Conhecer as ferramentas certas para potencializar a visibilidade e o sucesso da sua marca, é essencial para se destacar em um mercado conectado como o atual. O Instagram é um canal de comunicação bastante eficaz que a sua empresa pode aproveitar, a fim de atingir o público que está procurando e trazer mais divulgação para os seus produtos. Para isso, é necessário saber como funciona o Instagram.

O Instagram surgiu em 2010, inicialmente como um aplicativo de compartilhamento de fotos. Com o passar dos anos e a eventual compra pelo Facebook, tornou-se uma das principais redes sociais da atualidade. Hoje, suporta diversos formatos de conteúdo e possui uma robusta plataforma de anúncios que oferece possibilidades bem estratégicas às marcas.

Como ferramenta de marketing, o Instagram é muito eficaz. Possibilita um contato próximo entre marca e público, além de permitir mostrar um lado mais descontraído da sua empresa com os seus vários formatos de conteúdo. Recentemente, lançou o Instagram Stories, recurso que desbancou a preferência das pessoas pelo Snapchat e popularizou ainda mais a plataforma.

Quer aprender como funciona o Instagram? Então, confira a seguir os seus principais recursos e de que maneira usá-los para melhorar a visibilidade da sua marca. Boa leitura!

Publicações no feed

O primeiro passo para entender como funciona o Instagram é se familiarizar com o feed de posts. Você pode publicar fotos e vídeos no perfil da sua marca no Instagram, usar legendas e marcar pessoas. Há também a possibilidade de criar álbum com mais de uma foto, que o usuário pode conferir ao arrastar o dedo. O aplicativo conta ainda com um recurso que tornou a empresa famosa: a seleção de filtros, disponível para retocar as fotos.

Instagram Direct

O Instagram possui um sistema de troca de mensagens dentro da rede social, algo bastante valioso para a sua marca manter contato com o público. Tenha atenção aos envios feitos para o Instagram Direct, já que ninguém gosta de ser ignorado. O seu perfil também pode iniciar interações com outros, o que possibilita dar início a parcerias estratégicas com outras empresas ou influenciadores digitais.

Hoje ainda existem outras funções para profissionalizar o seu envio de mensagens. Trata-se da DM Automática.

Instagram Stories

Criado para desbancar a popularidade do Snapchat, o Instagram Stories permite publicar fotos e vídeos com validade de 24 horas. Tem recursos divertidos que dão outra cara aos posts, como stickers, rabiscos e emojis, além dos famosos filtros. O Instagram Stories é uma ótima forma de chamar a atenção dos seus seguidores, já que faz o seu perfil aparecer em uma área reservada para esse tipo de conteúdo.

Transmissões ao vivo

Parte integrante da estrutura do Instagram Stories, as transmissões ao vivo podem ser iniciadas por qualquer perfil e servem como um grande impulso para a sua visibilidade. Os seus seguidores receberão uma notificação de que a sua marca está em uma live, algo decisivo para atrair visualizações. É possível receber comentários em tempo real e respondê-los, além de manter o conteúdo online por 24 horas para ser conferido depois.

Instagram Ads

Por pertencer ao Facebook, o Instagram possui acesso a todas as vantagens em relação à publicação de anúncios. Com o Instagram Ads, você pode desenvolver posts patrocinados direcionados para perfis altamente específicos de pessoas. As informações são cruzadas com o Facebook, por isso apresenta alta precisão.

Instagram Shopping

Uma novidade recente, o Instagram Shopping possibilita transformar o perfil da sua marca em uma loja. O público consegue visualizar informações sobre os seus produtos, ver o preço em fotos e, claro, adquiri-los diretamente pelo Instagram. Trata-se de uma nova forma de aproveitar essa rede social para impulsionar suas vendas.

Agora que você já conhece como funciona o Instagram, percebeu como o aplicativo pode ajudar a alavancar a sua marca? O próximo passo é elaborar um planejamento de marketing focado nas características dessa rede social para aproveitá-la ao máximo. Lembre-se da importância de ficar de olho nas atualizações dessa área. Todos os dias podem surgir novidades que causam um impacto na sua estratégia.

Para garantir que a estratégia do seu Instagram está completa, você precisa conhecer o Bume, plataforma de automatização da rede social.

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