Alcance orgânico no Facebook, ainda é possível?

Muitas agências de marketing e profissionais do meio digital assumem hoje uma postura favorável ao Facebook, em termos financeiros. O discurso em voga é o seguinte: quem não paga não aparece. Estaríamos vivendo o derradeiro fim do alcance orgânico no Facebook? O Facebook Ads é a nossa salvação e nada poderá evitá-lo?

Calma! Não é bem assim. Primeiro vamos entender um pouco o que gerou a queda do alcance orgânico e com esse entendimento vamos ver o que podemos melhorar para aproveitar ao máximo esse recurso, que sim, ainda existe.

O Facebook tem em suas mãos o trunfo de uma audiência que ultrapassa bilhões de usuários. É inevitável que a disputa por atenção, principalmente, por parte das empresas, seja feroz nesse cenário. E a saída para esse dilema foi fazer uma espécie de peneira do conteúdo.

Você acha que vê posts em tempo real no Facebook? Ledo engano! A timeline passa por filtros complexos, baseados em algoritmos, que determinam o que e quando um conteúdo deve aparecer para determinada pessoa. Tudo tendo em base seus registros de padrões de comportamento, interação, páginas curtidas, etc.

Continue lendo este artigo para entender como ganhar curtidas no Facebook de forma orgânica.

 

A justificativa está nos números

O próprio Facebook se pegou encurralado com a queda do alcance orgânico e resolveu se pronunciar. A justificativa está nos números, porque a alta quantidade de informação que é preciso ser filtrada, realmente impressiona. Com a palavra Brian Boland (líder do time de marketing de produtos para anúncios do Facebook):

Agora há muito mais conteúdo sendo produzido do que tempo para consumi-lo. Em média, existem 1.500 histórias que poderiam aparecer no seu Feed de notícias a cada vez que você se conecta ao Facebook. Para pessoas com muitos amigos ou que curtem muitas Páginas, pode haver até 15.000 histórias em potencial em cada acesso à plataforma.

O número total de curtidas de páginas de pessoa cresceu mais de 50% no último ano. Com cada nova curtida, a competição no Feed de notícias aumenta ainda mais.

A segunda razão está ligada ao seu funcionamento. Em vez de mostrar tudo o que é publicado, o Feed de notícias é desenhado para mostrar o conteúdo mais relevante para cada pessoa. Das 1.500 histórias que podem ser vistas a cada acesso ao Facebook, o Feed de notícias mostra aproximadamente 300. Para escolher quais histórias aparecerão, o Feed de notícias as classifica (da mais relevante para a menos relevante) levando em conta diversos fatores relativos à cada pessoa”.

As explicações de Brian Boland confirmam a nossa tese da queda do alcance orgânico. Porém, deixa claro que ele não foi extinto. Se tornando apenas mais disputado e criterioso nos últimos anos, segundo decisões internas do Facebook.

 

Dicas práticas para aumentar o alcance orgânico no Facebook

Com toda essa explicação já deu para se convencer de que o Facebook teve seus motivos para tornar o alcance orgânico cada vez mais limitado nos últimos anos. Sabemos que se trata de um caminho sem volta. Mas, nem tudo está perdido!

O grande lance agora é trabalhar à favor dos algoritmos e fazer o possível para que seu post se torne o mais amigável possível diante dos critérios do Facebook. Com sua ajuda, as chances de um post se tornar selecionável pelo feed de notícias podem aumentar significantemente.

Confira algumas dicas simples e práticas para otimizar seu alcance orgânico, agora mesmo:

 

  1. Conteúdo diverso: eu sei que você quer vender seu produto ou serviço, mas é preciso maneirar nos conteúdos promocionais. Invista em conhecimento, o Facebook gosta de posts educativos, que gerem relevância diante do seu público alvo.
  2. Faça perguntas: a interação é a chave das redes sociais, estimular uma conversa com perguntas, enquetes e demais posts que pedem pela participação das pessoas é algo muito positivo para gerar posicionamento.
  3. Use links diretos: uma pesquisa divulgada recentemente pelo portal Neil Patel revelou que posts com links diretos têm 82% a mais de taxa de clique no Facebook, comparado a fotos ou vídeos, mesmo aqueles com links na descrição.
  4. Planeje seu conteúdo: é preciso ter constância e planejamento. Mais do que a quantidade de posts e a variação de conteúdo.Uma boa dica é se atentar aos melhores horários, seguindo as próprias informações que o Facebook fornece sobre o comportamento do seu público. Leia os relatórios e melhore a cada semana.
  5. Marque presença: o sucesso de qualquer estratégia para ter um público engajado e com alcance orgânico satisfatório no facebook vai depender muito do seu monitoramento. É preciso estar lá o mais rápido possível para responder comentários, mensagens, agradecer avaliações e dar estímulos para que seu público interaja ainda mais. É isso que vai fazer com que eles voltem sempre e o que é ainda melhor: compartilhem sua página, o jeito mais infalível de potencializar o alcance orgânico que existe: compartilhamento!

 

Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar a melhorar seu alcance. Mas, para uma estratégia de marketing para Facebook eficaz, você vai precisar também do Facebook Ads e de um bom trabalho no planejamento, execução e monitoramento de suas ações. Fique de olho no blog para aprender mais sobre o assunto e entre em contato se precisar tirar alguma dúvida.

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