Foi-se o tempo em que a tomada de decisões em uma empresa era feita somente com base no feeling do empresário, atualmente, quem não basear as suas ações em uma análise de dados sólida está fadado a perder dinheiro.

Milhares de dados são gerados a cada minuto e cabe ao empresário identificar quais deles são relevantes, capturá-los, cruzá-los e, a partir daí, realizar uma análise minuciosa para identificar tendências, possíveis problemas internos e oportunidades de mercado.

Neste post, falaremos um pouco sobre a análise de dados, suas vantagens e como aplicá-la na tomada de decisões de sua empresa.

Qual o papel da análise de dados e suas vantagens?

A análise de dados é essencial para qualquer área da empresa, afinal, por meio dela é possível tomar decisões com segurança, melhorar processos e ter mais segurança ao realizar um investimento, seja em equipamentos, estrutura ou ações de marketing.

Para realizar essa análise de maneira correta, é preciso fazer as perguntas certas, afinal, é preciso ter um objetivo antes de procurar caminhos para alcançá-lo. Após a definição e a coleta de dados, é preciso compará-los e identificar padrões.

No caso do Data Marketing (utilização de dados em marketing) esses padrões indicarão, por exemplo, quais as principais reclamações de seus clientes, seus hábitos de consumo e produtos com maior saída.

Confira as principais vantagens que sua empresa pode obter ao investir em análise de dados:

  • maior segurança nos investimentos;
  • possibilidade de antever tendências e se preparar para elas;
  • estar à frente de seus concorrentes;
  • criar uma diferenciação de mercado;
  • identificar problemas com antecedência e;
  • aumentar os resultados da empresa.

A origem dos dados

O ponto chave de uma análise de dados bem-feita é a seleção da origem dos dados utilizados nela. Busque sempre por fontes confiáveis e mantenha seus sistemas sempre atualizados, afinal, dados antigos podem ser ineficientes e não retratar o momento atual da empresa de maneira fidedigna.

Como esta análise auxilia a tomada de decisões?

Seria ótimo poder investir e ter a certeza de um retorno, não é mesmo? Então, por meio de uma análise de dados é possível ter mais segurança em relação aos investimentos realizados e conhecer a fundo o perfil de seus clientes.

Essa análise auxilia, ainda, na prevenção da perda de recursos com ações e processos desnecessários ou que não estão trazendo lucros para a empresa.

Como tomar decisões baseadas no Data Marketing?

Para adotar a análise de dados em sua empresa é preciso incuti-la em sua cultura e implantar uma gestão baseada em dados. Confira algumas dicas para executar essa análise abaixo.

Utilize ferramentas de BI

Sim, é preciso investir em uma ferramenta de Inteligência de Mercado (Business Intelligence ou BI). Por meio dela é possível organizar os dados de maneira lógica, cruzá-los e gerar relatórios e gráficos precisos.

Verifique os dados existentes

Você já sabe de onde vai extrair os dados para a sua ferramenta de BI? Eles poderão ser extraídos dos seguintes canais:

  • redes sociais: alcance orgânico, alcance pago, curtidas e compartilhamentos;
  • ferramentas de automação de marketing: taxa de abertura de e-mails e taxa de cliques;
  • CRM: dados demográficos e etapa da jornada de compra;
  • pesquisas de mercado: tendências de consumo, situação econômica e ações de concorrentes;
  • sistemas ERP: fluxo de caixa, valor de ativos, métricas de processos e;
  • diversos outros.

O fundamental é lembrar que esses dados deverão ser de qualidade e as fontes devem ser atualizadas com frequência.

Extraia feedbacks úteis

Em sua ferramenta de BI, busque extrair informações úteis e que, de fato, tragam alguma informação que beneficiará a empresa. Curtidas no Facebook e menções no Twitter, por si só, não são relevantes, então tenha cuidado com as métricas de vaidade!

Transforme dados em ação

De nada adianta ter uma porção de dados disponíveis, se você não faz nada com eles. Analise os dados coletados e, a partir deles, trace um plano de ações e campanhas para a sua empresa. Ignorar essas informações é a mesma coisa que ter uma Ferrari e andar a pé em uma pista de corrida.

Ficou interessado em como a análise de dados pode auxiliar a sua empresa a crescer? Entre em contato com a gente e tire as suas dúvidas!

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