser inserida nas publicações antigas. Basta escolher a foto, selecionar a opção “Editar” e, em seguida, “Editar texto alternativo”.

Vantagens de investir em acessibilidade no Instagram

Investir em acessibilidade digital permite que seus conteúdos e produtos também alcancem as pessoas com deficiência. Com isso, você pode aumentar o seu público e sua audiência online, podendo gerar oportunidades e conquistar novos clientes.

Além disso, transmitir a imagem de empresa com responsabilidade social influencia a conquista e fidelização de clientes. Afinal, muitos brasileiros consideram importante a participação social das organizações na hora de consumir bens e serviços.

Por fim, outra vantagem é prover conteúdo a pessoas que muitas vezes não tem acesso a ele. Criar acessibilidade no Instagram e até em outras plataformas é uma ótima contribuição social que seu negócio pode executar.

Post Recomendado: Como saber se estou conversando com a minha persona nas redes sociais.

Trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência pode ser um diferencial estratégico para a sua empresa. Agora que você já conhece a nova ferramenta do Instagram para acessibilidade na web, já pode usar o recurso na sua rede social.

AboutDiego Kadry
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!