segunda-feira, outubro 23, 2017

Muita gente já passou pelo aperto do que parece ser ter sua conta do Instagram deletada sem motivo aparente algum.

Você simplesmente abre o seu aplicativo e se depara com o aviso: “sua conta foi desativada por violar os termos do Instagram. Aprenda como retomar a sua conta.” e não sabe como proceder para resolver o problema.

 

conta deletada do instagram

 

O que acontece é que, ao buscarmos pelo perfil dentro do Instagram ele não se mostra mais ativo e, sendo assim, a primeira coisa que vem à cabeça é: “Meu Deus! Minha conta foi deletada!” Mas, fique tranquilo porque não é bem assim.

A conta foi mesmo deletada?

O que a maioria das pessoas não sabem é que muitas vezes esse bloqueio (que confundimos com conta deletada) vem de erros que ocorrem no próprio Instagram, que acaba deslogando e bloqueando contas em massa.

Esse processo te impedirá de ver o seu perfil e suas postagens até que você entre em contato com o Instagram para solicitar o retorno da conta.

Se procurarmos nas buscas do Google vamos perceber que isso acontece de maneira recorrente.

No dia 07/12/2016 por exemplo, o problema foi tão grande que chegou a alarmar portais de notícia e entupir o twitter com reclamações para a rede social. A resposta do Instagram foi curta:

Estamos cientes de que há um bug que afeta os usuários deslogando-os de suas contas. Estamos trabalhando para resolver essa questão o mais rápido possível. Nenhuma conta foi deletada“.

O problema e o desespero se agravam ao tentarmos solicitar o retorno da conta. O que poderia ser uma tarefa simples se torna complexa, já que o formulário de solicitação não funciona tão bem quanto gostaríamos e o suporte é quase que inexistente.

Mas não se preocupe, porque muita gente se encontra no mesmo barco que você. Recuperar a sua conta do Instagram pode ser aflitivo e demorar alguns dias, mas a não ser que você seja comprovadamente um robô, não será impossível fazê-lo! Basta você seguir as dicas logo aqui embaixo:

Mas por que isso acontece?

Não sabemos exatamente o motivo. Como dissemos antes, isso pode acontecer devido a um bug interno do Instagram, pode ser que você tenha realmente violado os termos da rede social, ou até mesmo que você tenha sido denunciado por outro perfil.

Mas existe a hipótese (não comprovada) de que a rede social faça essa ação de tempos em tempos para encontrar perfis falsos no sistema. Ela desloga ou bloqueia uma porção aleatória de “x” perfis para análise interna e volta com as contas reais aos poucos.

Se for esse o caso, basta você confirmar que não é um robô que a sua conta já teria grandes chances de ser liberada.

Mas essa é apenas uma hipótese. Nós não temos acesso a nenhum tipo de informação dentro do Instagram que possa confirmar essa informação. O que sabemos é que, o quê o Instagram tem chamado de “bug”, tem acontecido com uma frequência mais alta que o desejável.

O Instagram pode fazer isso?

Ao aceitar os termos de uso do Instagram você concorda que:

  1. Nós nos reservamos o direito de recusar o acesso ao Serviço a qualquer pessoa, por qualquer motivo, a qualquer momento.
  2. Nós nos reservamos o direito de forçar a privação de qualquer nome de usuário por qualquer motivo.
  3. Nós podemos, mas não temos a obrigação de, remover, editar, bloquear e/ou monitorar conteúdo ou contas com conteúdo que nós determinamos, a nosso exclusivo critério, que viola esses Termos de Uso.

Portanto, sim… infelizmente eles podem fazer essas ações como desejarem e você provavelmente não terá direitos legais, caso a sua conta seja realmente deletada do sistema.

Existe alguma maneira de entrar em contato com o Instagram?

Infelizmente, não! Não existe contato direto com o Instagram. A não ser a partir do envio de formulário de recuperação de conta.

Então o que fazer?

Vamos ao que interessa. Tente usar alguma dessas opções (ou mais de uma, se preferir) para recuperar a sua conta.

Envio do formulário

Enviar o formulário solicitado pelo Instagram para comprovação de propriedade da conta.

Quando você acordou abriu o seu Instagram tentou logar e recebeu aquela mensagem bombástica de que sua conta foi bloqueada, você percebeu um botão de “saiba mais” abaixo do aviso, certo?

Pois bem, clique nele e em saiba mais novamente. Você chegará a um formulário parecido com o formulário abaixo:

contas deletadas do instagramcontas deletadas do instagram

Preencha com seus dados envie e aguarde.

Existem casos de pessoas que não conseguiram preencher o formulário. Me parece que o time de atualizações do Instagram acabou deixando essa parte de lado.

Se você não conseguiu anexar o seu documento de comprovação de negócio: Envie mesmo sem documento.

Se você não conseguiu incluir o País no formulário: tente por outro dispositivo, ou baixe o Instagram web para tentar fazer pelo computador.

Recuperação pelo número do telefone

Pode ser que tenham lhe solicitado apenas a confirmação do seu número de telefone. Neste caso, solicite envio do código para o número de telefone indicado, inclua o código recebido e confirme, para ter sua conta de volta.

Porém, há um problema: os seus dados na rede social precisariam estar atualizados para que isso aconteça sem problemas.

Se você incluiu um número residencial, por exemplo, você não conseguirá receber este código. Por isso, não se esqueça de de sempre manter os seus dados atualizados! Serão eles que garantirão a fácil recuperação da sua conta.

Chat do Facebook

Uma dica que pode te auxiliar na recuperação da conta é: caso você tenha uma conta de anúncios no Facebook, entre em contato com o time do Facebook através do chat de lá.

Os atendentes são extremamente solícitos e o atendimento excelente. Porém, saiba que o máximo que eles poderão fazer para você é abrir um chamado, enviar para o time do Instagram para avaliação e acompanhar o retorno da sua conta. Eles não têm qualquer poder de decisão sobre o que acontecerá com o seu Instagram.

Em quantos dias posso ter minha conta de volta?

Primeiramente você receberá um email do Instagram dizendo que sua conta está em análise. Após recebimento deste email pode demorar alguns dias para retorno da conta. O máximo que já soubemos foram 7 dias, mas pode ser que a espera seja maior.

Quando a sua conta estiver liberada você receberá um email do Instagram pedindo desculpas pelo ocorrido e confirmando a recuperação da sua conta sem nenhuma modificação de conteúdo.

Caso a sua conta tenha realmente sido deletada você também receberá um email do Instagram informando sobre a decisão. Porém, caso você tenha procedido corretamente na solicitação de retorno da conta, é muito difícil que isso aconteça.

Que tal aprender um pouquinho mais sobre Instagram e se tornar um expert no assunto?

14 Comentários

Ana 02/09/2017 at 04:30

Aconteceu isso com o meu Instagram mas não aparece essa mensagem de engano! Não sei o que fazer … gostaria de uma ajuda 🙁 você sabe como posso recorrer ? Obrigada!

    Luiza Carneiro 06/09/2017 at 10:04

    Olá! Quando você tenta entrar, o que aparece para você?

Renato 18/09/2017 at 11:12

Tive minha conta desativada no começo do mês e até hoje nada deles me responderem, já mandei vários fomulários, acho que ta com algum problema essa parte de formulários dele.

    Francielle Santos 16/10/2017 at 11:09

    Oi Renato,

    isso costuma acontecer mesmo, eles não responderem.

    Mas continue tentando, e outra opção é entrar em contato com o Suporte do Facebook.

Alessandra 26/09/2017 at 07:01

Bom dia!!!

Meu amigo teve a página de trabalho excluída no Instagram. Recebeu uma notificação de que tinha alguns bloqueios e uma denúncia. Gostaria de saber se tem como saber quem denunciou a conta dele! Tem como?

    Francielle Santos 28/09/2017 at 10:13

    Olá Alessandra,

    não há como saber pois a denúncia é anônima.

    Mas, uma alternativa é entrar em contato com o Suporte do Facebook (já que o Instagram não possui esse serviço, mas no fim eles são a mesma empresa) para entender qual é o problema.

    https://www.facebook.com/business/resources/

    Espero ter ajudado.

Renato 06/10/2017 at 01:55

Olá, tive minha conta desativada no final de agosto, já mandei vários formulários e nada deles me responderem, vi que esse problema deles não responderem os formulários esta acontecendo com muita gente, acredito que o suporte deles esteja com algum bug.
Envio o formulário e não aparece Denuncia feita, antigamente aparecia isso.

    Francielle Santos 16/10/2017 at 10:59

    Oi Renato,

    infelizmente o suporte do Instagram costuma ser instável mesmo.

    Outra opção é entrar em contato com o Suporte do Facebook (já que o Instagram não possui esse serviço, mas no fim eles são a mesma empresa) para entender qual é o problema.

    https://www.facebook.com/business/resources/

jessica magalhaes 10/10/2017 at 15:11

ola boa tarde

minha conta foi desativada recebi o email informando que tinha violado os termos de privacidade , e agora to sem saber como fazer para reativar minha conta , ja enviei email e nao consigo chegar nesse formulario …. nao posso perder minha conta .. me ajudem

    Francielle Santos 16/10/2017 at 10:56

    Olá Jéssica,

    o formulário não está aparecendo para você quando clica em saiba mais?

    Tente acessar de outros dispositivos ou de um desktop.

    Outra opção é entrar em contato com o Suporte do Facebook (já que o Instagram não possui esse serviço, mas no fim eles são a mesma empresa) para entender qual é o problema.

    https://www.facebook.com/business/resources/

    Boa sorte!

Deixe um comentário