Como definir o que postar no Instagram?

É muito comum ter dúvidas sobre quais as melhores coisas para postar no Instagram. Isso ocorre ainda mais quando se trata de atrair curtidas para seus posts e manter uma frequência de postagens relevante para seus seguidores.

Logo, se você deseja tirar todas as suas dúvidas sobre qual conteúdo deve estar no Instagram, atente para os próximos tópicos. Neste post, separamos informações e dicas para auxiliar você nessa jornada. Confira!

Por que a persona deve fazer parte da sua estratégia digital?

A persona é, sem dúvida, o parâmetro principal na hora de desenvolver e executar uma estratégia de marketing digital. Afinal, o momento de definir o que postar deve se basear na seguinte pergunta: o que minha persona gostaria de ver?

Vale a pena esclarecer, caso você não saiba, que a persona é basicamente um perfil semi-fictício determinado por meio de pesquisas realizadas com seus clientes reais e uma conversa com o time de vendas. Logo, é por meio da persona que definimos todas as dores, vontades, o nome e a profissão de uma pessoa que representará todo o seu público-alvo ou um segmento dele.

Por que a persona norteia o conteúdo dos meus posts?

Ora, veja bem, se você sabe exatamente as dores, comportamentos e aspirações dos seus clientes, fica muito mais fácil criar conteúdos voltados para ele — e, consequentemente, muito mais fácil será vender para ele.

Contudo, de qualquer maneira, precisamos pensar em alguns pontos importantes que podemos nos basear para criarmos esse conteúdo para postar nas redes sociais. Sendo assim, uma vez definida a sua persona, chega a hora de avaliar a localização e identificar quais os melhores horários de engajamento delas na plataforma.

Como avaliar a localização e os melhores horários para postar no Instagram?

Entenda que conhecer a localização da sua persona é fundamental para compreender o comportamento delas nas plataformas digitais. Esse é um fator de alto impacto e que deve ser avaliado com cuidado, pois interfere diretamente na forma como a persona absorve o conteúdo compartilhado.

Quanto à avaliação dos melhores horários para se postar na plataforma, procure realizar testes e mais testes, criando e publicando posts em diferentes horários e avaliando as métricas do Instagram quanto sobre o material compartilhado.

Vale mencionar que essa avaliação dos melhores horários no Instagram pode custar semanas e, até mesmo, alguns meses. No entanto, todo o tempo investido nessa análise será recompensado, pois os resultados sobre os dias e horários servirão de norte para as suas ações futuras nas redes sociais.

Uma excelente forma de realizar essa tarefa consiste em criar um banco de dados dentro de uma planilha no Excel. Por meio dela será possível incluir informações como dias, horas, comentários e curtidas. Dessa forma, as suas análises ficam mais bem documentadas e fáceis de serem interpretadas.

Quais coisas para postar no Instagram definem sua estratégia digital?

Nessa trajetória, podemos considerar sete pontos base para definir os posts da sua empresa no seu Instagram — lembrando que você não precisa e nem deve ficar preso a eles:

  • novidades (da empresa, dos funcionários e dos produtos);
  • ações ao vivo (interação em tempo real);
  • conteúdo gerado por usuários;
  • frases e citações;
  • imagens de entretenimento;
  • vídeos curtos para educar a persona;
  • enquetes.

Cada um desses pontos gerará um retorno diferente para a empresa, mas o ideal é que todas as postagens se unam em um conceito único. Assim, ao seguir o seu perfil, o usuário saberá exatamente como a conta agregará valor para a sua timeline.

Claro que esses são apenas alguns dos temas básicos que podem se alternar ao longo do tempo, com criatividade e estudo de persona as possibilidades de postagens podem ser incontáveis.

Novidades sobre o dia a dia da empresa

Esse conteúdo pode variar de descontos a fotos da empresa e stories dos funcionários. Caso não queira incluir os posts no seu feed, você pode utilizar o Instagram Stories e eles serão apenas temporários.

Além disso, você pode incluir também fotos dos seus produtos com chamadas para ação (Calls to Action) para o seu site.

Ações ao vivo

As famosas lives são uma tendência que não está restrita apenas ao Instagram. As lives estão presentes também nos canais do YouTube e Facebook. As ações compartilhadas ao vivo, além de conquistarem grandes números de engajamento, fazem com que seus seguidores sejam notificados assim que você der início à transmissão.

Nessa direção, busque explorar a ferramenta e tente mostrar o dia a dia da sua organização, compartilhar eventos, noticiar uma atividade ou produto novo e assim por diante.

Postar conteúdo gerado por usuários

Quando as pessoas veem seus clientes utilizando os seus produtos, a sua credibilidade aumenta, assim como a sua possibilidade de fazer negócios. Busque divulgar seus consumidores utilizando suas mercadorias ou serviços e reposte essas fotos (com a devida autorização).

Essa estratégia faz com que o seu cliente repostado também fique feliz ao ver sua foto bombando nas redes. Porém, não se esqueça de que os seus parceiros também merecem repost!

Frases e citações

Quer gerar ainda mais resultados para sua plataforma do Instagram? Então, procure explorar frases e citações em seus posts. As frases e citações são excelentes meios que geram bons resultados.

Entretanto, antes de sair por ai postando de forma recorrente é preciso organizar o conteúdo, planejar e identificar os comportamentos e preferências da sua persona.

Imagens de entretenimento

Todo mundo busca algum tipo de entretenimento ou informação no Instagram. Então, tenha uma conta apenas para estar ali ou compartilhar publicidade o tempo inteiro — você pode ter certeza de que ninguém utiliza redes sociais para consumir anúncios.

Aposte em conteúdos que despertem a curiosidade ou instiguem o usuário a buscar por mais. Lembre-se de utilizar imagens chamativas e de qualidade, afinal, o Instagram é uma rede extremamente visual.

Vídeos curtos para educar a persona

De uns anos para cá, pode-se dizer que um dos objetivos mais comuns do marketing de conteúdo é educar o mercado. No entanto, mesmo com essa informação em mãos, poucas pessoas ainda exploram essas ferramentas nos Stories. Então, que tal utilizar os Stories para ensinar algo para as suas personas?

Aposte no formato de vídeos curtos para compartilhar ideias, pensamentos, dar aulas, dicas, assim como, aumentar o engajamento e entendimento das suas personas em relação ao que você vende.

Enquetes

O recurso das enquetes tem conquistado cada vez mais espaço no Instagram Stories. Isso porque, além de as enquetes aumentarem a interação e o engajamento do público com o que está sendo postado, elas se tornam excelentes ferramentas de pesquisa para a sua empresa. Sendo assim, faça as perguntas certas e colha as respostas que notearão suas próximas estratégias digitais na plataforma.

Como vimos, não há nenhum mistério por trás da geração de conteúdo relevante para o seu público. É preciso muito trabalho de pesquisa e, principalmente, acompanhamento do feedback dos seus seguidores para entender o que está funcionando ou não.

Você curtiu essas dicas sobre coisas para postar no Instagram? Então, continue a visita em nosso blog e saiba como gerar negócios através do Instagram tornando-se um especialista no assunto!

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