Como criar uma comunidade dentro do Instagram

Uma das estratégias utilizadas para o marketing é a criação de uma comunidade no Instagram. As comunidades fazem com que as pessoas se sintam parte de algo, o que gera um engajamento maior e, consequentemente, um alcance mais expansivo da sua empresa.

Na comunidade no Instagram a interação acontece por meio de likes, comentários, curtidas e compartilhamentos.

Não é fácil criar uma comunidade, por isso, separei para você algumas dicas que te orientarão nesse processo. Acompanhe! 

Tenha um objetivo 

Você deve ter clareza quanto ao seu objetivo. Isso porque ele te direciona sobre o que fazer. Uma comunidade no Instagram pode ter como objetivo, por exemplo, informar sobre novidades e lançamentos, aumentar o engajamento da sua marca, oferecer suporte ou até mesmo conhecer mais o cliente.

Defina a persona da sua comunidade no Instagram 

É saber qual o tipo de pessoa você deseja atingir. A sua persona tem traços e características específicas, como hobbies, costumes, horários, desejos, entre outros. Essas características definirão a sua abordagem, seu conteúdo, assim como o uso das ferramentas do Instagram.

Entregue propósito 

O que une as pessoas daquela comunidade?

Mostre a elas que existe algo de interesse que motive valores a serem compartilhados. É importante você alimentar a sua comunidade no Instagram com conteúdos de valor para a sua persona. Mostre a eles que vale à pena estar na comunidade, que há algo nela que acrescentará na vida dos participantes. A partir disso, fica muito mais fácil alcançar seu objetivo.

Agora que você já sabe os passos básicos na criação de uma comunidade no Instagram, tenha sempre em mente que você, enquanto criador da comunidade, precisa seguir alguns passos. Continue acompanhando! 

Passo 1. Produzir conteúdo de valor para a sua comunidade no Instagram

Como dito anteriormente, uma comunidade no Instagram depende de curtidas, comentários e compartilhamentos. Você só terá essa interação do seu público se seu conteúdo for realmente interessante para ele.

Passo 2. Conhecer melhor seu nicho e sua persona

Não adianta querer inovar sem conhecer o que funciona. Descubra aquilo que faz sucesso no seu nicho e busque inspirações de pessoas ou outras comunidades que a sua persona se interessa.

Passo 3. Criar estratégias de engajamento para a sua comunidade no Instagram

Para isso, você precisa entender o Instagram. O seu engajamento está diretamente relacionado à interação do seu público e ao uso das ferramentas disponíveis.

Use e abuse de todas as ferramentas que o Instagram te oferece: story, fotos, carrosséis, vídeos, reels e IGTV. Poste com frequência intercalando o tipo de post.

Passo 4. Interagir com o seu público

Eu diria que, talvez, esse seja o ponto mais importante. Para que os membros da sua comunidade no Instagram interajam entre si, é essencial que você mostre o exemplo. Esteja atento aos comentários e às mensagens e responda, com qualidade e atenção, sempre que possível. Mostra interesse na dúvida ou colocação dos seguidores, faça com que eles se sintam parte!

Passo 5. Estar atento aos feedbacks da sua comunidade no Instagram

Não pense que sua comunidade no Instagram será nutrida apenas com as suas ideias. É de extrema importância que você pondere os feedbacks dos membros da sua comunidade. Lembre-se de que aquela é a sua persona, o que um comentar, provavelmente também será do interesse de outros.

Como usar as ferramentas do Instagram na sua comunidade 

Tendo em mente o que você precisa para começar a sua comunidade, saiba como usar as ferramentas do Instagram ao seu favor.

Publicações e stories

Para gerar o tão desejado engajamento em sua comunidade no Instagram, é importante que você induza seu público a interagir. Para isso, faça posts e legendas que sejam interessantes. Entregue o conteúdo que a sua comunidade deseja ver, tendo em mente a sua persona.

Legendas 

As legendas, que muitas vezes são desprezadas, representam uma parte muito importante do seu perfil. Se a legenda for bem escrita, os membros da sua comunidade, além de interagirem nos comentários e com curtidas, compartilhamentos e salvamentos, aumentam as suas métricas pelo simples fato de ficarem mais tempo olhando sua publicação.

As legendas devem ter uma frase introdutória que prenda a atenção e faça com que a pessoa tenha o interesse de ler o resto. Faça parágrafos e crie uma estrutura visualmente fácil de ler. Ao final, faça uma CTA, uma “chamada para ação”.

Faça perguntas 

Tanto nas publicações quanto nos stories, uma boa maneira de gerar interação é com perguntas. Você pode, por exemplo, pedir feedback dos seus produtos.

Faça enquetes 

As enquetes são uma ótima estratégia para gerar engajamento. As pessoas gostam de votar e demonstrar sua opinião de forma rápida e fácil. Faça perguntas simples para descobrir as preferências do seu público.

Finalmente, lembre-se de ser constante e dedicar-se. Programe seu conteúdo corretamente e esteja sempre atento às novidades. Interaja com seu público e faça com que as pessoas se sintam em uma verdadeira comunidade.

Como gerenciar e monetizar uma comunidade?

Agora que você já aprendeu a montar a comunidade no Instagram, é hora de planejar como você irá gerenciá-la. Afinal, não basta apenas colocar as pessoas dentro da comunidade, é necessário pensar em como ela vai funcionar. E é importante que você defina se a sua comunidade será gratuita, ou se você irá monetizá-la. 

Gerenciar os membros da sua comunidade não precisa ser uma tarefa complicada. Você pode contar com a LastLink para ter muito mais facilidade na hora de organizar a entrada e remoção de membros automática a partir dos pagamentos.
 Além disso, nós ajudamos você a criar a sua página de vendas, oferecemos relatórios de assinantes, gestão financeira e muito mais. Se você ainda não conhece nossa solução, clique aqui para conferir.

Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!