segunda-feira, outubro 23, 2017

Você, provavelmente, já notou que muitas empresas estão usando o Instagram. Também percebeu que o seu negócio não pode ficar de fora. Só que, independentemente dos seus esforços, a sua impressão é a de que é impossível gerar tráfego para o seu site a partir dessa rede.

Mas é apenas impressão, fique sossegado. Para provar o nosso ponto de vista, vamos explicar neste post como usar links no Instagram para melhorar a visibilidade e o engajamento da sua marca. Confira!

Instagram no marketing digital

Vale a pena começar falando sobre o crescimento do Instagram. A previsão para este ano é de que ele supere o número de anunciantes do Twitter, conquistando a vice-liderança (o campeão é o Facebook).

Já no quesito usuários ativos, o Brasil detém o segundo lugar no ranking, atrás apenas dos Estados Unidos. Olha o potencial para gerar leads e vender!

Mas, para conquistar o seu espaço, é preciso aprender a usar o Instagram de maneira estratégica, juntando forças com todo o planejamento de marketing da sua marca.

Links no Instagram

Redes sociais são ambientes interativos. É por isso que existem várias formas para se fazer isso: curtindo (postagens e comentários), comentando/respondendo, mencionando e “taggeando”. Comentaremos adiante os dois últimos.

O importante é saber que, ao usar links no Instagram, a sua marca consegue fazer duas coisas fundamentais: marcar presença e entrar em contato com outras pessoas.

Somando a isso um cuidado na montagem do seu perfil e a sua manutenção, o problema de conquistar e engajar outros usuários, fazendo com que eles acessem o seu site, passa a ser uma questão de qualidade de conteúdo e participação ativa. Nada impossível!

Hiperlinks

Tratamos até aqui da parte teórica da sua estratégia para usar links no Instagram. Agora chegamos em terreno prático.

Existem duas formas de fazer a “linkagem” de conteúdo. A primeira é para o próprio aplicativo, ou seja, criando um hiperlink que leva para outro perfil ou postagem. A segunda é para páginas externas ao app.

Uma terceira forma de gerar links também vale a pena ser estudada e incluída: as hashtags. Elas funcionam como uma forma de organizar um conteúdo específico para pesquisa. Descobrir e usar as hashtags certas para o seu negócio é uma maneira fantástica de conseguir novos seguidores!

Agora aprenda a usar as formas disponíveis de linkagem:

  • menções — elas são a forma de mencionar outro usuário, criando um link para o perfil citado. São compostas por @+nomedoperfil. Exemplo: se você quer marcar a Bume em um post seu, coloque no texto @bume.io e pronto!;
  • marcar pessoas/”taggear” — pode-se fazer isso usando a função “Marcar pessoas” na última página antes da postagem. Aí, você pesquisa o usuário e marca;
  • links encurtados — por ser uma plataforma feita para usar no celular, os links no Instagram precisam ser curtos. Existem ferramentas gratuitas que prestam esse serviço e permitem acompanhar os cliques;
  • links no Stories — essa é uma novidade ótima para empresas. A rede liberou há pouco tempo o uso de links no Instagram Stories para perfis empresariais. Agora você pode postar produtos e incluir um link para a sua loja. Superprático!;
  • URL na bio — ela pode estar em último lugar aqui na lista, mas é de extrema importância. Quando um possível seguidor entra no seu perfil empresarial, ter acesso ao link do seu negócio é essencial. Como você só tem 150 caracteres para a bio, aproveite muito bem o espaço!

Viu como é possível gerar tráfego para o seu site a partir dos links no Instagram? Coloque em prática as nossas dicas e aproveite os resultados.

Para receber mais conteúdo para incluir essa rede com sucesso na sua estratégia digital, siga a Bume no Facebook, Twitter, Youtube e — claro! — Instagram!

 

 

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