O mundo digital muda tão rápido que qualquer nova rede social, por mais promissora que seja, precisa ser encarada com cautela. Mas depois de 7 anos e uma aquisição bilionária pelo Facebook, é seguro dizer que o Instagram é uma das principais redes sociais.

Além disso, os movimentos da empresa no mercado mostram que ela quer se estabelecer com ainda mais força na vida dos usuários.

E como você bem sabe, geralmente, onde há pessoas, há oportunidades de negócios. Isso faz do Instagram uma incrível fonte de renda, para quem souber explorar esse canal.

Mas como ganhar dinheiro com o Instagram? Essa é a pergunta que pode gerar grandes resultados financeiros para a sua estratégia.

Então, confira as formas de fazer isso e aprenda como ter sucesso com 5 dicas valiosas!

O potencial do Instagram como mercado digital

Se resta alguma dúvida quanto ao potencial do Instagram para fazer parte da sua estratégia de Marketing Digital, veja alguns números, segundo a própria rede social:

  • 800 milhões de usuários ativos todos os meses, sendo que 500 milhões usam o aplicativo todos os dias;
  • 80% das contas seguem algum perfil de empresa;
  • 300 milhões de contas usam o Stories todos os dias.

Esses números mostram que a rede tem dois elementos essenciais para um mercado vantajoso: tamanho e engajamento. Ganhar dinheiro é sim uma possibilidade. Como? É o que vamos ver a seguir.

4 formas de ganhar dinheiro no Instagram

Há várias maneiras de ganhar dinheiro no Instagram, o que dá a você a chance de escolher como se sente mais confortável para trabalhar.

Outra opção é explorar mais de uma abordagem a fim de aumentar o potencial de gerar renda.

Algumas escolhas exigem mais trabalho que outras, mas não faça sua escolha apenas com base na lei do menor esforço. No fim das contas, todas elas demandam tempo e trabalho inteligente.

Veja as principais formas de lucrar com a rede:

1. Parceria patrocinada

A primeira opção é publicar posts patrocinados, que promovam produtos, serviços ou iniciativas de outras empresas e instituições.

Porém, essa é uma oportunidade exclusiva para os chamados influenciadores digitais. Ou seja, se você tem uma base pequena de seguidores ou pouco engajamento em seus posts, essa não é a melhor alternativa para o seu caso.

Por outro lado, se você tem alguns milhares de seguidores e as pessoas realmente se importam com o conteúdo que você publica, considere com carinho trabalhar com marcas em campanhas de posts patrocinados.

Normalmente, esse tipo de parceria funciona de forma bem simples: você publica o post, de acordo com as especificações da empresa (que pode incluir uma hashtag, link ou marcações de perfil) e recebe por isso.

Como ganhar seguidores no Instagram.

2. Divulgação de produtos como afiliado

Outra boa oportunidade de ganhar dinheiro com o Instagram é se tornar afiliado de empresas cujos produtos interessam ao público que segue você.

Assim, você pode fazer recomendações desses produtos, com seus links de afiliado, e ganhar comissões por venda realizada a partir deles.

Nesse caso, o interessante é que você não precisa de uma audiência tão grande. O mais importante é que os seus seguidores sejam altamente engajados com o conteúdo que você publica.

O segredo aqui é estabelecer autoridade suficiente para que os seguidores confiem nas suas indicações e realmente comprem os produtos recomendados.

Nós, do Marketing nas Redes Sociais, somos afiliado do Bume, ferramenta de automação e temos ótimos resultados.

3. Produtos ou serviços próprios

Talvez a opção mais óbvia, e que vai ser escolhida pela maioria das pessoas, é usar o Instagram assim como se usa a maioria das redes sociais: para cultivar uma audiência sólida e vender produtos ou serviços próprios.

Não importa em que segmento de mercado você atua, pode impactar as pessoas certas com conteúdo de qualidade, e gerar vendas a partir disso.

Além das publicações orgânicas, é possível aumentar o alcance da sua mensagem com os anúncios que a plataforma oferece.

Se você vende produtos, uma boa opção é utilizar a funcionalidade do shopping disponível no próprio Instagram.

4. Venda de fotos

Mesmo que você não tenha um produto ou serviço próprio, não seja influenciador digital e não entenda nada sobre marketing de afiliados, ainda pode ganhar dinheiro com o Instagram. Como?

Vendendo suas fotos para bancos de imagens. O conteúdo visual nunca foi tão importante para as marcas que desejam impactar o público. Essa é, inclusive, uma das principais razões para tamanho sucesso do Instagram.

Assim, imagens de qualidade são essenciais em blogs, estratégias de redes sociais e materiais gráficos. Muita gente está disposta a pagar por imagens de qualidade, alinhadas com o conteúdo que produzem.

Se você tem habilidade em compor fotos legais no seu perfil, provavelmente conseguirá vendê-las em um ou mais das centenas de bancos de imagens que existem.

 

5 dicas simples para ganhar dinheiro no Instagram

Não importa qual das opções acima você escolha seguir, não vai ganhar dinheiro de forma automática com elas.

Por exemplo, não basta publicar todos os dias na rede para divulgar um produto ou serviço, sem qualquer tipo de planejamento. Você não vai vender nada.

Aqui estão algumas dicas práticas para colocar você no caminho certo e te deixar mais perto do sucesso:

1. Mire em um público específico

Não adianta tentar englobar os mais diversos públicos e esperar que os resultados aconteçam. O sucesso em qualquer rede social depende de muito planejamento e execução perfeita.

Isso envolve mirar em um nicho de público específico. Não seja amplo demais no conteúdo, crie uma persona e a leve em conta na hora de criar todo o conteúdo que vai publicar.

Quanto mais específico, mais fácil ficará para aumentar o número de seguidores e o engajamento deles.

Como resultado, você terá maiores chances de ganhar dinheiro com qualquer uma das alternativas que apontamos acima.

2. Procure oportunidades de negócio nos lugares certos

Já decidiu qual das 4 formas mostradas aqui você quer seguir? Ótimo, agora precisa procurar formas de torná-la realidade. Mas faça isso nos lugares certos.

Se você quer fazer parceria com empresas para publicar conteúdo patrocinado, não adianta fazer propaganda dos seus serviços em posts no próprio Instagram.

Crie formas naturais de entrar no radar de empresas do ramo, talvez por marcá-las em algum post ou interagir com suas publicações.

Se deseja vender suas fotos, procure bancos de imagens confiáveis e se cadastre nos mais interessantes.

Gastar energia nos canais errados só traz frustração e nenhuma renda. Fuja dessa armadilha.

3. Siga as boas práticas da rede

Redes sociais são como clubes. Você precisa seguir as regras de convívio para ter o respeito e a confiança das pessoas. Algumas boas práticas do Instagram são:

  • publicar de uma a duas vezes por dia para não “estufar” os seguidores com muitas publicações;
  • criar conteúdo que tem apelo visual, que ensine ou seja inspirador;
  • não fale apenas sobre você e seus interesses. Foco na persona, sempre;
  • use hashtags para aumentar o alcance de seus posts e ganhar seguidores;
  • use o Stories para reafirmar sua marca e promover maiores interações com o público.

Por que seguir essas boas práticas é tão importante para os seus objetivos de monetizar o Instagram?

Porque são elas que criam perfis fortes, que têm a confiança do público e, naturalmente, permitem que você ganhe dinheiro.

4. Use uma ferramenta de automação

Uma boa ferramenta de automação do seu perfil pode acelerar muito os seus resultados e aumentar exponencialmente a sua capacidade de ganhar dinheiro.

Uma ferramenta de qualidade pode servir para multiplicar sua base de seguidores (com qualidade), promover um engajamento bem maior com seu conteúdo e abrir várias oportunidades de parcerias de negócios.

Pode ser que hoje você não tenha condições de se posicionar como influenciador digital ou de promover produtos (próprios ou como afiliados).

A automação de perfil pode mudar esse cenário em bem menos tempo que levaria de forma manual.

O Bume é uma opção completa de automação, que faz, de forma automática, diversas tarefas importantes para o dia a dia de um perfil no Instagram.

Entre elas, agendamento de posts, interação com conteúdo e até envio de mensagens diretas automáticas.

5. Crie e promova uma hashtag única

Se você ainda está começando, não adianta usar uma hashtag exclusiva, pois ela dificilmente vai ser levada a sério.

Mas depois de estabelecer sua própria audiência, não deixe de criar e promover uma hashtag única em todos os seus posts.

Essa vai ser a sua marca exclusiva no Instagram, e servirá para dar um senso muito maior de comunidade aos seguidores.

Logo, você vai perceber outras pessoas usando a mesma hashtag para falar de assuntos relacionados ao que você faz, o que servirá como validação do seu trabalho e aumentará sua exposição.

Ganhar dinheiro com o Instagram é tão difícil quanto em qualquer outro empreendimento no mundo digital. Mas não precisa ser um bicho de sete cabeças, nem depende de uma audiência gigantesca. Basta seguir os processos certos.

Como você viu aqui, para ter no Instagram uma ótima fonte de renda. Ser visto é o primeiro passo para ter sucesso e ganhar dinheiro com o Instagram.

Gostou das dicas sobre como ganhar dinheiro com o Instagram? Então comece a colocar em prática iniciando um teste grátis de  5 dias no Bume, ferramenta de automação para Instagram.

ganhar dinheiro no instagram 

Tags: ,,