Os segredos que você precisa para saber como usar o TikTok

Você já sabe como usar o TikTok na sua empresa? Criada em 2016, o foco da plataforma é o compartilhamento de vídeos curtos, de até 60 segundos. O usuário pode editar o material e fazer cortes, além de inserir dança, músicas, dublagens e outros efeitos.

Como o conteúdo visual é bastante atrativo, o TikTok virou um verdadeiro fenômeno. No mundo, tem 1,5 bilhão de usuários mensais. Por isso, é a quarta maior rede social em termos de usuário. Desse total:

  • 76% seguem influenciadores;
  • 50% confiam na recomendação das personalidades;
  • 41% têm entre 16 e 24 anos;
  • 38% acreditam na sugestão de celebridades.

Esses dados mostram que usar o TikTok é uma forma de engajar e se aproximar do seu público. Por isso, é importante conhecer a rede social e entender como ela pode ser inserida na sua estratégia de marketing.

É o que vamos mostrar neste post. Acompanhe!

Como usar o TikTok? Veja como funciona

A plataforma oferece diferentes efeitos, como a dublagem e outros recursos. Com isso, os vídeos são criativos e divertidos. Isso leva a uma característica específica do TikTok: o potencial de viralização.

Em vez de criar um material caro e demorado, com a rede social você gera os vídeos curtos com facilidade. Com isso, há mais engajamento do usuários.

Além disso, o público é altamente segmentado. Diferente de outras mídias sociais — que têm um público mais abrangente —, o TikTok tem seus usuários concentrados na faixa entre 16 e 24 anos. O segundo maior grupo é de pessoas entre 24 e 30 anos.

Com isso, as empresas com público-alvo nessa faixa têm uma grande ferramenta em mãos. A vantagem é que se torna desnecessário ter um especialista em criação e edição de vídeos. Como a plataforma é interativa e simples, qualquer pessoa consegue fazer esses processos.

Quais são as regras básicas para começar a usar o TikTok?

O TikTok pode ser utilizado de diferentes maneiras. Muitos usuários entraram na rede social durante a pandemia do novo coronavírus, já que a plataforma ofereceu dinheiro para quem assistisse aos vídeos e convidasse outras pessoas para se cadastrarem.

Com esse potencial, sua marca precisa usar os recursos a seu favor. Para isso, a melhor forma de começar é entender quais são as regras básicas de uso do TikTok. Veja a seguir!

Tenha uma bio atrativa

A bio deve ser interessante para que os visitantes queiram seguir o seu perfil. A ideia é seguir as mesmas dicas das outras redes sociais. Ou seja, ter criatividade e escrever algo que tenha a ver com a sua marca.

Por exemplo, o McDonald’s Brasil usa: “Se você ainda não tá com #FomeDeMéqui, você vai ficar”. Por sua vez, o concorrente Burger King deixa como: “royalty royalty royalty”, ou seja, “realeza realeza realeza”.

Rerodução: Perfil do McDonald’ Brasil no TikTok – 23/06/2020

Apesar desses exemplos não terem o link de outras redes, site etc. na bio. Essa é uma alternativa. O McDonald’s, inclusive, aplica uma boa prática: as hashtags.

Pense mais no conteúdo

As postagens precisam ser interativas e com muitos efeitos. Como é uma rede social de nicho, o conteúdo precisa ser o correto para gerar engajamento.

Segundo o community manager do TikTok no Brasil, Rodrigo Barbosa, o que costuma trazer mais resultado são os vídeos autênticos e criativos. Por isso, vale a pena investir em momentos da vida real.

Sempre use hashtags

As hashtags sempre ajudam. Além de facilitarem a busca pela empresa, é uma forma de usar o TikTok a favor de campanhas de marketing. Quer um exemplo? A Chipotle Mexican Food virou um case de sucesso ao lançar o desafio #GuacDanceChallenge.

@chipotle

TFW guac is free. Online/in-app only 7/31 #GuacDance Terms: chip.tl/avoday

♬ The Guacamole Song – Dr. Jean

Basicamente, a ideia era dançar uma música que citasse o abacate, matéria-prima do guacamole. A iniciativa, lançada em 2009, contou com mais de 250 mil vídeos usando a hashtag. Com isso, foram vendidas 800 mil porções do prato mexicano no Dia Nacional do Abacate.

Com o resultado preciso, a marca adotou outra iniciativa, dessa vez, no Super Bowl 2020. Com Justin Bieber, a marca divulgou a nova música do cantor, chamada Yummy. Para engajar os usuários, o convite foi criar um anúncio com a canção. Sabe quantas pessoas foram alcançadas? 95 milhões.

@avani

Well that @chipotle came quick😳🥰 #tiktoktimeout #ad

♬ Yummy – Justin Bieber

Como usar o TikTok na prática?

As dicas acima são apenas o começo para entender como usar o TikTok na sua empresa. É preciso considerar alguns aspectos técnicos dos vídeos para que eles surtam o resultado esperado. Confira o que analisar!

Escolha do áudio

O áudio é o começo do engajamento, porque ele costuma ser replicado várias vezes. O som utilizado pode ser escolhido a partir do acervo da rede social. Existem várias opções. 

Se quiser, também pode retirar o barulho da gravação, mixar o que foi capturado pelo microfone com a música escolhida ou colocar outra trilha sonora. Outra possibilidade é usar músicas gravadas por amigo.

Gravação de vídeo

O ideal é que os vídeos sejam mais caseiros, porque eles costumam fazer mais sucesso. Aproveite para mostrar a rotina da empresa, a interação com os colaboradores, a embalagem dos produtos etc. Na hora de gravar, é possível escolher entre vídeos de 15 ou 60 segundos.

Publicação na rede social

A divulgação do conteúdo é simples e pode contar com influenciadores. A Disney, por exemplo, contou com eles para divulgar ainda mais o filme Aladdin. Ao mesmo tempo, lançou a hashtag #UmMundoIdeal.

O Guaraná Antarctica usa vários influencers para publicar diferentes vídeos na rede social. Também são lançadas latas com QR code especifico, chamado TikTok code. Quando escaneado, o usuário é redirecionado para o perfil da marca.

Foto: Geek Publicitário

Como empresas e influenciadores usam o TikTok?

Os perfis corporativos e o branding usam o TikTok para melhorar o relacionamento com o público-alvo. Veja alguns cases de sucesso e quais são as ideias aplicadas.

Nestlé

A empresa contratou um novo funcionário com um recrutamento pela plataforma. O cargo era gerente de marketing da Nescau. Para ganhar a posição, era necessário criar um vídeo de até 60 segundos com:

  • descrição pessoal;
  • música que representasse o candidato;
  • motivo para concorrer à função;
  • possibilidades para agregar à empresa.

Starbucks

A marca não está com um perfil oficial, mas uma atendente — a Maya — a representa. O perfil tem milhões de visualizações e ensina a fazer receitas da própria Starbucks. Ainda são apresentados vídeos sobre o dia a dia nas cafeterias da rede e outros conteúdos com características mais pessoais.

Maria Brasileira

A franquia de serviços de limpeza resolveu investir no mesmo modelo da Starbucks. A diferença é que a parceria foi feita com a influencer Patricia Alves. Com quase 140 mil seguidores, ela criou vídeos de dublagem e citou a marca. O resultado foi um crescimento de 800% no total de seguidores em apenas uma semana.

É importante citar que o público da Maria Brasileira não é o que está no TikTok. No entanto, alguns clientes descobriram o serviço devido aos filhos. Portanto, há uma relação indireta.

Amaro

O foco é apresentar as peças comercializadas pela marca em situações cotidianas. Ainda são postados vídeos interativos dentro das lojas.

Com essas dicas, você já sabe como usar o TikTok e aplicar as ideias na sua estratégia de marketing. A partir de agora, é só colocar a criatividade à prova e focar para alcançar os resultados esperados!

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