Como colocar minha empresa no Google grátis

Anunciar os produtos e serviços da sua empresa é indispensável. No entanto, apenas fazer campanhas traz resultados rápidos, mas pouco consistentes. Por isso, é importante investir na pesquisa orgânica. Agora, você deve estar se perguntando: “como colocar minha empresa no Google grátis?”.

Saiba que essa tarefa é mais simples do que parece. Tudo por causa do Google Meu Negócio. Com ele, você divulga seus produtos e serviços de forma gratuita, além de ter mais chances de conseguir clientes e fechar vendas.

Como fazer isso? Neste conteúdo, vamos explicar. Que tal conhecer as etapas para chegar até esse resultado?

Conheça o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio — ou Google My Business — é uma ferramenta disponibilizada de forma gratuita. Nele, é possível incluir informações da sua empresa e oferecê-las nas pesquisas do buscador e no Google Maps. 

Com a ferramenta, você tem um contato mais direto com os seus clientes e repassa informações importantes sobre o seu estabelecimento físico ou virtual. Entre elas estão:

  • telefone de contato;
  • endereço;
  • horários de funcionamento e com maior movimento;
  • notas sobre produtos e serviços;
  • perguntas e respostas;
  • eventos que acontecerão.

Por sua vez, os clientes podem deixar comentários e notas para a sua empresa. Assim, quando alguém pesquisa por uma palavra-chave e recebe seu negócio entre um de seus resultados, verifica todos esses dados e tem uma chance maior de vender.

Veja os impactos nos resultados da sua empresa

Uma das principais vantagens de colocar sua empresa no Google My Business é a capacidade de fazer uma espécie de anúncio de forma gratuita. Essa técnica fortalece todas as outras ações realizadas no site, como a estratégia de SEO on-page, funcionando de maneira diferente aos outros recursos do buscador. 

Além disso, a possibilidade de visualizar comentários e notas de outros clientes traz mais credibilidade para o seu negócio. É por isso que, segundo dados do próprio Google, as empresas que investem nessa ferramenta têm o dobro de chances de serem consideradas de boa reputação.

Outro fator positivo é a oportunidade de inserir fotos dos seus produtos e do local de atendimento. Para ter uma ideia, a empresa que opta por colocar as imagens recebem até 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques do que os outros negócios.

Esses dados deixam claro que o Google My Business contribui de maneira significativa para os resultados da sua empresa. No entanto, o principal impacto é trazer esse retorno sem fazer um investimento financeiro. Isso coloca o seu negócio, especialmente se for local, em posição de igualdade em relação aos outros.

Na prática, se você é um negócio pequeno ou até uma loja virtual que não atende em local físico e tem pouco dinheiro para investir, pode usar essa ferramenta do Google a seu favor. A chance de ter resultados positivos é grande — e vamos entender melhor isso a seguir.  

Entenda por que colocar sua empresa no Google grátis

Os benefícios de usar o Google Meu Negócio são grandes. Por meio dele, você incentiva os clientes a interagirem e aumenta sua reputação. Com isso, vem a tendência de crescimento das vendas.

Isso acontece porque, segundo o Google My Business, são realizadas mais de:

  • 5 bilhões de pesquisas no Google por restaurantes;
  • 3 bilhões de buscas por hotéis;
  • 1 bilhão por lojas de roupas;
  • 600 milhões por salões de beleza;
  • 5 milhões por cafeterias.

De quebra, o perfil do Google Meu Negócio oferece informações sobre os clientes. Você identifica como eles se conectam e interagem com a sua empresa. Outros motivos para colocar sua empresa no Google grátis são:

Confiabilidade

Sua empresa são vistas como duas vezes mais confiáveis, conforme ressaltamos antes. Ou seja, há uma chance maior dos clientes entrarem em contato. Isso acontece, em boa parte, por causa das avaliações e comentários dos clientes.

Aumento dos cliques

Os dados anteriores também comprovam que as empresas que colocam seu perfil no Google Meu Negócio de forma gratuita também recebem mais cliques. Esse é outro fator que aumenta a chance de vender.

Mensuração de resultados

A facilidade de descobrir os dados obtidos existe por conta do dashboard oferecido pela plataforma. Por meio do Google My Business, você verifica:

  • como os clientes chegaram até o perfil da empresa;
  • de onde os consumidores são;
  • quantas pessoas entraram em contato pelo número de telefone exibido no perfil;
  • quantos pedidos de rota foram realizados;
  • quantos cliques o site teve.

Crescimento das chances de ser encontrado

Seu perfil pode ser encontrado com mais rapidez quando você coloca sua empresa no Google grátis. Em vez de ficar competindo no leilão de palavras-chave ou aguardar os resultados do trabalho de SEO, você recebe retornos com agilidade.

Mais que isso, o Google Meu Negócio mostra seu perfil quando o cliente já está procurando uma empresa para atender à sua demanda. Eles tendem a estarem em uma etapa avançada da jornada de compras. Por isso, a chance de fechar negócios é maior.

Aumento do alcance

Sua empresa tem mais visibilidade ao ser inserida no Google Meu Negócio. Aparece logo na primeira página de resultados (SERP) e está presente em âmbito digital. Dessa maneira, consegue atrair muitos visitantes locais e outros até de diferentes regiões.

Geração de interações com o público

Os clientes podem deixar perguntas, comentários e notas para sua empresa. Por ali, você entende o perfil deles e tem uma aproximação maior. Isso traz todos os resultados já citados.

Saiba como colocar sua empresa no Google My Business

Para cadastrar seu negócio na ferramenta, você deve primeiro acessar a plataforma do Google Meu Negócio e clicar em “Gerenciar agora”. Se já tiver um perfil, basta clicar em “Fazer login”.

Ao optar por iniciar, você deve inserir o nome da sua empresa. Se já tiver um perfil, ele será identificado.

Caso precise criar outro, inclua no Google. Basta clicar no link e inserir o nome da empresa. Em seguida, pressione o botão “Próxima” e escolha a categoria do seu negócio. A partir disso, o Google começará a perguntar informações específicas. 

Por exemplo, se você deseja adicionar um local em que os clientes podem visitar. Ao escolher inserir o dado, seu perfil aparecerá na SERP e no Maps — essa é uma das melhores maneiras de saber como colocar sua empresa no Google grátis.

Depois de colocar o endereço, veja se o posicionamento está correto no mapa. Em seguida, sinalize se o seu negócio atende clientes fora do endereço, ou seja, se faz entregas e visitas. Delimite a área de cobertura e coloque as informações de contato. Pronto! Seu cadastro está pronto.

Lembre-se também de personalizar a conta. Coloque: 

  • fotos; 
  • vídeos; 
  • horário de atendimento; 
  • link do site, do blog e das redes sociais;
  • tour virtual;
  • possibilidade de reservas online;
  • descrição da marca.

Explore o máximo de informações, porque é isso que vai atrair os clientes para sua marca. Depois é só atender os clientes e incentivá-los a colocar avaliações. Você vai ver que os resultados aparecem sozinhos.

Com todas essas informações, você respondeu àquela pergunta do início: “como colocar minha empresa no Google grátis?”. Agora é só colocar as dicas em prática e aproveitar os benefícios que surgem dessa ferramenta.

Achou interessante e quer saber mais sobre o Google My Business? Leia este guia definitivo sobre o Google Meu Negócio para você lucrar mais com a ferramenta.

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