Os sorteios no Instagram são uma excelente forma de melhorar o engajamento e o alcance, bem como para ganhar seguidores. Tudo isso se reflete de forma muito positiva nos resultados e na promoção de uma agência de turismo.

No entanto, um sorteio mal feito pode provocar resultados negativos e afetar a credibilidade da companhia. Além disso, pode colocá-la à mercê de ataques em comentários e mensagens diretas.

Neste post, você vai encontrar orientações sobre como sua agência de turismo deve fazer um sorteio no Instagram que atraia muitos seguidores qualificados e sucesso para a sua página. Vamos lá!

 

Atente-se à legislação

No Brasil, os sorteios são regidos pela Lei nº 5.768/1971. Criada antes mesmo de qualquer rede social existir, seu intuito é evitar promoções fraudulentas que possam causar danos à economia e à população. A lei prevê a necessidade de requerer permissão à Caixa Econômica Federal (CEF) para qualquer sorteio que se pretenda fazer – até mesmo uma promoção inofensiva no Instagram. As etapas desse processo incluem:

  • pagar a taxa de fiscalização, que varia de acordo com o preço do item a ser sorteado;
  • requerer a certidão de autorização na CEF.

A solicitação deve ser feita no Canal Eletrônico de Promoções Comerciais da CEF. Planeje com antecedência porque a autorização pode levar até 45 dias para ser emitida. Se não seguir essa norma, a agência fica sujeita a multa no valor do produto sorteado.

A lei estabelece que é necessário usar números próprios ou a extração da Loteria Federal no sorteio.

No caso do Instagram, pode-se registrar as interações, numerá-las (em uma planilha, por exemplo) e fazer o sorteio em um aplicativo como o Sorteador.

 

Saiba como sortear

Além de estar de acordo com a legislação, é importante seguir algumas dicas para garantir que o sorteio agrade o público. Acompanhe!

Sorteio ao vivo

Sorteios ao vivo têm mais credibilidade perante os seguidores. Use o próprio stories no Instagram para fazer a transmissão e exibir o momento para todos os participantes.

Premiação

A premiação deve ser interessante para quem vai participar do sorteio. De preferência, ofereça algo que tenha a ver com a marca, como:

  • acessórios de viagem (bolsas, câmeras, mochilas e similares);
  • roupas e calçados (para a neve ou para o verão, por exemplo);
  • viagens (passagens, hospedagens, passeios e outros).

Interação

Promova a interação com a página da agência. A realização do sorteio tem custos e não há mal algum em pedir que os seguidores marquem amigos, sigam o perfil e curtam a foto oficial do post.

Divulgação

Use apenas uma foto oficial para evitar confusão na hora do sorteio. Paralelamente, publique fotos e outros apelos nos stories e no feed para que os seguidores interajam com a foto oficial. Isso permite alcançar mais pessoas e lembrá-las sempre do sorteio.

 

Conheça as vantagens de fazer um sorteio no Instagram

Fazer um sorteio no Instagram pode ser bastante vantajoso para uma agência de turismo. Saiba mais a seguir!

Alcance e engajamento

Uma promoção faz o perfil alcançar muitas pessoas e estimula o engajamento no Instagram. Isso torna a exibição de publicações no feed dos seguidores mais frequente e atrai mais usuários.

Relacionamento

Um sorteio melhora o relacionamento com o público e o estimula a buscar pela agência quando tiver de programar uma nova viagem. Esse é o melhor resultado de uma boa relação com os clientes: a fidelização.

Aumento nas vendas

Com mais pessoas cientes da existência da agência e mais clientes fidelizados, naturalmente vai haver um aumento na procura e nas vendas.

Fazer um sorteio no Instagram traz vários benefícios para a agência de turismo. Afinal, essa é uma ação básica para obter melhores resultados para o negócio por meio dessa plataforma.

Você já tentou sortear viagens pelo Instagram? Como foi sua experiência? Comente!