Como vender no marketplace: aumente suas vendas com consultoria

Ampliar os seus canais de venda, integrando ou criando uma loja virtual em um ambiente de marketplace pode ser uma excelente oportunidade para aumentar o volume de vendas de seu e-commerce

Dentro destas plataformas, seus produtos ganham maior alcance e visibilidade aos usuários de maneira rápida e eficiente.

Porém, manter-se ativo e ter uma boa performance  no marketplace requer algumas ferramentas importantes, e uma consultoria de e-commerce pode auxiliar em algumas delas.

Neste artigo, falaremos mais sobre a ajuda que uma equipe de consultoria de e-commerce pode oferecer a respeito de como vender no marketplace.

Quais são as vantagens de vender no marketplace? 

Marketplace é uma plataforma digital que reúne diversas marcas em um só lugar. Podemos compará-lo a uma espécie de ‘shopping virtual’.

Este modelo de e-commerce é bastante vantajoso ao consumidor, pois organiza a procura por serviços e produtos, facilitando o processo de compra. Mas também traz muitas vantagens ao empreendedor, por se tratarem de plataformas que já têm o acesso e confiança de uma audiência engajada.

Se você está iniciando sua loja virtual, o marketplace pode aumentar bastante seu faturamento. Por ser movimentado e confiável, vender no marketplace ajuda a reduzir custos com publicidade, hospedagem de site e trabalho de construção de marca.

Para quem já tem uma loja virtual ativa, vender no marketplace é uma chance de alcançar mais clientes e conversar diretamente com o público alvo de seu negócio, podendo aumentar seu volume de vendas e credibilidade. 

Como o Marketplace pode ajudar nas suas vendas? 

Além das vantagens relacionadas à divulgação e alcance de usuários, uma plataforma de marketplace também auxilia nas demandas administrativas de suas vendas. 

Todo o processo de compra é sediado e intermediado pela plataforma, questões como: formas de pagamento, prazos, trocas e devoluções, comunicação com o cliente, entre outras, são facilitadas e organizadas, o que ajuda bastante na gestão das vendas e otimização de processos em sua loja virtual.

Como vender no marketplace e alavancar as vendas com consultoria? 

O marketplace pode ser uma excelente alavanca para as vendas de sua loja virtual. Ainda assim, é fundamental saber utilizar essa ferramenta para impulsionar seu negócio.

Uma consultoria de e-commerce dispõe de metodologias e estratégias específicas para o ambiente de marketplace, que podem fazer toda a diferença na sua performance. 

A seguir, classificamos alguns dos diversos recursos utilizados por uma consultoria de e-commerce, que podem te mostrar melhor como vender no marketplace.

1. Escolha dos melhores produtos

Identificar seus produtos mais relevantes e competitivos é uma das estratégias utilizadas por uma consultoria de e-commerce. 

Como a concorrência é alta dentro do marketplace, reconhecer e trabalhar seu produto estrela é muito importante para ganhar destaque entre as ofertas da plataforma. 

Analisando a concorrência e o perfil do marketplace, uma consultoria especializada é capaz de mensurar quais produtos podem gerar maior tráfego para a sua loja, tornando-a mais expressiva. Por consequência, uma maior relevância pode aumentar seu volume de vendas

2. Escolha dos melhores canais de venda

Antes de escolher qual o canal de venda mais adequado para seus produtos, é preciso identificar seu público alvo, ou seja, para quais tipos de consumidor seus produtos são destinados. 

Após este diagnóstico inicial, fica mais fácil decidir quais plataformas de marketplace são mais compatíveis com seu negócio e podem trazer melhores resultados.

O tipo de site, a audiência e a forma como a venda é realizada variam de acordo com cada plataforma. Neste sentido, uma consultoria profissional pode auxiliar na escolha dos melhores canais de venda, aumentando suas chances de sucesso no marketplace. 

Como vender no marketplace: Foto de duas pessoas conversando, uma está com um notebook na mão, escrevendo em um quadro e outra está observando.
Foto de Kaleidico no unsplash

3. Instruções para montar um anúncio campeão

Como já diz uma conhecida frase: “a propaganda é a alma do negócio”. Para aumentar suas vendas, é muito importante que cada vez mais pessoas conheçam seus produtos, e é na divulgação que tudo começa. 

Conforme percebemos, apesar de o ambiente de marketplace ser uma boa vitrine para seu produto, ter bastante tráfego e poupar grandes custos de publicidade, a concorrência é alta. Um anúncio bem estruturado pode fazer toda a diferença para que sua loja ganhe destaque dentre tantas outras. 

Neste quesito, a colaboração e orientação de uma consultoria de e-commerce pode ser fundamental para uma divulgação mais efetiva e bem sucedida.

4. Maximizar as vendas com Ads

Mais do que elaborar um bom anúncio, é necessário também que ele alcance o maior número de pessoas. Conhecer formas de patrocinar e otimizar  anúncios em mecanismos de busca online é muito útil ao pensar sobre como vender no marketplace.

Isso porque os anúncios otimizados podem atrair usuários que ainda não conhecem sua loja, mas que precisam dos produtos que você oferece. 

Alinhando o alcance dos Ads com a credibilidade de uma boa plataforma de marketplace, suas chances de venda aumentam significativamente. 

5. Identificar e explorar novas oportunidades

Sabemos o quanto o ambiente virtual é volátil e dinâmico. Seus anúncios precisam se moldar a esta realidade, devendo ser acompanhados e otimizados sempre que necessário. 

Além disso, estar antenado às mudanças de cenário do mercado também é importante para adequar seu trabalho de divulgação às oportunidades que surgirem. 

Este acompanhamento e análise dedicadas fazem parte do trabalho da consultoria. Eles ajudam a manter seus produtos em destaque e otimizam o tempo do empreendedor. 

6. Fazer promoções estratégicas

Ainda sobre adaptar-se aos diversos cenários que o mercado virtual apresenta, trabalhar com promoções pode ser uma boa estratégia.

Criar uma promoção é uma das maneiras de atrair mais clientes para sua loja virtual e divulgar sua marca, mas é um método que precisa ser utilizado com cautela, levando em consideração a saúde de seu negócio. 

Uma equipe de consultoria especializada pode ajudar a identificar quais os tipos de promoções podem ser efetivas e os melhores momentos e cenários para aplicá-las.  

Manter-se ativo e bem estabelecido dentro do marketplace demanda dedicação e análise contínuas para que sua loja virtual esteja sempre entre as principais de seu segmento. 

O serviço de uma consultoria especializada pode se apresentar um bom investimento, por trabalhar exatamente neste processo de acompanhamento dedicado ao seu negócio, traçando metas e metodologias que podem ser a chave para o sucesso de seu e-commerce.  

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