Como usar o Telegram na sua estratégia de marketing digital

O Telegram foi criado em 2013 pelos russos Nikolai e Pavel Durov, os quais também desenvolveram a maior rede social da Rússia, o VK. Ele é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas, rápido, seguro e, por ser baseado na nuvem, pode se adaptar a qualquer sistema operacional. Com o Telegram você envia mensagens, documentos, imagens, áudios e vídeos.

Em março de 2018, 200 milhões de usuários registraram-se e, em 2019, atingiu a marca de 365 milhões, um crescimento de quase 100% em apenas 1 ano!

Além de tudo isso, o Telegram possui recursos excelentes para empresas, que serão listados abaixo. Confira! 

Crie grupos de até 200 mil pessoas no Telegram 

Isso mesmo! 200.000 usuários podem receber o mesmo conteúdo e se conectar simultaneamente. O Telegram permite que as mensagens sejam editadas ou excluídas, além da possibilidade de vários administradores, que podem controlar o fluxo de vendas, excluir, editar e corrigir tópicos.

Crie canais de comunicação no Telegram 

É uma ferramenta de comunicação unidirecional, sem restrição de número de assinantes, podendo, assim como os grupos, ser públicos ou privados. Além disso, a diversa variedade de bots que o aplicativo proporciona, facilita muito o gerenciamento tanto dos canais quanto dos grupos.

Faça pesquisas de mercado no Telegram

Com o recurso das enquetes você pode desenvolver sua própria pesquisa em um grupo, e a votação pode ser respondida, inclusive, de forma anônima.

Tenha um atendimento integrado no Telegram 

Você pode integrar o atendimento ao cliente da sua empresa ao Telegram, centralizando a comunicação. Isso aumenta a eficiência do suporte e facilita o retorno das solicitações.

Crie um espaço interativo no Telegram

O Telegram pode interagir com arquivos em Word, Excel, Power Point, PDF, ZIP, e outros formatos. Você pode utilizá-lo em desktop, tablets ou até mesmo na palma da sua mão, em seu celular.

Como utilizar essas ferramentas em uma estratégia de marketing digital? 

E por que essas ferramentas podem ser tão úteis na sua estratégia de marketing digital? Vamos falar mais disso, nos próximos tópicos! Continue acompanhando! 

1) Otimização do espaço

Como dito anteriormente, o Telegram tem seu armazenamento em nuvem, e, por isso, não ocupa muito espaço em seu dispositivo.

2) Segmentação do público

Você pode direcionar o conteúdo desejado para os usuários de acordo com suas preferências e o objetivo que você deseja alcançar, com os canais e grupos amplos e eficientes.

3) Ampliação da marca

Você cria conteúdos que qualquer usuário pode acessar, além da ferramenta permitir que seus usuários compartilhem o conteúdo, atraindo um público semelhante ao que você já tem, facilitando o seu crescimento.

4) Conhecimento sobre seus clientes

Com os comentários, você pode avaliar melhor o impacto e o alcance das suas campanhas, descobrindo o que tem gerado valor e aumentando o engajamento com a sua marca.

5) Interação facilitada

Com a ferramenta das enquetes, você facilita a vida do cliente. Ele se depara com uma situação fácil: apenas com um clique ele já consegue expressar sua opinião. Muitas vezes, os clientes deixam de expor suas opiniões por preguiça, não querem gastar seu tempo escrevendo ou até mesmo pensando no que escrever. A enquete resume esse processo, fora que as pessoas adoram uma enquete!

6) Aumento da confiança do cliente

O suporte com mensagens instantâneas dá ao seu cliente conforto, além de diminuir o tempo de dor associada à espera, gerando maior fidelização. Há também a possibilidade de associar o atendimento a um bot, oferecendo suporte online 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem necessidade de supervisão.

7) Economia de tempo e dinheiro

Os bots executam tarefas automatizadas simples e repetitivas. Eles criam uma interação mais humana com as pessoas, sendo auxiliados por Inteligência Artificial. No Telegram você pode, por exemplo, conectar seu conteúdo a um calendário, seguindo uma estratégia de compartilhamento de conteúdo.

Os bots são fáceis de encontrar e não exigem inscrição adicional. Você pode criar seu próprio bot ou pesquisar algum já existente que realize a atividade que deseja.

8) Maior controle

Com a possibilidade de editar mensagens, administrar seu envio e a entrada dos usuários, o Telegram te ajuda a formular e melhorar o fluxo de trabalho entre as equipes e canais de vendas da sua empresa.

9) Praticidade

Você pode salvar as mensagens, além de buscar por meio de hashtag algum assunto específico naquela conversa, podendo localizar rapidamente o que procura. Além disso, você pode ouvir os áudios na velocidade x2.0.

Dicas para usar o Telegram na sua empresa 

Agora que você já viu todas as ferramentas e vantagens que o Telegram pode oferecer, surge a dúvida: mas como posso usá-las no meu negócio? Para ajudar, separamos seis dicas simples, que podem ser ótimas para você aplicar na sua estratégia de marketing digital! Confira! 

  1. Crie um canal interno para coordenar as atividades da equipe;
  2. Crie um canal personalizado para seus clientes;
  3. Tenha um grupo de discussão para cada produto, ou serviço;
  4. Distribua conteúdo de valor;
  5. Compartilhe conteúdo de outras fontes;
  6. Crie concursos;

Por que usar o Telegram, mesmo já tendo outros canais de comunicação? 

Além de todas as vantagens supracitadas, há um conceito importante que deve ser levado em conta quando o assunto é Marketing: o “Conversational Marketing”, que é a conversa entre as marcas e seus consumidores. É entender o uso dos canais de comunicação de forma complementar.

Você pode SIM substituir um canal de comunicação pelo Telegram, mas pode TAMBÉM usar ambos. Tudo vai depender da sua estratégia de conteúdo e do comportamento do seu público. 

Minha dica para você é: use e abuse das facilidades que o Telegram proporciona para a estratégia de Marketing da sua empresa!

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