alcance orgânico no Instagram é um indicador para saber o quão longe seu conteúdo consegue chegar. Atingir seus seguidores não é o limite: você pode viralizar e impactar até quem ainda não segue a sua empresa.

O engajamento é um termômetro para a eficiência da sua estratégia de marketing digital. Como tal, deve ser cuidadosamente planejado, levando em conta o perfil da sua marca e também do seu público-alvo.

Conheça, a seguir, as 10 melhores maneiras para aumentar seu alcance orgânico no Instagram!

1. Produza conteúdo que gere identificação

Aumentar o alcance no Instagram é uma questão de criar posts que o público queira ver. A melhor forma de garantir isso é conhecendo bem o perfil da sua audiência para produzir algo que gere identificação. Uma maneira eficiente é olhar os seus dados de engajamento passados. Confira quais tipos de publicação costumam atrair mais atenção, invista mais nisso e acompanhe seus novos resultados.

2. Descubra os melhores dias e horários

Os resultados dos seus posts são ótimas fontes de informações relacionadas às tendências da sua audiência. Para aumentar o alcance orgânico no Instagram, você precisa aproveitar esses dados. Uma das suas utilidades é poder determinar os melhores momentos para postar.

Fique de olho em quais datas e horários as suas publicações costumam obter mais engajamento, como quantidade de curtidas e comentários. A partir desses padrões, você pode investir mais nos melhores intervalos de tempo e ter retornos superiores.

3. Utilize hashtags estratégicas

É possível aumentar bastante o desempenho do seu perfil com a escolha das hashtags certas. Afinal, cada post publicado também passa a aparecer em um feed especial com os termos escolhidos. Isso é algo que pode alavancar a sua visibilidade. Para acertar nessa iniciativa, você precisa pesquisar as hashtags mais estratégicas para as suas necessidades, de preferência mais específicas. Por exemplo: se você tem um restaurante vegano, procure colocar hashtags específicas do tema junto à localização, como #comidaveganabelohorizonte. Isso aumenta suas chances de engajamento com o público local. Vale a pena também apostar em sinônimos e demais tipos de variações para melhorar as suas chances de sucesso.

4. Interaja com o seu público

Crie o hábito de checar comentários e directs para que ninguém seja ignorado. Tire dúvidas e não deixe de tratar bem quem manda sugestões e críticas. A partir desses contatos, também podem surgir novas oportunidades de negócios. Afinal, se você ignora os seus seguidores, eles terão poucos motivos para conferir suas publicações e podem até deixar de acompanhar sua marca.

5. Divulgue conteúdo do público

Uma das maneiras mais eficientes de melhorar o engajamento do perfil é colocar a sua produção de conteúdo nas mãos do público. Vale a pena testar o formato de regram dentro da sua estratégia de marketing, que consiste em replicar publicações dos seus seguidores.

Além disso, convide-os a usar alguma hashtag utilizando seus produtos ou serviços. As pessoas gostarão de se ver no seu perfil e o isso vai contribuir para o seu alcance.

6. Deixe seu perfil atraente

Ter um perfil interessante e atraente é um caminho seguro para chamar a atenção do público, pois, em uma rede social tão visual quanto o Instagram, um design bonito, com fotos e cores em harmonia, gera proximidade com as pessoas. Para isso, escolha algumas das seguintes estratégias:

  • definir um tema padrão para o perfil;
  • usar um único enquadramento para todas as fotos que for postar;
  • fazer o mesmo corte em todas as fotos;
  • definir um único filtro a ser usado nas postagens.

Além disso, a biografia funciona como um cartão de visitas, por isso, deve conter as principais informações sobre o que faz. Use esse espaço para explicar brevemente o que as pessoas vão encontrar ali e o motivo pelo qual devem seguir o perfil.

Esse é o único espaço no Instagram que aceita um link clicável, por isso, não deixe de incluir o endereço do seu site ou outro link que desejar.

7. Use o Stories para aumentar o alcance orgânico no Instagram

Embora o vídeo nos Stories tenha apenas 15 segundos, esse tempo pode ser usado estrategicamente para prender o público e fazer com que continue assistindo. Uma boa estratégia para Stories é mostrar vídeos dos bastidores. As pessoas gostam de ver o making off de um trabalho, as rotinas diárias da empresa ou o processo para a execução de algum serviço.

É importante não exagerar para não ser cansativo. As funcionalidades incluem enquetes, gifs e ícones que devem ser usados para interagir com os usuários e receber informações sobre qual conteúdo buscam em seu perfil.

8. Dê recompensas

Oferecer recompensas é algo que funciona muito bem para aumentar o engajamento e apresentar sua marca para mais pessoas, por isso, envolva seus seguidores em campanhas e concursos atrativos. Escolha brindes, serviços, produtos ou conteúdos exclusivos. Depois, desenvolva regras simples para participação. É essencial pedir que os participantes indiquem nos comentários amigos para concorrer ao prêmio.

Uma estratégia bem-sucedida é pedir que o seu post seja repostado no perfil daqueles que desejam ganhar o concurso, pois isso aumenta a possibilidade de alcance dentro do aplicativo.

9. Faça lives

Mais uma vez, o poder dos vídeos entra em cena para aumentar o alcance orgânico no Instagram. As lives têm o poder de gerar a curiosidade e fazer com que a pessoa clique para assistir ao que está acontecendo naquele momento. O formato pode ter hora e dia marcados. Nesse caso, avise aos seguidores com antecedência e peça que façam perguntas sobre o tema proposto. Isso vai contribuir para o engajamento, mesmo antes de acontecer a transmissão ao vivo.

É importante estar preparado. Para isso, estude o conteúdo, faça um roteiro, prepare o ambiente, a iluminação, o áudio, a qualidade do vídeo e seja educado e simpático com o público.

10. Crie um CTA (call to action)

O call to action, ou a chamada para ação, é uma ferramenta poderosa para convidar o público a interagir com sua marca. Por isso, utilize-o em seus posts e vídeos com frequência. Um CTA bem-feito deve ser convincente ao ponto de levar os seguidores a realizarem exatamente a ação para a qual são direcionados, pois isso vai gerar maior número de interação e aumentar o engajamento.

Agora, você já conta com um planejamento eficiente para aumentar o alcance orgânico no Instagram da sua marca. Lembre-se que a principal aliada para alcançar mais público é a qualidade do seu conteúdo. Estude bem o perfil da audiência que a sua empresa pretende impactar e faça experimentos com múltiplas abordagens até chegar àquela que traz os melhores resultados.

É válido ressaltar que, depois de seguir todas as dicas, é essencial mensurar seus resultados, por isso, não deixe de acompanhar as estatísticas para medir a evolução do seu alcance orgânico no Instagram.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de conferir nosso post para conhecer 4 métricas de relatório no Instagram que você deve acompanhar!

 

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