Um bom conteúdo no Instagram é algo crucial para contribuir com a efetividade do marketing nas redes sociais.

Por conta disso, reunimos aqui algumas dicas importantes que podem ajudar a construir a sua imagem, autoridade e também que sua marca seja mais reconhecida e atraente.

Conteúdo é tudo

Desde a difusão do Inbound Marketing, o conteúdo se tornou o centro das ações no marketing digital. Com uma proposta diferenciada do marketing tradicional, o Inbound coloca as empresas como especialistas que compartilham seus conhecimentos. Dessa forma, não é preciso chegar até o público de maneira invasiva.

Mas já que não invadimos o espaço do prospect, como ele chega até nós? A ideia principal é criar um conteúdo de qualidade, 100% adequado ao que o seu público consome pela Internet.

Essa presença não se resume a anúncios diretos com botões de compra ou contato direto com a equipe de vendas. Trata-se de um conteúdo educativo que irá, de fato, ajudar a persona a solucionar uma determinada dor.

É importante aceitar de antemão que o marketing de conteúdo veio com tudo e tomou conta das estratégias de sucesso. E essa mesma lógica também aplicada às redes sociais. Por isso é importante saber como criar conteúdo para o Instagram para atingir os melhores resultados.

 

 

Assumindo a importância do seu conteúdo, vamos começar o nosso pequeno guia de criação pela parte estratégica:

Estratégia de sucesso

Começamos a falar sobre como criar conteúdo para o Instagram com uma clara preocupação: o seu público. É muito importante definir essa persona, para a qual todo o seu discurso será direcionado. Assim é possível iniciar a estratégia de sucesso.

Sejam quais forem os hábitos particulares da sua persona, existem algumas premissas básicas que vão nos ajudar a traçar uma estratégia ideal. As pessoas estão ligadas ao Instagram para ver histórias de vida com as quais se identifiquem. Sejam aqueles que consomem produtos, que querem aprender a maquiar, ver arte ou consumir material de humor, todos gostam de ver o outro. A palavra seguir se aplica de forma literal ao ato quase voyeurístico de assistir as histórias que passam pela timeline.

Portanto, utilize o seu perfil para contar histórias engajadoras, que motivam e geram emoções. Saiba que o Instagram não deve ser apenas igual a uma vitrine com intuito de exibir seu produto ou serviço. Ele deve funcionar como fomento para sonhos e ideais, carregando os conceitos existentes na construção da sua marca.

Até agora já mostramos a importância de definir uma persona, produzir para ela de forma humana e contando uma história. Com esses preceitos bem traçados é a hora de criar um personagem e ser fiel à sua forma de abordagem. Assim fechamos os itens necessários para a sua estratégia de sucesso. Mas ainda faltam algumas dicas para facilitar ainda mais sua produção. Confira:

Conteúdo relevante

Seu conteúdo deve flutuar em diferentes temáticas. E é bom que seja assim para variar assuntos e não ser repetitivo. Porém, o que não pode mudar de um post para o outro é a relevância.

Essa relevância pode ser conquistada de diferentes maneiras. Ao se perguntar como criar conteúdo para o Instagram, escolha primeiro seu objetivo, dentre alguns desses exemplos: educativo, conselheiro, inspirador, crítico e bem-humorado. Depois pesquise o melhor conteúdo possível sobre cada uma das linhas editoriais e produza.

Agora já é possível pensar na estrutura. De cara será preciso definir se o post será uma foto, um vídeo, um infográfico ou gif. Vamos abordar abaixo como esse aspecto estético é importante. Mas não se esqueça também das legendas. Elas vão ajudar na relevância do seu post. Por isso, evite textão e tenha cuidado com os deslizes do português. Além disso, utilize hashtags para aumentar o alcance dos seu posts. Pesquise as hashtags mais usadas e os toptrends.

A imagem no centro

Uma imagem vale mais do que mil palavras e o Instagram é uma rede social voltada para o aspecto visual. Por isso, para saber como criar conteúdo para o Instagram é essencial que você invista no aspecto estético do seu post. Para isso, o trabalho de um designer se torna essencial. Imagine sua página no Instagram como a recepção da sua empresa.

A imagem vai ser sempre a primeira impressão de um possível seguidor diante do seu perfil. Avalie como os concorrentes e principalmente as empresas que tem como exemplo de bom conteúdo criam seus posts. É permitido se inspirar neles e fazer algo na mesma linha, acompanhando a tendência, desde que tome o cuidado de não copiar literalmente.

Temas recorrentes

Ao falar de concorrência é impossível não pensar na necessidade de não ficar perdido frente a constantes mudanças de tendências no marketing digital. Porém, alguns temas possuem uma certa recorrência e independem de modismos para gerar bons assuntos. Listamos abaixo mais algumas pequenas dicas que vão te ajudar na busca de como criar conteúdo para o Instagram.

Acompanhando as estações – é sempre bom associar seu post às estações, isso ajuda em tons de cores, assuntos relacionados ao clima e às datas comemorativas de cada época do ano.

Mostrando os bastidores – o Stories se mostrou um ótimo meio das pessoas e empresas mostrarem o bastidores do seu dia-a-dia. Mas valem também posts mostrando o backstage e apresentando a equipe, por exemplo.

Lembrando conquistas – Essa é uma dica especial para seus posts das quintas-feiras. A #tbt faz um enorme sucesso e já ficou mundialmente famosa. A tradução livre para a hashtag americana é “trazendo de volta a quinta” (throwback thursday). É legal entrar nessa onda e utilizar o dia para contar coisas do passado, celebrar conquistas ou fazer até um repost pertinente.

Estamos falando de um universo fluido e a qualquer momento novas dicas sobre como criar conteúdo para o Instagram podem surgir. Por isso acompanhe nosso blog e fique antenado para ter um perfil recheado de conteúdos de sucesso! Conheça os 5 melhores apps para editar fotos no Instagram.

Ferramentas para criar um Instagram de sucesso

Depois de todas as instruções que citamos até aqui para que você consiga criar um Instagram de sucesso, trouxemos algumas sugestões de ferramentas que você poderá utilizar para potencializar seus resultados. Agora vai ficar mais fácil explorar ainda mais os recursos dessa poderosa rede social, deixando seus conteúdos ainda mais atraentes. Veja quais delas reservamos para você.

Inshot

Essa é uma ferramenta que oferece inúmeros recursos para a edição de seus vídeos. Ela funciona assim: ao filmar ou importar um vídeo para ela você já poderá usar os recursos e, depois de editar, exportar o arquivo para a sua galeria de vídeos do celular. Sendo assim, ele já fica disponível para você publicá-lo na rede.

Podemos citar como recursos as bibliotecas com trechos musicais grátis para inserir nos vídeos, os backgrounds, frames, efeitos, trilhas sonoras, ajuste de velocidade e cor, além das ferramentas, como cortar, compactar e personalização as edições com textos animados e emojis.

Você poderá, inclusive, formatar as dimensões do seu vídeo para que elas sejam compatíveis com as do Stories do Instagram, por exemplo. Todos os recursos são muito simples de utilizar. Você também pode personalizar as edições com textos com animações, emojis e ainda ajustar o tamanho do vídeo de acordo com a tela que você deseja que ele seja exibido.

VSCO

Sabe aquela breve edição que você faz na sua foto antes de postar? Com o VSCO, ela fica mais profissional. Isso porque ele apresenta recursos que se assemelham aos já encontrados em grandes plataformas, como da Adobe. A diferença é que pelo VSCO você poderá fazer isso com muito mais facilidade!

Os recursos são variados e, com um pequeno ajuste de filtro, é possível transformar a sua foto. Ela poderá ser tirada direto no aplicativo ou importada das imagens que você já tem na galeria do seu celular.

Pocket Vídeo

Esse é mais um recurso que poderá ser utilizado para edições mais modernas em seus vídeos. Ele tem a própria galeria de gifs, textos e imagens e faz integração com o Instagram, Vine, Snapchat, YouTube e Facebook. O Pocket Video é uma ferramenta que permite filmar até 10 minutos em HD.

Contar com recursos de vídeos e imagem contribui para a construção da identidade de seus conteúdos, personalizando-os ao conceito de sua marca ou projeto. Além disso, vai deixar seu perfil ainda mais interessante, não é mesmo?

Automação

É importante citarmos a ferramenta de automação, que ajudará na publicação e acompanhamento dos resultados de seu conteúdo. Então, ao seguir as dicas que demos neste post, você poderá certificar-se de que tudo está dando certo a partir da análise do dashboard da sua ferramenta de automação.

Entre outras coisas, ela ajuda a aumentar seus seguidores e o alcance das postagens. Também auxilia a gerenciar a sua página com agendamento de posts e dashboard detalhado de sucesso sobre as ações, entre outras coisas.

Por fim, temos que dizer que é preciso acompanhar os resultados de suas ações. Desde a modificação dos horários de postagem até a escolha do conteúdo. Não se engane: mesmo que você esteja satisfeito com o seu resultado, é possível que, ao acompanhar, você identifique melhorias capazes de alavancar os seus resultados.

Gostou deste post sobre criar conteúdo para o Instagram e quer compartilhar conosco mais alguma dica ou ferramenta que não citamos? Não deixe, então, de fazer um comentário logo abaixo!

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1 Comentário

Katarina 12/04/2018 at 14:37

Muito legal esse blog post de vocês, gente! =) Afinal, ter um conteúdo bem produzido é a chave pra alavancar um perfil no Instagram. Uma boa dica pra deixar esses conteúdos visualmente bonitos e, assim, engajar mais gente, é usando aplicativos específicos pra criação de posts e stories. Escrevi um artigo dando dicas de 5 apps pra isso, que vocês podem conferir por aqui: https://postgrain.com/blog/aplicativos-conteudo-instagram/

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