segunda-feira, outubro 23, 2017

No marketing online, chamamos de conteúdo evergreen aquele que é criado para permanecer no tempo sem se tornar obsoleto. Como não há “data de validade” para este tipo de conteúdo, o material fornece um valor para o usuário de hoje e também para os que acessarem nos próximos meses, talvez anos.

Neste post, vamos elucidar as principais informações sobre o conteúdo evergreen e de que forma ele pode ser usado na sua estratégia. Confira!

Conteúdo evergreen: o que é?

Recebem esse nome todos os materiais que contêm informações válidas por um longo tempo. Esses conteúdos têm duas qualidades específicas: são completos e relevantes.

É fácil identificar um conteúdo evergreen comparando-o com outros conteúdos que sejam prescritivos, isto é, com “prazo de validade”. Um artigo publicado em um blog com o título “O que é SEO?” é um exemplo claro de conteúdo evergreen, uma vez que esse conceito não vai mudar dentro desse contexto. Este seria um post que daqui a cinco anos continuaria ajudando iniciantes a entenderem o que é o SEO.

Por outro lado, um artigo chamado “Quais são as melhores práticas atuais de SEO?” é um exemplo de conteúdo que prescreve em poucos meses, principalmente por esta ser uma área que está em constante evolução. O Google, por exemplo, fazer mudanças em seus algoritmos a todo o tempo. Pode ser que as boas práticas de SEO usadas hoje sejam totalmente inúteis daqui a quatro meses.

Por que investir em conteúdo evergreen?

Não é novidade que você precisa publicar com frequência no seu blog, abordando assuntos do momento, as inovações da sua área e quaisquer novidades que sejam interessantes para seu público, mesmo que esses artigos ou notícias tenham uma vida curta devido às mudanças frequentes.

Mas por que você também deveria investir em conteúdos que perduram ao longo tempo? Porque eles oferecem pelo menos duas principais vantagens ao seu site:

1. São relativamente permanentes

Do ponto de vista administrativo do blog, o conteúdo evergreen é mais eficaz do que o conteúdo noticioso, pois pode ser escrito uma vez e ser desfrutado por muitos leitores diferentes ao longo do tempo. Isso também diminui a carga de trabalho de publicação.

2. Geram engajamento e tráfego

O conteúdo evergreen beneficia os leitores ao fornecer informações básicas que são vitais para compreender e apreciar outros artigos postados no blog.

Para o dono do blog, esse engajamento gera mais tráfego no site, aumentando a visibilidade do conteúdo e dando o primeiro passo para relacionamentos com possíveis clientes.

Quais as características de um conteúdo evergreen?

Há diversos formatos de conteúdo evergreen que podem ser publicados, como guias e tutoriais, listas, FAQs, introdução a conceitos específicos, entre outros.

Para criar e publicar um bom conteúdo evergreen, tenha em mente algumas características típicas para torná-los mais eficazes:

  • sustentabilidade: como é um texto de longa duração, procure por temas que não sofram mudanças frequentes no tempo;
  • informação: o post deve ser realmente informativo para os leitores; deve oferecer-lhes uma solução para um problema, fazê-los refletir;
  • originalidade: existe muito conteúdo evergreen sobre os mesmos temas. Para render um artigo verdadeiramente único, ofereça a sua perspectiva como autoridade no assunto;
  • magnetismo: escreva aquilo que o leitor quer ler, aquilo que ele procura. Acompanhe as estatísticas de acesso do seu blog para criar um post realmente magnético, que consiga atrair a atenção do público;
  • relevância: o conteúdo evergreen deve ser relevante com os tópicos abordados no blog. Concentre-se nas palavras-chave de maior relevância;
  • foco: não escreva artigos que tratam de temas muito amplos (nestes casos, prefira publicar ebooks e outros materiais mais ricos). Tenha foco em um assunto relevante e escreva um artigo de valor.

Entendeu a importância de publicar conteúdo evergreen no seu blog? Lembre-se de que não basta apenas publicá-lo e deixá-lo perdido no meio de centenas ou milhares de outros posts. Vale a pena mantê-lo em constante visibilidade. Para isso, compartilhe-o nas suas redes sociais, envie-o para sua lista de e-mails etc.

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