Veja como você pode escolher o digital influencer ideal para seu negócio

Não há dúvidas de que o trabalho de um digital influencer tem relevância nas redes sociais, independentemente do nicho de atuação. É por isso que muitas empresas decidem investir em ações com esses profissionais, a fim de alcançar um público ainda maior e ter mais chances de ampliar as vendas.

Neste artigo, vamos explicar melhor o papel desses influenciadores e as vantagens que isso pode trazer para os resultados do seu negócio. Continue conosco para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto!

 

Qual é o trabalho de um digital influencer nas estratégias digitais?

Há criadores de conteúdo digital com perfis de vários tamanhos, desde aqueles 10 mil seguidores até os que têm uma audiência de mais de milhões. Todos eles têm algo em comum: falam para um público considerável e, como o nome sugere, influenciam muitas pessoas, de diversas formas possíveis.

Uma delas é justamente em relação ao consumo. Prova disso é a capacidade que eles têm de alavancar as vendas de determinados produtos e serviços ou mesmo esgotarem o estoque em um curto intervalo de tempo.

Isso significa que eles podem ser excelentes aliados no que diz respeito à divulgação da sua marca e podem contribuir para que você tenha o resultado esperado, tanto na conquista de novos seguidores quanto no aumento do engajamento e do volume de vendas. 

 

 

Como escolher o influencer ideal para o negócio?

Antes de pensar em sair contratando perfis que têm uma quantidade significativa de seguidores nas redes sociais, é importante fazer um planejamento e analisar se o influenciador em questão realmente tem o perfil compatível com o seu negócio. Para ajudar melhor no processo, vale a pena considerar três pontos principais. Saiba mais sobre eles a seguir.

 

Conhecer bem o próprio público

Antes de tudo, você precisa conhecer bem quem são as pessoas que compram na sua empresa. Com as informações referentes a esses clientes em mãos, fica mais fácil saber qual é o público-alvo que você deseja alcançar com as suas campanhas no ambiente online.

Todavia, os influenciadores com os quais você pretende trabalhar também precisam conhecer o perfil dos seguidores das páginas que eles administram. Afinal, é necessário que ele seja coerente com o público da sua empresa.

Só depois de garantir isso é que você pode considerar uma parceria com os digital influencers. 

 

Solicitar o mídia kit

O mídia kit é um conjunto de materiais usados para apresentar as informações referentes ao trabalho e ao desempenho de um digital influencer nas redes sociais. Em geral, eles mostram pontos relevantes como:

  • quantidade de seguidores em cada perfil;
  • alcance das publicações;
  • engajamento;
  • cases de sucesso;
  • propostas de valor.

Assim, fica mais fácil entender se o desempenho desses profissionais nas redes realmente é satisfatório ou se os números são apenas uma fachada — nesse caso, investir na parceria seria sinônimo de prejuízo, uma vez que a ação não chegaria a um número considerável de pessoas e nem até os perfis certos.

 

Definir os preços trabalhados

Por fim, é o momento de acertar os preços pelo serviço prestado. Há situações em que o digital influencer aceita permuta (a troca de produtos e serviços pela divulgação). Todavia, na maioria dos casos, você precisa estar ciente de que o investimento é financeiro.

O valor depende muito do tamanho e da relevância do perfil. Isso quer dizer que os profissionais com muitos seguidores e mais renomados no mercado serão mais caros que os microinfluenciadores.

Nesse momento, vale a pena negociar bem as ações e os valores que serão cobrados por elas, chegando a um preço que seja justo para ambas as partes, em uma tentativa de ganha-ganha.

 

Quais são as vantagens de contratar um digital influencer?

Se você ainda não se convenceu de que contar com um digital influencer é uma boa ideia para fortalecer a sua estratégia nas redes sociais, nós citamos, a seguir, alguns dos motivos pelos quais você pode se dar bem.

 

Torna o seu perfil mais conhecido

Com a divulgação dos seus produtos e serviços e, consequentemente, perfil comercial nas redes sociais de influenciadores, a sua marca se tornará ainda mais conhecida do público. Isso pode ajudar a aumentar o número de seguidores que, provavelmente, se tornarão clientes em algum momento.

 

Pode ajudar a aumentar seu faturamento no curto prazo

Ali em cima, falamos sobre a possibilidade de uma indicação na rede alavancar as vendas e até mesmo esgotarem o estoque disponível em um intervalo de tempo bem pequeno. Há diversas ações que já comprovaram a eficácia das parcerias bem-feitas, o que significa que esse tipo de publicidade pode ampliar consideravelmente o seu faturamento.

 

Maior alcance em um público já segmentado

Quando a sua estratégia é bem-planejada e você consegue fechar parceria com um profissional que trabalha com um público específico e totalmente ligado ao seu nicho, acaba direcionando suas campanhas para uma base segmentada, formada por vários potenciais clientes e consegue dar mais visibilidade para o seu negócio.

 

Chega até uma audiência engajada

Naturalmente, as indicações feitas por um digital influencer são acatadas por uma parte da base de seguidores que ele tem. Dessa forma, um simples anúncio sobre um produto ou serviço oferecido pelo seu negócio pode fazer com que as vendas disparem em alguns dias, principalmente se a estratégia for bem-pensada.

Aqui, vale destacar que não é necessário contratar exclusivamente os grandes influenciadores. Há situações em que os profissionais com perfis menores são até mais eficientes para os resultados.

É o caso de quem tem um comércio local que não faz entregas para o Brasil inteiro. Então, vale mais a pena contar com um microinfluenciador que esteja próximo à sua região do que fazer parcerias com um perfil que tem seguidores espalhados pelo país, por exemplo.

Se você quer lucrar mais, a parceria com algum digital influencer pode ser exatamente o que a sua marca precisa no momento. Com um bom planejamento para firmar essa contratação, aliada a uma estratégia de relacionamento eficaz, existem grandes chances de que você fidelize o público e aumente a sua base de clientes e faz com que esse público compre com você em ocasiões futuras.

Gostou deste artigo e quer aproveitar para aprender um pouco mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o nosso e-book para digital influencer!

AboutDiego Kadry
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!