O que você precisa saber de como fazer post no Canva

Que tal aprender um pouco mais sobre como fazer post no Canva? Essa ferramenta é excelente para que não tem domínio sobre aplicações como o Corel Draw e o Photoshop, mas precisa criar artes mais profissionais para utilizar nas redes sociais.

Elaboramos este artigo com o objetivo de ajudar você a entender melhor como o Canva funciona e como ele pode ser aproveitado para criar posts ainda mais bonitos e interessantes para a sua marca.

Quer saber mais sobre ele? Então, confira a seguir!

Entenda a importância de ter imagens bem-trabalhadas

Utilizar imagens mais bem-trabalhadas nas redes sociais é algo indispensável para transmitir a ideia de profissionalismo nos perfis do seu negócio.

Com isso, a primeira impressão que os usuários terão ao visitar o seu perfil é a de que a empresa planeja e tem cuidado com as publicações que são feitas.

Quando falamos do Instagram, isso é ainda mais importante, já que a rede é totalmente voltada para esse aspecto visual, explorando as fotos e vídeos. Isso significa que a criação de artes e a utilização de imagens de modo profissional pode fazer toda diferença para atrair mais seguidores e convertê-los em clientes.

Além do planejamento dos posts e da utilização de artes bonitas e bem-feitas, não podemos deixar de falar da importância de investir em imagens de qualidade. Elas são essenciais para atrair a atenção do seu público e convencê-los a comprar os produtos.

Passo a passo para lançar uma isca digital e capturar mais leads

Por isso, é essencial que as imagens tenham uma boa resolução, aproveitem a iluminação e explore o potencial do produto. A ideia é apresentar um visual que transmita realmente a ideia da qualidade que os itens têm. Em resumo, o objetivo é conseguir engajar seus seguidores e vender seus produtos.

Conheça o Canva

O Canva é um programa desenvolvido com a finalidade de disponibilizar a criação de designs profissionais. Ele tem uma interface simples e intuitiva, o que significa que você não precisa ter um conhecimento muito aprofundado sobre design gráfico para criar boas imagens.

Ele está disponível em versões tanto para smartphones (Android e iOS) quanto para a web, para ser usado em computadores. Tem uma versão paga, mas a gratuita já oferece funcionalidades suficientes para fazer um bom trabalho.

De modo geral, ele disponibiliza vários recursos que vão ajudar você a fazer edições de imagens de modo profissional. Entre eles, podemos citar:

  • banco de dados com imagens gratuitas — como o Pexels e o Pixabay — e pagas, com preços bem acessíveis;
  • filtros personalizados para edição das imagens;
  • disponibilidade de recursos, como formas, gráficos, ícones, ilustrações etc, que auxiliam na criação de infográficos, e-books, entre outros;
  • diversidade de fontes e recursos de formatação de texto, permitindo um alinhamento estético mais aprimorado dos projetos;
  • templates predefinidos, separados por categorias: redes sociais, documentos, pessoal, educação, marketing, eventos e anúncios. Cada tópico conta ainda com subcategorias e tamanho certo das imagens para cada uma delas — nos formatos PNG, JPEG e PDF —, que facilitam na escolha ideal dos temas para o seu projeto.
  • possibilidade de compartilhamento dos projetos com outras pessoas, pelo próprio programa.

Com todos esses recursos disponíveis, o Canva se torna a ferramenta ideal para criação de logotipos, cartões de visitas, posts em redes sociais, documentos, infográficos, panfletos, thumbnails, entre várias outras possibilidades — seja para quem está começando agora ou até para quem já está no mercado de trabalho.

Como fazer post no Canva?

Agora que você já conhece melhor a ferramenta, é o momento de saber como fazer post no Canva e deixar os perfis da sua empresa ainda mais bonitos e profissionais. Veja nossas dicas a seguir.

Use o template correto

O Canva disponibiliza uma série de templates, ou seja, modelos já prontos que podem ser usados como base para as suas artes. Você deve procurar o que seja mais adequado para a rede social onde a publicação será feita.

É fácil de saber isso, pois o programa indica as categorias e mostra os templates que estão disponíveis para cada uma delas. A recomendação é para que você adote um padrão de posts e cores, principalmente no Instagram, para que o perfil fique mais harmônico e bonito.

Escolha a melhor imagem

As imagens têm grande participação no engajamento das postagens. Aqui, pode-se usar alguma que você já tenha ou recorrer ao banco de dados que o programa disponibiliza, optando pelo Pixabay ou Pexels para imagens gratuitas ou obtendo alguma do acervo de imagens disponíveis para compra.

Quando fizer alguma publicação para promover os produtos, utilize as imagens que tem disponíveis, mas não se esqueça de que elas precisam ser de qualidade. No mais, você pode planejar posts só com textos e com textos e desenhos.

Harmonize bem as cores

Assim como a escolha certa das imagens, é fundamental saber harmonizar as cores no projeto, para que se mantenha uma identidade mais coerente possível. Para isso, o Canva disponibiliza gratuitamente uma ferramenta que cria uma paleta de cores que combina com as imagens que você desenhar ou adicionar ao programa.

MR - 2 | Redes Sociais para Micro, Pequenas e Médias empresas: do planejamento a prática

Pense em uma boa forma de organizar as informações

O ideal é que as imagens não fiquem com um visual muito poluído, ou seja, com muitas cores contrastantes e com muito texto na foto. Nessas horas, vale aquela máxima do “menos é mais”. Um visual clean pode ser muito mais bonito e atraente do que aquele que tem muita informação.

A respeito da quantidade de texto na imagem, vale a pena seguir a regra 80/20. Isso significa que 80% deve ser de imagem e apenas 20% de texto. Isso é ainda mais importante no caso de fazer anúncios, já que o Facebook veta publicações que estejam fora desse padrão.

Saber como fazer post no Canva não é algo difícil. Você precisa dedicar algum tempo para conhecer melhor os recursos que a ferramenta proporciona e talvez até estudar um pouco sobre o assunto. Você pode aproveitar tutoriais disponíveis no YouTube para entender melhor como criar imagens cada vez melhores.

Gostou deste artigo e quer continuar aprendendo um pouco mais sobre assuntos relacionados à gestão de redes sociais? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade que surge por aqui! 

AboutEquipe Marketing nas Redes Sociais
Somos especialistas em marketing para as redes sociais e ajudamos empreendedores e negócios por meio de conteúdo fácil de ser aplicado.
🤑 Monetize suas redes sociais agora! Conheça a Lastlink! COMECE AGORA!