quarta-feira, agosto 16, 2017

Uma das melhores ferramentas atuais para alcançar o sucesso com o seu público é o Instagram. Ele gera um relacionamento próximo com os clientes e possibilita uma ótima variedade de estratégias de Marketing Digital.

O Instagram já conta com mais de 600 milhões de usuários ativos por mês, de acordo com dados fornecidos pela própria plataforma. Sendo a 2ª rede social mais utilizada no Brasil, ficando atrás apenas do Facebook.

Além disso, o aplicativo de compartilhamento de fotos vem trazendo novidades com mais recursos para seus usuários.

Em 2016, a rede lançou o Instagram Stories, que possibilita que os usuários compartilhem os seus momentos com fotos e vídeos de no máximo 10 segundos, personalizando-os com textos, emojis e desenhos feitos à mão. E, assim como o Snapchat, as publicações ficam no ar por apenas 24 horas.

O Instagram também lançou o “conta para negócios”, possibilitando que empresas criem perfis comerciais. Assim, são disponibilizadas informações sobre quais publicações tiveram mais engajamento entre os seguidores e outros dados importantes para análises.

Com tanto sucesso, as empresas começaram a utilizar cada vez mais a ferramenta para aumentar as suas vendas e a sua visibilidade. E um dos grandes objetivos dessas marcas é, com certeza, aumentar o seu número de seguidores.

Para isso, vamos te ensinar a ganhar seguidores no Instagram e a bombar o seu perfil. Confira:

Aprenda com a concorrência

Principalmente para quem está começando, é fundamental dar uma conferida no que outras empresas do mesmo segmento tem postado e como utilizam o Instagram de forma geral.

Essa é uma ótima forma de você pegar ideias do que tem dado certo e, claro, analisar o que não deve ser feito de jeito nenhum no seu perfil.

Não estamos falando aqui que você deve imitar uma outra empresa — a originalidade é também muito importante no processo de conquista de seguidores!

Mas você pode se informar e aprender boas estratégias com outros perfis, adequando e aprimorando para a sua marca.

Utilize hashtags

As hashtags já são uma expressão bem comum entre os usuários nas redes sociais.

Elas são aquelas palavras-chave antecedidas pelo símbolo popularmente conhecido como jogo da velha (#) e servem para categorizar o conteúdo de uma publicação.

As hashtags criadas são transformadas automaticamente em hiperlinks. Assim, quando uma pessoa clica naquela palavra, é realizada uma pesquisa automática mostrando todos os posts feitos por outras pessoas que também adicionaram aquela hashtag.

É uma forma de criar uma interação com outros usuários que estão interessados no assunto que foi publicado por você.

Para utilizá-las, é simples: basta inserir o jogo da velha (#) antes da palavra-chave. Os espaços não são identificados, portanto, é preciso escrever todas as palavras juntas.

Vamos imaginar que você tenha uma loja de roupas e postou um look como uma calça jeans de cintura alta. As hashtags que poderiam ser utilizadas são:

  • #calçadecinturaalta;
  • #calçajeans;
  • #cinturalta;
  • e por aí vai.

Dessa forma, se uma pessoa estiver procurando um produto ou um assunto com essas especificações, é provável que sua loja seja vista durante essa pesquisa.

Crie parcerias e faça sorteios para ganhar seguidores

Faça parcerias com outros usuários do Instagram que tenham seguidores de acordo com a sua Persona. Vocês podem trocar divulgações ou fazer sorteios.

Nos sorteios, você pode escolher um produto ou um serviço da sua marca para presentear o ganhador e determinar uma regra na qual, para participar, os usuários devem seguir ambos os perfis (da sua empresa e do perfil parceiro) e marcar mais amigos na publicação do sorteio.

É interessante que essas parcerias sejam feitas com usuários que possuam um grande número de seguidores e tenham relação com o nicho do seu negócio.

Invista em um digital influencer

Um digital influencer nada mais é do que uma pessoa que influencia outras digitalmente por meio das redes sociais. Alguns deles são bem conhecidos, como Hugo Gloss e Gabriela Pugliese.

Geralmente, você pode contatar um digital influencer pelo próprio Instagram. Cada um tem uma proposta e um preço para fazer as divulgações. É claro que, quanto mais conhecido e com mais seguidores, o investimento tende a ser maior.

Mas há alguns deles que topam fazer com valores bem acessíveis, como uma espécie de parceria, na qual você fornece um produto ou um serviço da sua empresa e, em troca, ele divulga seu perfil.

Tags: , ,

Related Article

1 Comment

Leave a Comment