A criação de conteúdo da sua marca precisa ser organizada para que consiga trazer os benefícios esperados por você. Isso significa ter um planejamento robusto das pautas que serão desenvolvidas, o timing da publicação delas e contar com meios para documentar tudo isso. A solução está em um calendário editorial.

Trata-se de um controle de todo o conteúdo que será desenvolvido pela sua marca, devidamente inserido em suas respectivas datas e horários. Ao oferecer a você a possibilidade de planejar com antecedência, torna possível aproveitar mais oportunidades de engajamento no futuro.

Além disso, o calendário editorial serve como um registro de fácil consulta a respeito de todas as suas iniciativas de conteúdo do passado e do futuro. Tal documentação é essencial para qualquer marca que tenha uma estratégia séria de publicação.

Por que usar um calendário editorial em sua empresa?

Muitos dos problemas enfrentados por quem trabalha com criação gira em torno de dificuldades em acessar informações e antecipar suas ações. Para aproveitar tudo o que o marketing de conteúdo oferece, é necessário contar com a estrutura certa para controlar seu trabalho.

Esse é o papel do calendário editorial, que pode trazer uma série de vantagens para a sua empresa. Para começar, ele permite que você consiga se planejar para o futuro, detectando oportunidades e garantindo a ideia e a execução de conteúdo para as datas corretas.

Além disso, o calendário editorial oferece fácil acesso a essas informações a qualquer pessoa da sua equipe. É bastante negativo quando cada um tem o seu método particular de organização (ou nenhum). Utilizar o calendário editorial de maneira colaborativa é uma forma de maximizar os benefícios trazidos por esse sistema.

O calendário editorial possibilita prever o tipo de conteúdo, frequência, horários, abordagem e facilita a mensuração dos seus resultados.

Antecipar datas comemorativas

No caso específico para quem quem aposta nas redes sociais, o calendário editorial também possibilita antecipar datas comemorativas. 

Se você busca engajamento com o público, lembrar e parabenizar seus seguidores em dias específicos é muito importante. E com um calendário editorial bem organizado, a criação de conteúdo para essas datas entra na rotina. Dessa forma, situações como esquecimento de uma data ou fazer uma peça gráfica de última hora serão coisa do passado.

Como criar um calendário editorial para a sua marca?

O objetivo do calendário editorial é otimizar os seus processos de planejamento e criação de conteúdo. Portanto, deve se adaptar às necessidades e particularidades da sua empresa. Leve em consideração os canais em que ela atua, o tipo de material produzido, os temas das publicações, entre outros.

Um dos pontos mais importantes ao trabalhar com um calendário editorial é torná-lo facilmente acessível para a sua equipe. Afinal, o real valor dele está em facilitar a colaboração do time ao ter as informações de conteúdo acessíveis em um único lugar.

A estrutura do seu calendário editorial não precisa ser imutável. Conforme você o utiliza, pode realizar pequenas mudanças para deixá-lo ainda melhor e se adaptar às necessidades da sua marca. O objetivo deve sempre ser o de facilitar o trabalho de criação.

Para economizar tempo, você pode aproveitar um modelo pronto de calendário editorial e começar a trabalhar com ele desde já.

Tudo pronto para começar?

Agora que você já sabe dos benefícios de usar um calendário editorial e conhece os passos para criar o seu, está na hora de implementar essa solução em sua empresa. Você logo conseguirá perceber o valor desse recurso, que proporcionará um impacto direto na qualidade das suas entregas e na produtividade da equipe envolvida com a criação. Comece o quanto antes!

Agora que você já está com o conteúdo organizado, está na hora de garantir que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo criado. Você sabia que existem ferramentas para aumentar o número de seguidores no Instagram? Veja como escolher a melhor opção para você. 

Calendário editorial

Tags: ,

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário


Bume