Aprenda como criar um canal no telegram em 6 passos

O Telegram é o mensageiro que veio para ficar! Além de apresentar diversas ferramentas novas para os usuários, ele conta com duas modalidades altamente úteis para quem deseja publicar conteúdo de valor, divulgar e vender produtos, enfim, uma ferramenta ideal para o marketing. E elas são os grupos e os canais.

Mas afinal: QUAL A DIFERENÇA ENTRE GRUPO E CANAL?

Os grupos, apesar de comportarem até 200 mil membros, são utilizados para situações de maior interação. Caso o seu objetivo seja se comunicar com os participantes, saber suas ideias, pensamentos, opiniões e se você deseja interagir com eles, então a melhor opção é, sem dúvidas, o grupo! Os grupos também são úteis para equipes de trabalho, por exemplo.

Já os canais contam com número ilimitado de inscritos, logo, é para um grupo que não vai interagir, funciona como um monólogo. As mensagens publicadas não incluem as credenciais do usuário, mas sim o nome e a foto do canal, e só podem ser enviadas pelos administradores, que podem ser em até 50 pessoas. Ele computa quantas pessoas visualizaram e quantas compartilharam.

No canal, os administradores podem enviar fotos, vídeos e mensagens de voz. Há também um botão de comentário nos posts, apenas para quem tem um grupo de conversa vinculado. Podem ser ativados até 20 bots, é possível criar até 10 canais públicos por conta e o conteúdo publicado pode ser editado em até 2 dias após a publicação.

Já que criar seu canal? Então fica tranquilo que eu vou te dar o passo a passo!

Como criar um canal no Telegram?

1) Clique para iniciar uma conversa.

 Aparecerão 3 opções:

  • Novo Grupo
  • Novo Canal
  • Nova Conversa

2) Clique em “novo canal”

Assim, o próprio Telegram mostrará sobre as ferramentas em um mini tutorial de como criar um canal no Telegram.

3) Dar um nome para o Canal

O nome deve ser curto e chamativo, resumindo adequadamente o objetivo do seu canal.

4) Adicionar uma descrição e uma imagem de perfil

Este passo é opcional, mas recomendável. Você pode colocar uma descrição mais explicativa para que os novos espectadores entendam qual é o tema central, falar um pouco sobre você, seus objetivos, o que você oferece e como oferece. O momento que a pessoa entra no seu canal é importante para a decisão da pessoa de continuar ou não.

É possível também colocar uma imagem. Todos os recursos são enriquecedores para o seu canal, então também recomendo que coloque alguma imagem chamativa ou uma boa foto sua, coerente com o objetivo do seu canal.

5) Escolher se será público ou privado

Assim como os grupos Telegram, os canais podem ser públicos ou privados. Os canais públicos podem ser encontrados pelos usuários, apenas escrevendo o nome na busca do Telegram, enquanto os privados não aparecem nessa busca. Essa modalidade é muito utilizada para os criadores de conteúdo, de cursos e especialistas que desejam compartilhar conhecimento

Já nos canais privados, o usuário só consegue entrar por meio de um link, que é também um convite ou se for adicionado diretamente pelo criador.

6) Colocar um link com o nome do canal

Esse link deve ter, pelo menos, 5 caracteres para poder enviá-lo, caso seja um canal privado. O link é gerado e, na próxima página você já pode selecionar as pessoas que irão receber.

O seu canal estará criado! Agora você já sabe como criar um canal no Telegram.

Próximos passos! 

Mas, sabemos que não basta ter um canal, você precisa mantê-lo! Para isso, você precisa se organizar dentro do conteúdo que deseja compartilhar. Você pode, por exemplo, adicionar outros administradores que te ajudem no gerenciamento. Assim, você distribui tarefas e coloca todas as engrenagens em funcionamento. Esses outros administradores podem ter direitos limitados ou ilimitados na participação do canal, dependendo do que você desejar.

Um detalhe importante para se atentar é a escolha para as postagens. As mensagens são recebidas instantaneamente pelos usuários e, dependendo do horário, as notificações podem incomodá-los, diminuindo a adesão ao seu canal. Escolha horários de pico, em que as pessoas normalmente estão em algum momento mais tranquilo do seu dia.

Seja constante e consistente no seu conteúdo! Se mantenha informado no assunto e busque entender o que tem se destacado no seu nicho.

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