Como agendar post no Instagram: descubra a melhor maneira

Sabia que é possível agendar post no Instagram? Isso significa que você não precisa estar online para subir uma postagem em determinado dia e horário. Assim, você não corre o risco de esquecer de postar e perder o tempo certo para colocar sua imagem ou vídeo no ar.

Hoje, você verá os principais motivos para agendar publicações, como isso ajuda na sua estratégia, além do passo a passo para você realizar o agendamento da maneira mais simples possível.

Preparado para facilitar a vida da sua empresa e promovê-la no Instagram? Continue conosco e boa leitura!

Por que agendar publicações?

Você já pensou em publicar uma imagem que poderia viralizar no Instagram, mas esqueceu de postar? Isso é mais comum do que parece. Entretanto, é um grande dificultador para que sua página tenha maior autoridade na rede e você consiga aumentar as vendas do seu negócio.

Seja por displicência ou por falta de tempo, o ideal é que sua empresa consiga postar sempre com regularidade. Isso significa que você precisa definir quantas vezes por semana os conteúdos devem ser publicados, bem como a quantidade de postagens diárias.

Além disso, você precisará descobrir quais são os melhores horários de postagens. A partir da melhor compreensão do seu público, você entenderá em que momento do dia as pessoas interagem melhor com o conteúdo publicado. Dessa forma, será mais fácil para sua equipe definir quais são os temas mais relevantes para os usuários, aumentando a chance de que eles interajam com suas publicações e estejam mais prontos para fazerem uma compra.

Ou seja, o agendamento é a melhor forma para que você garanta que as postagens serão publicadas e você tenha um maior controle sobre a estratégia de conteúdo adotada.

Como o agendamento é útil na sua estratégia?

Um sistema de agendamento pode tornar a vida da sua empresa mais fácil. Em vez de fazer as postagens no momento que você deseja publicar, é possível colocar todas as imagens ou vídeos da semana em um único momento, agendando quando a publicação deverá ir ao ar.

Assim, você evita possíveis imprevistos e garante que a publicação estará visível no momento desejado. Os seus seguidores saberão que podem esperar novas publicações e esperarão por elas, aumentando, também, o alcance de cada uma delas.

Como escolher o melhor aplicativo para programar posts no Instagram?

Ao agendar uma postagem no Instagram é fundamental saber escolher bem qual será a plataforma que fará a programação das publicações.

Para te ajudar nesta tarefa, listamos 5 coisas que deve ser avaliadas antes de se optar ou não por um serviço de agendamento de postagens no Instagram:

1. Definir suas necessidades

Saber o que se espera de uma plataforma para programar posts no Instagram é fundamental, e isso deve estar alinhado com as necessidades.

O seu objetivo é gerar mais interações, organizar e agendar seu conteúdo, economizar tempo?

Após decidir o objetivo, alinhe suas expectativas com o que as ferramentas disponíveis oferecem e escolha a melhor opção.

2. Avalie as funcionalidades da plataforma de agendamento

Com os objetivo definidos é muito mais fácil fazer a avaliação das funcionalidades, pois isso é fundamental ao escolher o software para programar posts no Instagram.

São por meio das funcionalidades que a economia de tempo irão melhorar o fluxo de trabalho e gerar otimização das principais atividades que envolvem o agendamento de posts.

Confira algumas funcionalidades fundamentais para este tipo de plataforma:

  • Fazer upload do arquivo a ser publicado
  • Escolha da data e hora que sua postagem deverá ser publicada;
  • Inserir o texto, além da possibilidade de acrescentar hiperlinks e links diretamente no texto, hashtags e emojis;

3. Reputação e histórico da plataforma

Outro ponto imprescindível ao escolher a plataforma para agendar posts é saber sua reputação e credibilidade dela no mercado digital.

Escolha uma empresa que já tenha uma cartela grande de clientes atendidos e satisfeitos.

Uma boa opção é conversar e pedir recomendações de amigos e profissionais da área de marketing digital.

Veja também o que influenciadores da área de marketing digital e redes sociais estão dizendo sobre as plataformas e quais são usadas por eles. Essa é uma excelente forma de escolher a melhor ferramenta e ter sucesso.  

Qual é a melhor maneira de agendar?

A melhor maneira de realizar seus agendamentos é utilizando uma ferramenta. Com ela, você terá maior facilidade em agendar suas publicações, bem como gerenciar toda a rede social. Esse tipo de recurso oferece, ainda, muitos benefícios, como segmentação de público-alvo, DM e interações automáticas, relatórios dos perfis e possibilidade de esclarecer dúvidas com especialistas.

Uma das melhores plataformas de crescimento no Instagram disponíveis no mercado é o Bume. Com ele, em poucos minutos você tem acesso ao sistema, além de conseguir testar suas funcionalidades sem a necessidade de inserir um cartão de crédito.

Como agendar um post no Instagram pelo Bume?

Utilizando o Bume, ferramenta de gestão do Instagram, é possível agendar um post no Instagram para o dia e horário previstos. A plataforma, que não para de inovar e se atualizar, incluiu esse novo recurso para facilitar o processo de atualização do seu perfil. Essa possibilidade também auxilia na execução do seu planejamento de conteúdo, pois é possível fazer postagens programadas nos dias e horários estratégicos para o seu negócio, sem precisar estar na frente do computador nesses momentos.

O recurso de programar funciona de forma simples no Bume. Veja:

  • o primeiro passo, depois de acessar a aba “Agendar Publicação”, é fazer o upload da imagem ou do vídeo que deseja publicar;
  • o segundo é inserir a legenda e as hashtags de sua postagem;
  • já o terceiro e último passo é escolher a data e o horário em que seu post deve ir ao ar;
  • pronto, depois é só clicar em “Agendar” que o conteúdo será publicado de forma automática no seu perfil do Instagram.

Essa funcionalidade do Bume foi lançada como algo complementar à sua função estratégica e ainda está em versão de teste. Em breve, serão incluídos mais recursos como:

  • acrescentar localização;
  • primeiro comentário;
  • programar posts em conjunto com o Facebook;
  • entre outros.

Não sei se você já sabe, mas bem antes de desenvolver a função de agendar posts no Instagram, o Bume já oferecia vários outros recursos para aprimorar o seu perfil e ajudar você a bombar no Instagram. O seu diferencial, por exemplo, está na gestão do perfiil do Instagram. Tudo por meio da definição de perfis de referência, hashtags, e localização. Sua estrutura permite ainda o envio de mensagens automáticas, relatório de crescimento e muito mais.

Como verificar o agendamento?

Quer verificar se seus agendamentos estão prontos para serem publicados? É simples! Em seu painel, vá em “Agendar publicação” Você verá uma lista de posts agendados, com a imagem, data e horários marcados para que a publicação vá ao ar.

Desistiu de postar ou quer fazer alguma alteração? Também é fácil. Clique em “Detalhes” e modifique como quiser sua legenda. Se quiser excluir o agendamento, clique em “Cancelar Publicação”.

Como otimizar os posts no Instagram?

Depois de falar um pouco mais sobre o Bume, vamos agora a algumas dicas estratégicas de como você pode potencializar a programação de postagens no Instagram e ter resultados melhores em relação ao engajamento e ao alcance de suas publicações. São elas:

  • diversifique os seus conteúdos, evitando repetições;
  • crie posts informativos, que sejam relevantes para a vida de seus seguidores e não divulgue apenas informações comerciais;
  • faça postagens nas datas comemorativas relacionadas ao seu negócio e naquelas que são importantes no calendário nacional;

Quais são os melhores horários para postar no Instagram?

Escolher o melhor horário para programar um post no Instagram pode parecer difícil, mas não é.

Uma coisa é fato, não existem os melhores horários definidos, mas existem formas simples de escolher dias e horários estratégicos para suas publicações.

Eles sempre irão variar de perfil para perfil, pois para tal é necessário entender o comportamento da sua base de fãs na rede social.

Veja a seguir duas formas de se fazer isso:

Usando o Instagram Insights

O Instagram Insights é um ótimo recurso para entender os hábitos do seu público na rede social.

Para ter acesso a essa funcionalidade é necessário que sua conta seja business. Após fazer a mudança você terá acesso a informações preciosas sobre o seus fãs, como:

  • o alcance das suas publicações;
  • o nível de engajamento do público;
  • características da audiência como idade, localização;
  • e o principal, os horários em que sua audiência interage mais na rede social.

Fazendo seus próprios testes

Nada melhor do que descobrir os melhores horários fazendo seus próprios testes com sua audiência no Instagram. Faça publicações em horários diferentes e  comece a documentar os horários das publicações.

Os testes são fundamentais para ajudar a entender os dias e horários que performam melhor para seu público.  O ideal é criar um documento que contenha dados como:

  • dia da semana;
  • horário;
  • número de curtidas;
  • número de comentários;
  • e alcance da publicação.

Dessa forma será possível avaliar os horários em que existem mais interação.

Esperamos que essas dicas e a nova funcionalidade do Bume ajudem você a fazer um bom trabalho na rede social que mais cresce no mundo. Agora que você sabe como agendar post no Instagram, está na hora de começar a colocar esse novo conhecimento em prática. Faça seu cadastro na ferramenta, teste e planeje seu calendário de publicações. Seu público e sua empresa só têm a ganhar!

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