Clubhouse: A rede social por voz que se tornou febre

Você é daquele tipo de pessoa que prefere conversar via mensagem de voz? Então com certeza você vai gostar do Clubhouse.

Essa nova rede social é uma versão melhorada do antigo app Viber que permite as pessoas se conectarem por meio de áudios gravados pelos seus usuários. 

Quer entender todos os detalhes dessa ferramenta? Então siga a leitura e veja como fazer parte da sensação do momento. 

O que é o Clubhouse?

É uma rede social que conecta pessoas através de salas onde o único método de comunicação é via voz e ao vivo.

Por meio deste tipo de comunicação é possível que o conteúdo seja compartilhado com muito mais rapidez e facilidade.

O aplicativo foi lançado em abril do ano passado na Califórnia, Estados Unidos.

No entanto, ele só ficou conhecido depois que Elon Musk, CEO da Tesla Motors e SpaceX, divulgou que estava utilizando a rede social. 

Desde então o aplicativo teve um crescimento absurdo no número de downloads.

Print da tela inicial do site clubhouse

Como funciona a rede social Clubhouse?

Depois que você possui um cadastro ativo na plataforma, deverá escolher uma sala na qual deseja participar da discussão. 

Existem 3 tipos de salas: 

  • abertas; 
  • fechadas apenas para sua rede; 
  • privada. 

As salas são criadas para discutir um determinado assunto, ou seja, se você quer entender mais sobre vendas online, deve entrar numa sala que tem esse título ou objetivo e interagir com o pessoal. 

Ao participar desses grupos de discussões, você pode assumir o cargo de moderador, speakers ou ouvinte

Os ouvintes simplesmente ouvem as conversas e, quando os moderadores permitem, essas pessoas podem apertar um botão “levantar mão” para se tornarem speakers (pessoas com a oportunidade de falar). 

Ao se tornar um speaker, você pode optar por abrir o seu microfone e conversar com outros speakers da sala.

Como eu encontro salas no Clubhouse? 

No momento em que você criar sua conta na rede social Clubhouse, você deverá sinalizar seus assuntos de interesse

Depois do cadastro concluído, deverá aparecer algumas salas abertas com assuntos relacionados ao que você marcou anteriormente. 

Para entrar nelas, é necessário clicar em qualquer uma das salas e entrar como ouvinte. 

Alguns grupos ficam marcados com data e hora para começar e esses vão aparecer na parte de cima do app. 

Se for do seu interesse, você pode selecionar essa sala que acontecerá no futuro e adicionar o evento à sua agenda do Google ou da Apple.

Quer encontrar uma pessoa ou sala específica? O aplicativo disponibiliza um atalho no formato de lupa onde você poderá buscar aquilo que precisa. 

Quando a pessoa que você segue estiver participando em uma nova sala, uma notificação será enviada para o seu aplicativo.

Como entrar no Clubhouse?

Até a data em que esse artigo foi escrito, a única forma de entrar na rede social é por meio de um convite que alguém que já tem acesso à rede deve enviar.

Durante o cadastro você deve adicionar uma foto de perfil e breve descrição que servirá como uma biografia. 

Também existe a possibilidade de adicionar links para o seu perfil em outras redes sociais como Instagram e Twitter. 

No fim do cadastro você deve selecionar os assuntos que são do seu interesse. 

Clubhouse app

A rede social está disponível apenas para os usuários de dispositivos que usam o sistema iOS ou iPAS OS. 

Sua aparência é bem bonita e atraente. A página de perfil dos usuários é muito parecida com a do Instagram. 

Nela você consegue ver: 

  • A foto de perfil 
  • Nome do usuário
  • Nome de usuário (o @)
  • Quantidade de seguidores
  • Quantidade de pessoas que aquele usuário está seguindo
  • Descrição em texto
  • Links de outras redes sociais
  • Salas publicas que essa pessoa está participando. 
Print da tela de perfil do Eduardo Tornos no Clubhouse
Foto: eduardotornos.com

Clubhouse convite

Para fazer parte dessa rede social dedicada a conversas por voz você precisa ser convidado por um usuário que já faz parte dessa rede. 

O convite acontece de maneira parecida a outros aplicativos que utilizam esse sistema. 

A pessoa que está no aplicativo adiciona o email do convidado no campo indicado do aplicativo e pronto, logo a pessoa convidada receberá um link para criar o seu cadastro. 

Clubhouse Android

O aplicativo ainda não possui uma versão para usuários de dispositivos que utilizam o sistema android. 

Por isso, se você quiser fazer parte desta comunidade, deverá ter um aparelho da Apple ou outro dispositivo que utilize o sistema operacional iOS. 

De maneira geral, espera-se que a versão para Android chegue logo pois um dos fundadores do Clubhouse Social Media é um ex-funcionário do Google, empresa desenvolvedora e responsável pela manutenção do sistema android. 

Clubhouse rede social baixar

Para fazer o download do aplicativo no seu smartphone você deve: 

  1. Acessar a loja de aplicativos da Apple. 
  2. Buscar por “Clubhouse: Drop-in audio chat”.
  3. Clique em “obter” e faça o download do app.

O aplicativo é totalmente gratuito e qualquer pessoa que tenha um dispositivo que utilize o sistema iOS pode baixar. 

É importante lembrar que para criar a sua conta no aplicativo você deve receber o convite de alguém que já faz parte da rede social, ok?

Print do aplicativo clubhouse na loja de aplicativos da Apple

Por que o Clubhouse virou febre?

Existem diferentes motivos que transformaram o Clubhouse na rede social mais quente do momento.

A seguir listamos algumas para que você entenda o poder dessa ferramenta. 

Clubhouse Social Network

A rede social é um grande amplificador de conexões rápidas, afinal, ela incentiva que você tome a iniciativa de iniciar uma conversa e assim conhecer outras pessoas. 

Nesta fase de descoberta da rede social pelos brasileiros e pela exclusividade de acesso, grande parte dos influenciadores do país estão entrando no aplicativo para conhecerem. 

Assim que eles entram e conhecem a plataforma, logo contam para os seus seguidores sobre a novidade e isso faz com que o sentimento de curiosidade seja aguçado.

Participação ativa e proximidade

Imagina que você está em uma sala virtual conversando com os maiores nomes do empreendedorismo brasileiro, tais como: Thiago Nigro, Tiago Reis, Flavio Augusto, Talis Gomes, Alfredo Soares. 

Seja qual for o seu interesse, conversar de igual pra igual com grandes pessoas que você admira é uma experiência que pode ser muito difícil de ser realizada no dia a dia

O alto nível de networking e proximidade fez com que o Clubhouse tivesse uma repercussão gigante e positiva no Brasil. 

Conteúdo ao vivo aliado à oportunidade de fala

Os podcasts estão em alta por serem uma mídia de fácil consumo e alto valor agregado, mas a maioria deles são gravados e você não pode participar.

Ou seja, a ferramenta embora seja muito utilizada se restringe a uma via de comunicação única, onde o ouvinte se torna incapaz de reagir ao material que ele acabou de ouvir.

Agora imagine se você pudesse participar do podcast do seu influenciador ou celebridade favorita?

É isso que acontece no Clubhouse. E mesmo que não haja influenciadores ou celebridades online, no mínimo você vai se conectar com pessoas incríveis do mundo inteiro!

Conexão direta

O fato de ser ao vivo faz com que as pessoas tenham um certo “medo” de sair das salas e perderem grandes conversas. 

Algumas pessoas da nossa equipe participaram de conversas de altíssimo nível sobre marketing digital e empreendedorismo. 

Eles trouxeram insights que, segundo eles, “foram melhores que muito conteúdo de MBA ensinado por aí”.

Grandes influencers ficaram horas seguidas online, trocando experiências.

O Clubhouse funciona em segundo plano

Você deve estar pensando: ok, eu também posso participar de lives no Instagram ou chats em transmissões ao vivo no YouTube. 

Sim, mas o Clubhouse funciona em segundo plano, ou seja, mesmo que você esteja utilizando outros aplicativos ainda será possível escutar o que está sendo discutido nas salas.

Esse pequeno e importante detalhe abre muitas possibilidades! 

Você pode ter presença nas discussões enquanto corre na academia, dirige seu carro e até mesmo escuta os áudios enquanto trabalha.

Menor toxicidade e maior filtro de qualidade

O conteúdo no Clubhouse é ao vivo e via áudio. 

Não tem opção de editar, mostrar somente fotos bonitas ou mostrar viagens caras. Isso faz com que haja um filtro natural. 

Vai ter sucesso na plataforma quem realmente tiver conteúdo, souber moderar conversas, dar voz e participação às pessoas.

Ou seja, aqueles que são autênticos terão mais chances de crescer na rede social dedicada a conversas por voz.

O acesso à plataforma é atrelado ao seu número de telefone, isso dificulta (mas não impede) o cadastro de perfis fakes que possuem o objetivo de fortalecer os discursos de ódio.

Assuntos diversificados

Qual é o seu interesse? Meditação, esportes, comédia, culinária, networking, negócios, estudos diversos, religião. Seja qual for, lá você encontra

Basta você procurar com cuidado e com calma que logo encontrará uma sala com conteúdo do seu agrado.

Qual a diferença entre o Clubhouse, Discord e Twitch?

Embora três aplicativos funcionem de maneira parecida, existem diferenças contrastantes entre eles.

As características principais do Clubhouse são as possibilidades que o aplicativo disponibiliza para criar salas de conversas por voz ao vivo

Na rede social você pode falar ou ouvir assuntos de diferentes temáticas. Basta sinalizar seus interesses e entrar nas salas que deseja. 

O Discord é um software dedicado às pessoas que jogam online. Seu objetivo é facilitar a comunicação dos competidores durante as partidas. 

Enquanto o Clubhouse está disponível apenas para iOS, o Discord está disponível para dispositivos que usam os seguintes sistemas: 

  • Windows
  • iOS
  • Android
  • Mac OS

Já o Twitch é um serviço dedicado a fazer transmissões online. Ele também é amplamente utilizado na comunidade gamer para apresentar campeonatos importantes. 

A diferença dessa ferramenta, é que assim como os podcasts, não existe a possibilidade de interação entre o espectador e o responsável pela transmissão de uma maneira direta

Esse aplicativo está disponível apenas para dispositivos Android e iOS. 

Qual o futuro do Clubhouse?

Embora essa rede social seja a sensação do mercado, ainda é difícil dizer sobre seu futuro. 

No entanto, as tendências mostram que as pessoas estão utilizando cada vez mais os recursos de conversas por áudio nos últimos tempos

O Brasil é um dos países onde o Podcast mais cresceu em 2019. O número de pessoas ouvintes de programas em áudio aumentou 67% no ano retrasado.  

De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore em 2020, cerca de 50% das buscas na web devem ser feitas por voz. 

Outras versões do aplicativo

Existem boatos que a versão do aplicativo para dispositivos android deve sair em maio deste ano. 

No entanto, não existe nenhum tipo de confirmação dessa informação pela empresa criadora da rede social.  

Monetização de comunidades

Muitos influenciadores já viram uma grande oportunidade de monetizar seus grupos na nova rede social. 

Como existe a possibilidade de criar salas privadas, o controle de entradas e saídas se tornará algo de fácil gestão.

Isso já acontece no Instagram. Muitos influenciadores vendem a participação de usuários em sua lista no Close Friends com a promessa de compartilhamento de conteúdo exclusivo. 

Dica para quem quer entrar no Clubhouse

O aplicativo permite que você reserve o seu nome de usuário (@) na plataforma antes mesmo de receber seu convite.

Para quem possui um número elevado de seguidores em outras redes sociais ou deseja manter o mesmo nome para facilitar a identificação, essa ação pode ser bem recomendada. 

E aí, gostou de conhecer a nova rede social Clubhouse? Deixe um comentário aqui se você já está participando das conversas por áudio e conte sua experiência pra gente.

AboutDiego Kadry
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!