A sexta-feira de promoções especiais, criada nos Estados Unidos, já caiu no gosto nacional. Oito em cada dez brasileiros que consomem pela internet já compraram produtos durante uma Black Friday. Essa data é considerada por muitos lojistas o melhor dia de vendas do ano, abrindo caminho para o Natal. Por esses motivos, se você tem um negócio que utiliza o marketing digital, é importante participar da Black Friday.  Confira aqui algumas dicas de como fazer uma promoção no Instagram, perfeita para a ocasião.

Como se trata de um dia de descontos no mundo inteiro, a competitividade frente a sua promoção será alta. A timeline das pessoas vai estar repleta de posts anunciando produtos e seus descontos. Você precisa estar presente também, mas que tal começar agora? A antecedência joga a seu favor. Para isso valem algumas mudanças no seu perfil do Instagram:

BIO – Aproveite o espaço da Bio para mostrar que você já está se preparando para a Black Friday. Vale trocar a imagem do perfil por uma arte personalizada e também construir um texto que já anuncie sua participação. Deixe claro que vem aí uma promoção no Instagram imperdível.

CRIE EXPECTATIVA – Faça um cronograma de posts que preparam o terreno para o grande dia. Crie um suspense, pergunte a opinião do seu público sobre o que gostariam de ver em desconto na Black Friday. Tente postar pelo menos quatro conteúdos especiais, sendo que o último já entrega o produto e o valor promocional. Assim na hora que começar a Black Friday, muitos já vão estar contando os minutos para comprar na sua loja. (nos posts, lembre-se da força dos vídeos, aproveite esse recurso ao máximo, ele apresenta o melhor ROI, em comparação à fotos, infográficos, etc)

OUSE – Sua promoção no Instagram para a Black Friday precisa acompanhar o conceito da data. Criada há décadas e sempre realizada na última sexta-feira do mês de novembro. A proposta do dia é oferecer descontos agressivos. Aqueles 10% do seu dia a dia não cabem nesse contexto. É preciso entregar realmente uma oportunidade imperdível para captar o cliente com a sua promoção.

STORIES – Use e abuse dos Stories para contribuir com as chamadas para a Black Friday. Principalmente, no que diz respeito à opção de link disponível dentro desse recurso no Instagram.

 

Planejando uma promoção no Instagram para a Black Friday

Os itens citados anteriormente passam, é claro, por um bom planejamento. Além de definir o produto, a identidade visual e fazer seu cronograma de postagens, é preciso analisar os dados. Trace uma estimativa de vendas para ajudar a preparar seu estoque, a logística e o suporte. Não seja pego desprevenido.

O Instagram está sendo utilizado aqui como base para a divulgação, mas é interessante pensá-lo como ferramenta de captura. É essencial, se tratando de E-Commerce, que a promoção no Instagram leve o usuário para um link externo onde ele vai realizar a compra.

Apesar de estarmos tratando de um assunto diretamente comercial é preciso entender as Redes Sociais como recurso de relacionamento com o cliente. Essa construção é mais importante do que a venda em si. Por isso, pense sua estratégia para a Black Friday como um momento importante para promover um entendimento maior do comportamento do seu público. Essas informações vão enriquecer sua futura promoção no Instagram. E tenho certeza de que, a cada Black Friday, sua promoção via ficar mais chamativa e consequentemente com melhor resultados. Boas vendas!

 

Tags: ,,,,,

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário


Bume