Ao longo do tempo, ferramentas vão sendo criadas para agilizar o processo de relacionamento com os clientes. Um exemplo são os chatbots no Instagram. Se você não sabe o que é um chatbot, não se preocupe: chatbots são essencialmente um recurso que softwares oferecem para você automatizar sua comunicação e relação com seus contatos. Não menospreze os poderes do atendimento automático, eles são incríveis!

Mas se a comunicação não estiver ajustada com os valores do negócio e os objetivos, simplesmente nada vai funcionar e os resultados vão ser frustrantes. Entender o seu público e ter uma comunicação afiada demanda estudo e trabalho. A gente te mostra nesse post como funciona o chatbot no Instagram e dicas de como usá-lo para aumentar as suas vendas.

Como funciona o chatbot

Os chatbots são programados, ou seja, toda a comunicação feita através deles é pensada nos caminhos que os seguidores vão tomando. A partir das respostas, é possível direcionar a comunicação até o ponto de venda.

A sua implementação se dá por meio dos softwares de automatização, que permitem criar algumas regras de comportamento e direcionar o bot com perguntas e respostas pré-configuradas. Há também opções mais avançadas que atuam com inteligência artificial.

Pelas mensagens diretas ainda não é possível utilizar chatbots para automatizar o atendimento, mas é possível divulgá-lo em seu Instagram para direcionar seus seguidores e fazer com que eles interajam com a sua empresa pelo Messenger.

Por isso, a seguir, vamos apresentar o melhor recurso para incentivar o uso do chatbot no Instagram e mostrar formas de usá-lo.

Como usar o chatbot no Instagram

Pelos comentários

Alguns softwares oferecem a possibilidade de responder os comentários nas suas publicações no Instagram com chatbots. Funciona assim: alguém comenta uma publicação da sua empresa no Instagram, e automaticamente o chatbot envia uma mensagem no Messenger da pessoa, continuando a conversa e oferecendo uma oferta — normalmente um link para mais conteúdo ou para um serviço.

Também é possível integrar de outra forma. Há uma ferramenta em que você programa um chatbot para responder todos os comentários com uma mensagem e um link que levem para uma conversa no Messenger com um chatbot mais avançado, que ofereça mais opções. Ou seja, o objetivo é converter esse comentário em uma conversa mais próxima, que leve a uma boa experiência.

Usando sua bio no Instagram

Como os chatbots do Messenger têm um endereço, um link único, e outra forma de converter e direcionar mais usuários até o seu chatbot no Messenger, é publicando esse link na sua biografia do Instagram. Por exemplo: “Saiba como funciona: m.me/<nome-da-página>  ”

Assim, sempre que alguém entrar na sua página, vai ver o link em primeira mão, aumentando o número de contatos com o chatbot, gerando mais relacionamentos.

É importante lembrar de usar o link da sua página do Facebook, e não o seu perfil pessoal.

Linkando nos anúncios

Nos anúncios pagos no Instagram ou Facebook, é possível deixar visível o botão de enviar mensagem. Assim, quando um usuário se interessar pelo seu anúncio e clicar no botão, ele vai começar a interagir com o seu chatbot no Messenger de forma automática.

Por que usar chatbot no Instagram

Os chatbots aumentam a presença da sua empresa no Instagram, demonstram profissionalismo e fortalecem os laços com o público. Seja seguindo novas pessoas, curtindo e comentando publicações ou respondendo dúvidas dos seguidores, eles são um trunfo para o seu negócio.

Essa ferramenta é capaz de otimizar sua presença nas redes sociais com as seguintes medidas:

No meio digital, onde a concorrência é acirrada e o cliente busca o melhor, ter vantagens competitivas é de suma importância. Logo, usar de recursos como um chatbot no Instagram pode fazer muita diferença, uma vez que se trata de um software que permite automatizar o relacionamento com seus contatos sem perder a possibilidade de personalização.

O processo de encontrar a personalidade correta para seu chatbot, ainda pede uma dose de atenção, já que ele será a imagem da sua empresa na relação com os clientes. Vale ressaltar que a implementação se torna muito mais fácil com auxílio profissional.

Por isso, convidamos você a entrar em contato conosco e dar esse salto na sua presença digital, e consequentemente nos seus negócios!