Como ganhar seguidores no Instagram: um guia para bombar o seu perfil!

O Instagram é, sem dúvida, uma das melhores redes sociais para estar presente. Apesar de muito simples, a rede conseguiu criar um engajamento impressionante e chegar a mais de 1 bilhão de usuários ativos. Desde pequenos negócios até marcas multibilionárias a utilizam para fortalecer a relação com os clientes, promover conteúdo e realizar vendas diretas. Por isso a importância de ganhar seguidores no Instagram.

Como em toda rede social, ter resultados positivos nela depende diretamente da sua capacidade de criar uma audiência e cultivar fãs. Se não sabe por onde começar, vamos mostrar tudo que você precisa saber para ganhar seguidores no Instagram e fazer seu perfil bombar. Vamos lá!

 

Um pouco sobre o Instagram

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre os números do Instagram: entre os mais de 1 bilhão de usuários ativos que citamos no início, 500 milhões acessam a rede todos os dias. Inclusive, 80% das contas do Instagram seguem algum perfil empresarial, o que prova o quanto a rede promove uma relação próxima entre os usuários e suas marcas favoritas.

O formato simples e descompromissado das postagens, que se resume a imagens e vídeos curtos, torna o uso do Instagram agradável e simples até para quem não tem grande familiaridade com tecnologia. Os filtros e adesivos que podem ser usados nas publicações são um atrativo à parte, e ajudam a dar um toque profissional até para quem não tem grande conhecimento sobre fotografia.

Por fim, o Stories, recurso no qual uma história em imagem ou vídeo fica online por apenas 24 horas antes de ser apagada, conquistou o coração do público, e é usado por 500 milhões de pessoas e marcas todos os dias.

Se tem algo que o Instagram deixa bem claro é que se conectar melhor com seu público, criar uma audiência engajada e atrair clientes pelas redes sociais não depende de uma superprodução ou de um orçamento de marketing robusto.

Na verdade, basta saber como usar bem os recursos e ferramentas disponíveis. Além disso, é importante fugir de alguns erros, como comprar seguidores. Veja a seguir por que fazer isso não é uma boa ideia.

 

Por que não se deve comprar seguidores no Instagram?

Não há como negar que o Instagram tem uma força incrível, e pode ser determinante para o sucesso de uma empresa com o marketing digital. Por conta disso, muitos decidem pegar um atalho e comprar seguidores para acelerar seus resultados.

Mas comprar seguidores é uma péssima ideia, por vários motivos. O primeiro, e mais óbvio deles, é que a prática vai contra os termos de uso da rede social. Só por isso, comprar seguidores não vale a pena — e nunca recomendaríamos aqui no blog.

Mas a violação dos termos não é o único motivo. Uma conta no Instagram — ou em qualquer rede social — não depende da quantidade de seguidores para ser bem-sucedida, e sim do engajamento. É melhor ter 100 seguidores engajados do que 1000 que não interagem com suas publicações e não se importam com a sua marca. Qual desses dois tipos você acha que são vendidos?

Não se esqueça de que a ideia de estar nas redes sociais é criar uma comunidade em torno da sua marca e dos seus produtos, e não apenas manter uma aparência de autoridade. Quando o número de seguidores aumenta, mas aspectos como engajamento e conversão não melhoram em nada, você tem uma falsa ideia de progresso.

Por isso, quando a base de seguidores é acompanhada de forma isolada, se torna mais uma métrica de vaidade, porque não é o que realmente faz a diferença em uma estratégia bem-sucedida.

Essas métricas são indicadores que passam uma ilusão de resultados, mas que não geram valor real para alcançar os objetivos da marca. Então, é mais um motivo para não comprar seguidores: isso só vai oferecer métricas de vaidade, que vão tirar seu planejamento dos trilhos.

 

15 ações que você precisa realizar para ganhar seguidores no Instagram

Não existe apenas uma coisa que faça alguém ganhar muitos seguidores. Na verdade, o melhor é investir em um conjunto de ações, que vão fortalecer a sua marca, dar visibilidade ao seu perfil e, aos poucos, expandir sua audiência.

Pensando nisso, separamos uma lista com 15 itens aos quais você precisa dar atenção. Alguns desses passos devem ser feitos todos os dias, e outros podem ser realizados eventualmente. O segredo é manter uma estratégia consistente. Veja o que vai ajudar a bombar seu perfil.

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1. Conecte o Instagram com outras redes sociais

Conectar o Instagram com outras mídias dá aos seus posts um alcance maior, facilita seu trabalho de postagem e aumenta as chances de ser descoberto por mais pessoas.

Fazer isso é muito simples: a cada nova publicação, o Instagram oferece a possibilidade de compartilhar o post em outras redes sociais, como Facebook e Twitter. Seu único trabalho vai ser selecionar aquelas em que deseja compartilhar.

Se o celular ou tablet ainda não estiver logado nas redes em questão, uma breve autorização será necessária. Mas não se preocupe, pois não é nada complicado ou que tome muito tempo.

Essa simples integração pode colocar o seu conteúdo na frente de muitas outras pessoas, além de estimular que os seguidores de outras redes acompanhem seus posts também pelo Instagram.

 

2. Use hashtags

As hashtags já se tornaram comuns em todas as redes sociais, então, é natural que os perfis de marca também façam uso delas. Essas marcações servem para concentrar todos os posts sobre determinado assunto.

Assim, ao usá-las, você torna mais fácil para pessoas que ainda não conhecem sua empresa descubram seu conteúdo por meio dos filtros de assuntos que mais interessam a elas, o que aumenta suas chances de ganhar seguidores no Instagram.

Ainda assim, é preciso entender como usar esse recurso do jeito certo, visto que boa parte dos usuários ainda não sabe como fazer isso. O primeiro erro ao usar hashtags é ao colocar o sinal “#” depois da palavra que deseja destacar (por exemplo, marketing#, em vez de #marketing).

Não exagere usando dezenas de hashtags, pois isso pode frustrar os usuários e diminuir o engajamento. Use apenas marcações que se relacionem diretamente com a imagem ou vídeo postado. Além disso, também é possível usar o primeiro comentário para colocar algumas tags.

 

3. Poste fotos interessantes para o seu publico

O que interessa ao seu público? Com que tipo de publicações a maior parte dos seus seguidores se engaja melhor? É fundamental saber o que agrada aos fãs da sua marca, a fim de publicar somente material que seja interessante para eles.

Aliás, toda a sua estratégia de marketing de conteúdo precisa ser baseada na ideia de gerar valor para o público. É por isso que um dos primeiros passos ao montar uma estratégia do tipo é criar uma persona, a representação do seu cliente ideal.

Essa persona, que vai servir como norte de toda a sua estratégia, é criada com o objetivo de ajudar na criação de conteúdos relevantes e atrativos, que estimulem o consumo e a interação. Sem conteúdo de qualidade, nada vai fazer seu perfil manter um bom número de seguidores.

 

4. Esteja ativo

A regularidade é um dos principais elementos do sucesso no marketing digital, o que, certamente, inclui a sua estratégia no Instagram. Muitas marcas começam a todo vapor, mas, com o tempo, diminuem o ritmo e deixam de ver os resultados pelo trabalho.

Postar uma vez ao dia é suficiente para manter uma audiência engajada, e será muito melhor do que postar 7 vezes em um dia para compensar uma semana inteira sem qualquer post. Além disso, faça testes até descobrir os melhores dias e horários para postar, pensando sempre no que vai ter maior impacto e alcance entre os seguidores.

Por fim, não apenas faça suas próprias postagens, mas interaja com outros perfis: faça comentários, curta outros posts, siga pessoas diferentes etc. Tudo isso ajuda a criar uma relação melhor e mais próxima do público.

 

5. Motive o engajamento

Lembra-se do que falamos sobre como o engajamento é mais importante que o número de seguidores em si? Então, é crucial motivar seus seguidores para que se engajem mais com cada post. Isso vai contribuir para o branding e atrair ainda mais pessoas para o seu perfil.

Não espere que o conteúdo seja o único motivador para os seguidores interagirem com as suas publicações. Um convite animado faz toda a diferença para motivá-los.

Além de CTAs bem escolhidas para incentivar comentários e curtidas, responda a quem interagir com seus posts, mesmo que sejam críticas. Um bom diálogo pode colocar as pessoas a seu favor, e até mudar a opinião de quem não gostava da marca.

 

6. Invista em posts patrocinados

Posts patrocinados não podem ser o centro da sua estratégia, mas funcionam muito bem como forma de complementar e impulsionar os resultados do seu conteúdo. Ao passo que o crescimento orgânico é sempre mais interessante tendo em vista o longo prazo, posts patrocinados têm o papel de acelerar as coisas, desde que sigam os passos certos.

Somada ao post certo, uma boa segmentação de público pode trazer um engajamento excelente, além de ajudar a ganhar seguidores no Instagram. Para garantir que a tática funcione, procure impulsionar publicações que já fizeram sucesso com seus seguidores atuais, ou, ao menos, de formatos similares.

 

7. Aposte em vários tipos de conteúdo

O Instagram é um bom canal para exercitar a criatividade. Apesar de supostamente limitar os posts a vídeos e fotos, isso representa uma variedade muito grande de alternativas.

Faça testes com tipos diferentes de imagens, para ver o que funciona melhor. Veja o que seus concorrentes costumam publicar, e pense em como dar um toque diferente no que já se mostrou bem-sucedido.

Use o Stories, não apenas para postar fotos, mas também para fazer séries de vídeos curtos, ou para promover enquetes e estimular conversas por mensagem direta.

 

8. Elabore um calendário editorial

A sua estratégia de marketing digital provavelmente envolve muito mais do que apenas o perfil do Instagram. É preciso ter um olhar amplo para não abandonar outras estratégias e correr o risco de perder dinheiro.

Então, como fazer tudo que estamos falando aqui sem deixar de lado as outras atividades, nem se perder com prazos? A melhor forma de fazer isso é criar e seguir um calendário editorial.

Planejar suas publicações com antecedência e automatizar as postagens usando as ferramentas adequadas vai dar tempo suficiente para que você realize outras tarefas enquanto seu perfil continua bombando.

O agendamento de postagens é um dos recursos que o Bume oferece para garantir que o seu perfil continue gerando resultados de maneira simples e automatizada.

 

9. Monitore os resultados

As contas para negócios do Instagram já contam com relatórios precisos sobre os resultados do seu perfil ao longo do tempo. Não deixe de fazer uso dessa ajuda. Monitorar os resultados é vital para garantir que todo o seu plano de conteúdo funcione e traga retorno sobre o investimento feito na rede.

Além das métricas próprias do Instagram, vale a pena buscar pesquisas de mercado que mostrem os resultados de outras empresas em posição similar à sua, para ter um bom parâmetro de comparação.

Outra boa ideia nesse sentido é investir em ferramentas dedicadas de análise, além dos recursos nativos da rede social, seja para ter uma visão integrada com as demais táticas da empresa, seja apenas para ter dados mais avançados sobre ela.

 

10. Contrate uma ferramenta de gestão

Com uma ferramenta de gestão do Instagram você consegue otimizar o seu dia a dia para focar as ações que citamos nos tópicos anteriores deste post. Além disso, com essa ferramenta, você conquista seguidores reais de forma rápida e sem perder o engajamento.

O Bume é uma ferramenta de automatização que será capaz de ajudar em várias frentes:

 

11. Observe a concorrência

O que você faz e oferece já é feito ou oferecido de uma forma parecida. Mesmo que você atue em um nicho completamente diferente e novo, esse meio foi baseado em algo já existente. Afinal, nenhuma ideia existe sozinha, não é mesmo?

Por isso, observe a concorrência, tantos os acertos quanto os erros dos demais. Tire conhecimentos preciosos disso e procure se diferenciar dos concorrentes. No oceano de informação e ofertas que é a internet, é preciso tornar-se singular.

 

12. Aprenda a gerenciar suas contas

Se a sua empresa utiliza mais de uma conta no Instagram, como pode acontecer para corporações que tem diferentes projetos em áreas diversas, e precisa gerenciar todas elas, como você faz para realizar isso com sucesso?

Nessas horas, aproveitar as ferramentas que otimizam a gestão é fundamental. Se você optar por cuidar disso tudo manualmente e sem nenhum recurso que facilite sua vida, tornará a tarefa demorada e penosa. O Bume, ferramenta que abordaremos mais profundamente ao final deste post, é um ótimo recurso para isso. Prossiga com a leitura e continue aprendendo.

 

13. Apoie causas sociais

Hoje, as pessoas buscam muito mais do que simplesmente um produto. Elas querem um conceito e uma experiência associada a isso. Por essa razão, apoiar causas sociais traz credibilidade à sua marca e demonstra que você está preocupado com algo que vai muito além do lucro.

Obviamente, não basta falar da boca para fora. Da mesma forma que a internet pode impulsionar o seu negócio com boas iniciativas, também pode miná-lo se você não faz o que prega.

 

14. Faça sorteios

Uma excelente forma de gerar engajamento, maior alcance para sua marca e satisfazer a audiência é realizar sorteios. Isso faz com que mais pessoas interajam com a marca, marquem amigos e divulguem aquele acontecimento de acordo com as diretrizes dadas pelo sorteio.

Desde empresas pequenas até as grandes fazem uso dessa estratégia e ela é uma forma orgânica de você melhorar o seu desempenho no Instagram.

 

15. Publique conteúdos na hora certa

Você sabe em qual horário a sua audiência mais curte e interage com suas postagens? Sabe qual dia da semana seu público está mais propício a isso? Pois bem, publicar conteúdos na hora certa faz toda a diferença.

Da mesma forma que é propício produzir conteúdos que tenham apelo para as pessoas em datas comemorativas, o mesmo vale para o momento em que você escolhe postar. Se você faz a postagem em um momento do dia no qual as pessoas estão ocupadas ou desatentas ao seu perfil, as chances de bom desempenho são bem menores. Pense nisso!

 

Como o Bume pode ajudar na gestão de um perfil no Instagram?

O Bume é um sistema muito simples, que ajuda você a fazer a gestão do Instagram sem comprar perfis falsos ou inativos.

Funciona de forma muito simples:

  1. Você se cadastra no site;
  2. Conecta sua conta;
  3. Define seu público-alvo;
  4. O Bume gere suas interações e aumenta a visibilidade do seu perfil, atraindo mais seguidores.
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