7 dicas rápidas de como vender pelo Instagram

Hoje em dia, muitos empresários estão apostando no Instagram para divulgar seus produtos e serviços. Tal rede social, que é utilizada por várias pessoas do mundo, se tornou uma espécie vitrine de diversos segmentos de empresas. Afinal, ter um perfil comercial é algo bastante atrativo e engaja muito sua imagem. No entanto, é necessário saber técnicas de como vender pelo Instagram.

Os hábitos de consumo modernos geraram essa demanda que consiste na venda online. A maioria dos usuários fazem buscas sobre o que comprar. A pesquisa é feita utilizando o Google e, principalmente, as redes sociais. Ou seja, sua presença nos ambientes virtuais ajudará a conquistar um cliente bem antes mesmo deles decidirem por qual empresa optar.

Nos tópicos abaixo, mostraremos de que maneira a sua conta poderá ficar atrativa e preparada na atuação na área de vendas no e-commerce ou loja física por meio de algumas dicas. Ficou curioso? Então, continue conosco até o final e tenha uma boa leitura!

As principais dicas de como vender pelo Instagram

O smartphone facilitou a rotina de muitas pessoas e, po causa disso, tornou-se o principal mecanismo de solucionar problemas ou solicitar coisas de diversos segmentos, tanto na vida pessoal quanto profissional de um indivíduo. Logo, eles passam a comprar cada vez mais por meio da Internet devido à facilidade e a praticidade.

No intuito de oferecer um diferencial competitivo e tornar sua imagem cativante no Instagram, separamos nos tópicos abaixo seis dicas que otimizarão seu perfil, possibilitarão oportunidades de vendas que trarão uma boa experiência aos seus seguidores. Acompanhe a seguir!

1. Facilite a compra do internauta

As pessoas estão com o tempo cada vez mais escasso. Portanto, se você não facilitar o caminho da venda, elas desistirão e irão atrás de uma outra empresa. Se seu negócio é um e-commerce, deixe o link disponível na sua bio e em algumas das suas publicações. Afinal, é necessário surpreendê-los de um jeito atrativo e sutil.

Chamada de atenção para fazer o teste do Bume

Hoje, existem opções de links nessa rede social que acoplam seu empreendimento online dentro do próprio App. Vale a pena conhecer certas ferramentas digitais no intuito de saber como vender pelo Instagram de forma 100% virtual. Essa dica também serve para quem tem loja física. Por isso, coloque o seu endereço, horário de funcionamento e contatos bem visíveis.

2. Aposte na estética visual

O Instagram é uma rede social extremamente visual. Portanto, para atrair clientes e levá-los a navegar pelo seu perfil, é necessário ter acesso à imagens diversificadas e de boa qualidade. Vale a pena investir na divulgação por meio de fotos atraentes e de alta definição, pois elas têm atraído cada vez mais views. Logo, aposte na estética e impressione a sua persona.

3. Crie um bom conteúdo

Seguir um perfil que só posta fotos e vídeos de promoções e produtos, pode se tornar tedioso para muitas pessoas. Mesmo que o seu foco seja vendas, você não deve fazer apenas isso em todas as suas postagens, pois trata-se de um marketing invasivo que muito em breve causará uma diminuição de seguidores. Tal fato não é nada vantajoso, concorda?

Pensando nisso, eduque seu público, divulgue curiosidades e informações sobre o seu segmento. Por exemplo, se sua empresa é uma loja de roupas, compartilhe as peças, mas também dê dicas de moda, tendências e demais conteúdos relacionados a tal assunto.

Qual peça fica melhor em cada tipo de corpo? O que vestir em uma reunião de negócio? Em quais ocasiões é mais aconselhável usar blazer ou smoking? São alguns dos exemplos aplicáveis.

4. Invista em digital influencers

Se você tiver orçamento suficiente, vale a pena investir em digital influencers. Pois, além de atrair mais usuários até sua página, isso aumentará a notoriedade da sua imagem na web. Por isso, pesquise um que dialogue com o seu negócio e proponha uma parceria. Porém, não adianta contratar alguém muito famoso que não tem nenhuma relação com a identidade e conceitos da sua marca, é claro.

Mesmo que aquela pessoa esteja em um momento de ascensão, associar sua empresa a uma figura que nada tem a ver com a sua missão e visão poderá ser bastante prejudicial. Logo, opte por um influencer que tenha uma boa relevância nos ambientes online e que também ofereça um ótimo engajamento com o seu público de interesse.

5. Faça posts patrocinados

Os posts patrocinados são essenciais e têm o intuito de aumentar o alcance de suas postagens para além dos seus seguidores. Logo, selecione aqueles que você considera estratégico e garanta que eles sejam impulsionados. É importante fazer um acompanhamento do retorno por investimento e saber qual delas deu mais resultado e, assim, aperfeiçar o seu perfil, de acordo com o que seu público tem interesse.

6. Identifique uma frequência de postagem

Qual horário e em quais dias da semana o seu público mais acessa o Instagram? É importante ter essa resposta com o propósito de montar uma frequência de postagens ideal que ajudará o seu negócio a crescer ao vender por esse meio.

Deixar posts muito espaçados fará com que o seu empreendimento caia no esquecimento, mas postar várias fotos ou vídeos no mesmo dia pode se tornar cansativo.

Portanto, estabeleça um cronograma agradável com o intuito de os seus seguidores consumirem as informações dessa sua rede social nos momentos propícios. Logo, vá de acordo com o que você percebe e o que as suas pesquisas apontam. É interessante trabalhar com métricas e sempre conferi-las em todo planejamento estratégico que sua empresa fizer.

A função Melhores Amigos e o seu uso para vendas

Uma boa estratégia para vender pelo Instagram é fazer uso da função Melhores Amigos no intuito de oferecer exclusividade a algumas contas e otimizar as oportunidades de fechar uma parceria ou negócio. O feed é importante, mas é preciso também criar estratégias a serem divulgadas nos stories, pois elas aumentarão as suas chances de conseguir clientes.

No entanto, é necessário que você saiba de que maneira usar essa ferramenta e entender o quanto isso consolidará o relacionamento que está sendo formado com um seguidor que demonstra interesse pelos seus produtos e serviços. Veja nos tópicos a seguir de quais maneiras é possível elaborar certas ações que facilitarão a realização de vendas online. Confira!

Ofereça descontos exclusivos

Por meio das DMs que são enviadas no decorrer do seu relacionamento com o público, certos usuários procuram informações sobre produtos que despertaram seu interesse. No entanto, alguns fatores podem fazer com que eles prefiram adquirir tal item em uma outra oportunidade. Porém, a possibilidade de um desconto exclusivo aos que fazem parte do dessa categoria exclusiva mudará essa situação.

Além de se sentir privilegiado ao saber que compõe tal lista, a duração dessa promoção causará uma certa urgente no usuário e ele rapidamente optará em comprar. Os gatilhos mentais são muito usados em ações online — principalmente na hora de vender pelo Instagram. Porém, é necessário que cada empresário saiba usa-los estrategicamente, sempre alinhado com o seu planejamento.

Faça um clube de assinatura

Lembra que falamos sobre investir na criação de conteúdos relevantes com o intuito de engajar e educar seu público? Então, a elaboração de um clube de assinaturas no Instagram usando a função Close Friends poderá trazer um grande diferencial à sua marca. Pois, por meio de informações exclusivas, os usuários terão acesso às coisas que os outros não têm.

Por exemplo, a divulgação de um webinar, o compartilhamento de um e-book, novos itens que chegarão em breve na loja ou no e-commerce e que esses assinantes poderão fazer a reserva antes da sua empresa anunciar ao público. É uma vantagem muito interessante, não é verdade? No entanto, é necessário falar com sua equipe com o propósito de orienta-los da qualidade de cada material.

Afinal, se tratando de um serviço pago, algumas pessoas ficarão atentas em relação à toda identidade visual e à relevância dos dados que foram passados nos materiais que receberam. O importante também é não esquecer de personalizar o contato com essas contas e sempre ficar à disposição de qualquer dúvida ou suporte.

Divulgue stories com dicas especiais a eles

Usando a dica de fazer uma parceria com algum digital influencer que agregará valor a sua marca, sua empresa também poderá criar alguns vídeos com alguma pessoa famosa oferecendo conteúdos exclusivos aos que fazem parte da sua lista de Melhores Amigos. Essa também é uma ótima forma de vender pelo Instagram.

Tal campanha poderá ocorrer com aqueles usuários que atingiram um determinado nível de compras ou já apresentam certos sinais de fidelização com o seu empreendimento. Dialogue com sua equipe em relação ao tempo que cada postagem terá, qual o horário adequado e demais fatores que engajaram tal ação.

O auxílio de uma ferramenta nas ações de vendas

É natural que alguns tenham dificuldade em começar a planejar essas ações e administrar tais tarefas. No entanto, existem alguns programas que ajudam a ganhar mais seguidores, programar posts e aumentar o engajamento do seu perfil em relação a vender pelo Instagram.

Como você pode notar durante esta leitura, o ato de vender pelo Instagram depende muito do seu planejamento e das ações acertadas que serão tomadas. Logo, existe uma ferramenta que oferece diversos recursos que otimizam a utilização da sua conta. A Lastlink é uma plataforma confiável para gestão de assinaturas do Close Friends e ajudará você a monetizar seu conteúdo com pagamentos recorrentes.

AboutDiego Kadry
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