As 5 dicas essenciais para youtubers iniciantes

Ser um influenciador já é uma profissão. Aliás, é bem provável que você acompanhe alguns deles. Agora, se quer começar nessa área, precisa saber como se destacar. Para isso, as dicas para youtubers iniciantes fazem a diferença.

É isso que deseja? Então, confira as 5 dicas para iniciar como youtuber e siga seu caminho para o sucesso!

Como funciona o algoritmo do YouTube?

Como toda rede social, o YouTube tem um algoritmo. De maneira mais direta, é um robô da plataforma que segue as regras predefinidas. A depender das informações inseridas nos vídeos e nas campanhas, você tem mais ou menos chance de ter visibilidade.

Assim como o Google bot, o algoritmo do YouTube também tem o propósito de entregar o melhor conteúdo para seus usuários. Para isso, ele busca relevância e uma boa experiência.

Como o algoritmo chegará a esse resultado? Ele analisa os comportamentos dos usuários e suas escolhas. Por exemplo:

  • o tempo de consumo de cada vídeo;
  • os likes e os dislikes oferecidos;
  • os itens assinalados como “não estou interessado”.

A partir disso, o YouTube sabe como manter os usuários o maior tempo possível dentro da plataforma e garante visitas regulares. É claro que ainda existem outras métricas, mas elas não são reveladas. Como toda rede social, é um jogo de erros e acertos. Difícil, não? Mas é possível ter sucesso, acredite.

 

O que observar ao publicar um vídeo na rede social?

O trabalho de produzir o conteúdo é apenas o começo. Ao fazer o upload do arquivo, também é preciso analisar outros fatores para seu vídeo ter mais chance de sucesso. Quer saber quais são eles? Uma dica: todos têm a ver com o SEO. Confira e saiba mais!

Descrição do vídeo

Os conteúdos devem ter um detalhamento breve para serem mais facilmente achados. Você pode conferir várias dicas no YouTube Creator Academy. De toda formas, elas se resumem a:

  • ter uma descrição pesquisável, ou seja, com informações valiosas e as palavras-chave certas logo no início do texto;
  • maximizar a descrição, para incentivar os espectadores a encontrarem, conhecerem e decidirem se querem assistir aos vídeos. Por isso, cada texto deve ser exclusivo;
  • criar descrições usadas pelo público-alvo. Use elementos interativos, como marcações de tempo, links para playlists relacionadas e “http:/” no início de todos os endereços da web;
  • usar hashtags relacionadas para facilitar a busca dos usuários. Por outro lado, evite saturar a descrição com muitas delas. Por isso, coloque 15, no máximo.

Definição de palavra-chave

Os vídeos também dependem de palavra-chave. Você pode usar ferramentas específicas para isso, mas também vale a pena usar a função “completar” da caixa de busca.

Geralmente, as pessoas costumam acessar tutoriais e outros vídeos que começam com a palavra “como”. De toda forma, use o recurso em uma aba anônima. O motivo é simples: o YouTube mantém seu histórico de pesquisa e isso pode interferir nos resultados.

Outras ferramentas que ajudam são:

Inserção da palavra-chave ao subir o arquivo

A palavra-chave deve ser inserida nas anotações e na descrição do vídeo. O algoritmo não consegue assistir ao vídeo. Por isso, é por meio do texto que ele entende do que se trata.

Para otimizar, faça a descrição entre 200 e 250 palavras, e coloque a palavra-chave de 3 a 4 vezes. O máximo permitido são 500 caracteres.

Caso tenha dificuldades, faça uma descrição literal. Essa é uma boa dica, porque aumenta a acessibilidade do conteúdo para pessoas com problemas de audição.

Outra dica é usar os 150 primeiros caracteres para colocar o que for mais relevante. Coloque também:

  • tags, tanto de cauda longa quanto curta;
  • palavra-chave na primeira linha da descrição do título.

Quais são as 5 dicas para youtubers iniciantes?

Seguiu as dicas para youtubers iniciantes que apresentamos acima? Agora vamos ver outras mais específicas, que também ajudarão seu vídeo a ter bom alcance e ampla visibilidade. Confira!

1. Tenha uma boa iluminação

Garanta que a iluminação do vídeo seja boa. Essa é uma dica técnica para youtuber iniciante, mas que precisa ser observada para atrair mais pessoas.

Uma cena iluminada passa a impressão de profissionalismo e torna mais compreensível seu conteúdo. Nesse momento, você pode estar pensando: “eu não tenho dinheiro para investir. Meu sonho de ser influenciador terminou por causa dessa dica para um youtuber iniciante?”.

Calma! Com poucos recursos, você resolve esse problema. Como? Evite usar a iluminação externa, porque ela é mais difícil de trabalhar.

Opte por luzes internas. Algumas alternativas são:

  • softbox, que gera uma luz difusa leve e é fácil de montar;
  • sun gun, que é mais intensa e traz uma iluminação mais uniforme para o set. Por outro lado, é mais cara;
  • ring light, que é fluorescente e circular, fica ao redor da câmera e ajuda a destacar sua imagem. É ótima para tutoriais de maquiagem, por exemplo;
  • painéis de LED, com várias lâmpadas pequenas que, juntas, emitem uma luz forte. O problema é a dificuldade de controlar o resultado.

 

2. Atente ao som do vídeo

Use um bom microfone para garantir um áudio de qualidade. Lembre-se de que o som é muito importante para o resultado do vídeo. Grave sempre em um local com poucos ruídos, já que os sons externos afetam a qualidade e se tornam incômodos para quem assiste.

3. Pense no SEO para o YouTube

Invista nas dicas para quem começa no YouTube e adote uma boa estratégia de SEO. As principais recomendações são:

  • faça uma pesquisa de palavra-chave e selecionar aquelas com bom potencial de retorno;
  • use um bom título;
  • adicione tags e hashtags;
  • escreva descrições inteligentes;
  • coloque a palavra-chave no nome do arquivo;
  • insira transcrições e legendas para tornar o conteúdo acessível a todos;
  • faça vídeos mais longos, porque aqueles com duração menor do que 2 minutos tendem a ficar mal posicionados. A média ideal é de 11min44s.

4. Use bons softwares de edição

É necessário ter bons equipamentos — eles não precisam ser de primeira linha, mas devem ter uma boa qualidade — e softwares de edição. Para ser um youtuber iniciante, a dica é usar o programa da maneira mais profissional possível para adicionar os recursos necessários e conseguir um bom resultado.

Lembre-se ainda de ter pré-produção, produção e pós-produção. Basicamente, a primeira etapa abrange roteiro, cenário, posicionamento, programação de cortes e planejamento de divulgação.

A produção é a gravação propriamente dita. Por último, é a realização da edição, com inclusão de efeitos, cortes, legendas etc. Com um bom software, todo esse trabalho fica mais fácil.

5. Aproveite os primeiros segundos para despertar o interesse

Deseja manter a atenção aos seus vídeos? Aposte nos primeiros 10 segundos. É nesse momento que o usuário decidirá se continuará assistindo ou se vai pular para o próximo.

Aqui, as regrinhas que valiam para a televisão devem ser descartadas. O que vale mesmo é expor o assunto principal logo no começo. Assim, a pessoa tem o direito de decidir se aquilo interessa ou não. A sinceridade é a melhor arma.

Agora que você sabe o que fazer, está na hora de arregaçar as mangas e colocar as ideias em práticas! Afinal, as dicas para youtubers iniciantes são apenas o começo. Muita coisa você aprenderá com o passar dos dias. Assim, verá o que dá certo ou não para a sua audiência. Ainda assim, esse é um primeiro passo, não?

Agora que você sabe como começar, que tal receber mais dicas? Assine nossa newsletter e tenha acesso aos melhores conteúdos do nosso blog para ser um verdadeiro influenciador!

AboutDiego Kadry
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!