O século XXI não perdoa nenhuma empresa, quando o assunto é a necessidade de acompanhar as novas tecnologias. Em todos os âmbitos da nossa vida é possível perceber uma “ficção científica” se aproximando. As máquinas evoluem na mesma medida que os anos passam. E as ferramentas digitais não escapam desse contexto. Você deve estar pensando que estamos indo longe demais, se tratando de um texto para um blog de marketing nas redes sociais. Mas, essa realidade está bem mais próxima do que parece. Um exemplo é a  automação no Instagram.

automação no Instagram - black mirrorTecnologia gera conforto, soluções para problemas antes difíceis ou até impossíveis de serem resolvidos no mundo “analógico”. Com isso, mesmo que muitas vezes passam despercebidos, nossa atividade cotidiana acontece o tempo todo amparada pela atividade de robôs. Celulares que conversam e reconhecem sua voz, leitores de digitais para liberar entradas, pequenos discos que aspiram e limpam sua casa sozinhos.

Olhe ao seu redor. Agora que enxergou a dominação das máquinas, vamos entrar dentro do mundo digital para saber como isso explica a necessidade de aprender sobre a automação no Instagram.

Nesse local, onde tudo se resume a zeros e uns, é fato conhecido a existência de inúmeras ferramentas que automatizam atividades virtuais. Nos jogos e redes sociais, por exemplo, há o pretexto do uso do universo online como meio de interação com outras pessoas, com uma enorme facilidade de comunicação sem fronteiras. Porém, essa interação é filtrada por diversas ações programadas, definidas em algoritmos calculados por uma inteligência artificial. Sim, estamos na era dos computadores e automatizar não é mais opção e sim obrigação, se tratando de perfis empresariais.

O que é automação no Instagram

Seguindo a lógica do pensamento acima, vamos colocar a automação no Instagram como uma ação de resposta da sua estratégia de marketing digital frente ao mundo tecnológico em que vivemos. É simplesmente jogar o jogo com as cartas disponíveis. Vamos fazer o uso da automação no Instagram para que nossos perfis comerciais alcancem mais pessoas de acordo com a sua segmentação.

A automação no Instagram é a saída para o sucesso de qualquer campanha de busca de seguidores engajados. Ela acaba com aquele trabalho manual de buscar seguidores, perfis relacionados, interações, envio de mensagens de boas vindas e tudo mais em busca dos resultados finais que deseja. Seja para reconhecimento de marca, venda direta, apresentação de serviço ou divulgação de evento, o alcance das suas ações no Instagram com o uso da automação são, no mínimo, duas vezes maiores do que usando a rede social apenas de forma manual.

Ok, mas como eu posso deixar de fazer esse processo manual e torná-lo automatizado? Calma, ainda vamos explicar melhor como fazer isso. Você vai precisar de uma ferramenta fora do Instagram que vai agir como o seu robô em meio a este território virtual.

automação no InstagramQuando automatizar

Sim, acreditamos que existe a hora certa de iniciar seu processo de automação no Instagram. Pois, o fator humano é muito importante. Então ao começar a colocar em prática uma estratégia de conteúdo, com cronograma de postagens no Instagram, eu sugiro que faça isso manualmente até alcançar os primeiros 300 seguidores, com um mínimo de 5 postagens. Essa base orgânica vai ajudar muito e quando chegar nessa média você vai perceber que está na hora de partir para ações automáticas.

A melhor ferramenta de automação no Instagram

Como explicado anteriormente, vai ser necessário o uso de uma ferramenta, que vai promover a automação no Instagram. Por isso indicamos o Bume, como o sistema mais completo para essa finalidade. É possível fazer um teste gratuito de 5 dias, que já será suficiente para você sentir um gostinho da automação. Ele permite:

  • seguir;
  • curtir posts relacionadas ao seu negócio;
  • enviar mensagens diretas;
  • agendar de publicação;
  • e muito mais.

Um dos grandes benefícios de utilizar o Bume está exatamente na questão do engajamento. Geralmente essa questão é encarada como um grande desafio na corrida por números expressivos de seguidores nos perfis comerciais. E ao começar a automação no Instagram seu retorno também vai acontecer de forma exponencial.

Alguns números recentes divulgados pelo Bume, mostram que a ferramenta realiza entre 750 a 900 interações por dia. Partindo dessas interações é possível tirar uma média de retorno que permite conquistar entre 1500 e 5000 seguidores por mês.

Como fazer a automação no Instagram

Persona

A partir da definição da ferramenta de trabalho, vamos voltar alguns passos para iniciar a automação de maneira correta. Primeiro você deve ter um desenho bem claro de qual é a sua persona. Todas as ações que vocês precisa tornar automáticas, serão baseadas nessa definição.

Ou seja, saiba muito bem qual tipo de perfil realmente te interessa para ter como seu seguidor. Estamos falando em priorizar a qualidade sobre a quantidade. Afinal, de que adianta uma loja de doces no centro de São Paulo ter um perfil no Instagram cheio de seguidores coreanos?

Automatizar não é mais opção e sim obrigação

Configurações dentro do Bume

Com o perfil da sua persona em mãos você vai entrar no Bume e definir as primeiras métricas que ele vai definições sobre quem seguir e interagir. Você deve estabelecer: localização, gênero, hashtags, interesses e perfis comuns ao seu negócio, como referências para buscar novos seguidores. É preciso ser bem criterioso nessa etapa para garantir que os seus novos seguidores serão clientes e potencial!

Para conseguir uma automação eficaz no Instagram você precisa se atentar a alguns pontos chave. O primeiro deles é automação das curtidas. No Bume você pode deixar configurado essa ação para que ele curta posts com determinada hashtags e demais referências ligadas à área de atuação da sua empresa.

Outra automação no Instagram que tomou conta do mercado é a DM automática. A era dos robôs se faz presente em diversos mecanismos de inteligência artificial. Eles são capazes de trocar mensagens com humanos antes de precisar acionar uma pessoa para entrar na conversa. E essa lógica está presente na opção que o Bume dá de enviar uma mensagem automática de boas vindas. Visando a busca pelo engajamento, é ótimo ter o início de uma possível conversa e interação direta com seu público. Tudo de forma automatizada.

Dentro da ferramenta você vai encontrar outras formar de automação como deixar de seguir e filtros de gênero. Além da funcionalidade que é uma ajuda e tanto para quem trabalha com Instagram: o agendamento de posts.

Espero que a sua jornada no mundo dos robôs seja tão bem sucedida quanto a de milhares de usuários de ferramentas de automação no Instagram em todo o mundo! Que tal inciá-la agora? Inicie agora o seu teste grátis no Bume.

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