5 dicas essenciais para ter sua empresa no Google

Adotar estratégias que ajudem a sua empresa a ficar em evidência na internet é uma das maneiras mais eficazes de chegar até um público mais amplo, que ainda não conhece a sua marca. Isso inclui colocar o seu negócio no mapa, facilitando as pesquisas e permitindo que mais pessoas encontrem o seu local de atendimento na região.

Foi pensando nisso que resolvemos elaborar este artigo e apresentar umas dicas do Google Meu Negócio para ajudar você a dar os primeiros passos e ajudar a sua empresa a se posicionar ainda melhor no ambiente digital. Continue conosco para aprender um pouco mais sobre o tema!

O que é o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma oferecida a empreendedores para que eles possam divulgar informações sobre o negócio. Com ela, consegue-se aparecer como resultado nas buscas orgânicas do buscador e do Maps.

No cadastro, você pode fornecer diversas informações a respeito da sua empresa para o público, entre as quais:

  • telefone;
  • endereço;
  • horário de funcionamento;
  • eventos.

Dessa forma, sempre que uma pessoa buscar uma palavra-chave que está ligada ao seu negócio, o Google vai retornar não só com os resultados da pesquisa com uma lista de sites, mas também com o mapa indicando quais estabelecimentos (ligados ao termo usado) estão disponíveis na região.

Por que ele é tão importante

Só pela definição, já dá para perceber como o Google Meu Negócio é importante para a sua empresa, já que ele ajuda os possíveis clientes a encontrarem suas informações (como endereço e telefone) com mais facilidade. 

Porém, para que não restem dúvidas, vamos listar mais alguns motivos pelos quais você deve aproveitar o que a plataforma tem a oferecer para os negócios. Entre os principais, podemos citar:

  • aumenta a confiabilidade do negócio (do ponto de vista dos clientes);
  • faz com que a sua empresa tenha um alcance ainda maior, extrapolando os limites do bairro;
  • permite que o público interaja fazendo perguntas, avaliando o local, deixando comentários, entre outras coisas.

5 dicas do Google Meu Negócio para colocar em prática

Agora que você já está por dentro do conceito e da importância dessa ferramenta, vamos oferecer 5 dicas para o Google Meu Negócio que vão ajudar você a usar a plataforma de maneira bem eficaz.

1. Utilizar bem as tags

As tags (ou etiquetas) permitem que as empresas sejam classificadas com base no segmento em que elas atuam. A partir daí, já fica mais fácil detalhar a descrição da sua marca e o que ela oferece. 

Então, se você tem uma loja de roupas, atua no segmento de moda e pode detalhar mais ainda, informando que atende o público feminino, por exemplo. Assim, você pode utilizar palavras-chave específicas do seu negócio e deixar o perfil ainda mais completo.

MR - 2 | Redes Sociais para Micro, Pequenas e Médias empresas: do planejamento a prática

2. Adicionar o endereço do seu espaço

Se você tem um endereço que usa para atender os clientes, não faz muito sentido deixar de colocá-lo em uma ferramenta que está integrada ao mapa, não acha? Então, um dos pontos mais importantes na hora de turbinar o seu perfil no Google Meu Negócio é a indicação da localização.

Com isso, se uma pessoa faz uma busca e já consegue ver todas as informações referentes à sua empresa, especialmente o endereço. Se a ideia é ir até o seu estabelecimento, a plataforma deixa a localização exata — e, consequentemente, mais fácil de ser encontrada.

3. Publicar com frequência

Você sabia que o Google Meu Negócio disponibiliza um recurso para realizar postagens? Isso significa que é possível criar publicações para serem visíveis todas as vezes que a sua empresa aparecer nos resultados das pesquisas. Isso vale tanto para imagens, quanto textos, vídeos e até mesmo eventos.

Essas publicações ajudam a adicionar informações a respeito do seu negócio, dos produtos e serviços, do atendimento e mais uma série de dados que podem chamar a atenção dos usuários e despertar o interesse de conhecer a sua loja.

Contudo, vale ressaltar: as publicações não são fixas. Elas ficam disponíveis por um período de sete dias antes de serem removidas, a menos que se trate de uma data de evento que vai demorar um pouco mais para acontecer. Nessas situações, o post é apagado pelo Google depois da data.

4. Utilizar uma descrição atraente

Se você coloca uma descrição completa e atraente, tem chances muito maiores de chamar a atenção do público e conseguir promover o seu negócio na internet. Portanto, pense em informações que ajudem você a se diferenciar dos concorrentes, ao mesmo tempo em que mostra valor para os clientes.

A plataforma disponibiliza um espaço com tamanho de até 750 caracteres. Aproveite-os para elaborar um texto que ajude os usuários a entender melhor o seu trabalho e forneça informações importantes sobre a sua empresa, o que inclui:

  • há quanto tempo você está no mercado;
  • os produtos e serviços que a sua empresa oferece;
  • qual é o seu diferencial em relação aos concorrentes.

5. Disponibilize uma seção de perguntas e respostas

Também é possível disponibilizar uma seção dedicada a perguntas e respostas no seu perfil. Nela, o público pode tirar dúvidas e esclarecer algumas informações a respeito do seu trabalho. Assim, você consegue aumentar a interação com as pessoas que podem se tornar clientes. Aproveite para mostrar atenção, cordialidade e um atendimento impecável.

Além de responder as perguntas, você pode fazer um trabalho de filtrar melhor o conteúdo que fica disponível. Assim, tudo que for repetido ou que não for relevante para o seu público, pode ser deletado.

Com essas dicas para o Google Meu Negócio, você já sabe bem como começar a usar a plataforma e deixar o seu perfil bem completo. Não se esqueça que esse pode ser mais um cartão de visitas online (além das redes sociais) e que alguns clientes podem ser atraídos pelo que encontram ali na busca. Portanto, capriche bastante nas informações e no relacionamento com os usuários.

O que achou do artigo? Quer aproveitar para aprender um pouco mais sobre o Google Meu Negócio e o que ele tem a oferecer? Então, aproveite para descobrir agora mesmo como fazer o agendamento das suas publicações na plataforma!

 

AboutEquipe Marketing nas Redes Sociais
Somos especialistas em marketing para as redes sociais e ajudamos empreendedores e negócios por meio de conteúdo fácil de ser aplicado.
🤑 Monetize suas redes sociais agora! Conheça a Lastlink! COMECE AGORA!