DM automática, do inglês direct message, é a atividade de enviar mensagens automáticas pelo perfil do Instagram. Para utilizar esse recurso, enviando uma mensagem de boas-vindas a todo novo perfil que seguir você, é preciso utilizar uma ferramenta. Nesse post vamos ensinar como você pode aproveitar dessa estratégia por meio do Bume.

Mas antes de mostrar como configurar e escrever sua mensagem direta de forma estratégica, vamos entender o porque essa ação é importante:

O Instagram permite a interação por meio de curtidas, comentários e mensagens. Por isso, para promover seu perfil para cativar o público, nenhuma dessas interações deve ser deixada de lado. Com a DM automática, por exemplo, é possível  fazer um contato mais próximo e pessoal com o seu público. Esse conversa pode levar você a conquistar objetivos de parceria e até fechar negócios.

A DM automática é apenas mais uma das diversas funcionalidades importantes que você encontra no Bume. Então, o primeiro passo antes de usar o recurso é se cadastrar no Bume para iniciar a promoção do seu perfil.

Após fazer as configurações básicas da conta, vá até a aba Mensagens Diretas e escreva uma mensagem de boas-vindas para o seu novo seguidor. O ideal é que ela não seja muito extensa, mas que conte um pouquinho sobre os seus serviços ou produtos.

DM automática bumeAo definir o conteúdo dessa mensagem certifique-se de que a opção enviar esteja marcada e depois clique em salvar. Com esses passos, a sua DM Automática estará pronta para envio.

Essa mensagem será enviada imediatamente quando um usuário começar a te seguir de volta. Mas, existe um limite de mensagens diretas para garantir que a sua conta não seja configurada como spam. Esse número varia entre 40 a 75 por dia. Por esse motivo, pode acontecer de alguns novos seguidores ficarem em uma fila de espera e receber a mensagem de boas vindas com alguns dias de “atraso”.

DM automática com estratégia

Entrar na ferramenta e configurar sua mensagem não parece algo muito complicado, não é mesmo? Porém, o sucesso da DM automática vai passar muito pelo o que você escreveu nessa mensagem a ser enviada. Para transformar seguidores em novos clientes, é preciso pensar muito bem nesse conteúdo.

É importante fugir do clichê: “seja bem vindo à nossa página do Instagram, será um prazer dividir informações com você…”. Que tal tentarmos algo um pouco mais estratégico, como por exemplo uma oferta imperdível: “Olá, ao seguir nosso perfil você acaba de ganhar 25% em descontos em qualquer um de nossos produtos”. Ou até mais radical: “Parabéns! Você acaba de ganhar um e-book gratuito com tudo sobre marketing digital, responda essa mensagem com seu email e te enviaremos agora mesmo”.

O objetivo do conteúdo da sua DM automática deve ser sempre a interação. Por isso, é importante pensar nas seguintes opções:

  • estimular a pessoa a responder à sua mensagem;
  • entrar em um link para uma landing page ou direto para seu e-commerce.

Dessa forma, sua mensagem não se vai se perder na caixa de entrada do usuário.

Essas são apenas algumas dicas para uma DM automática de sucesso, mas o primeiro passo foi dado. O importante é alinhar bem a sua estratégia de marketing digital com a utilização desse recurso para cercar o seu futuro cliente de todos os lados. Nós estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Qualquer dúvida entre em contato conosco!

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Como ter mais sucesso com essa estratégia?

Para que sua estratégia de DM automática tenha melhores resultados, você pode incluir nela alguns elementos interessantes. Confira!

Link para o site

Colocar links para seu site na mensagem poderá ampliar o contato que seu seguidor tem com a marca. Dessa maneira, ele poderá entender de forma mais profunda quais são os valores, diferenciais e a missão do seu negócio. Além disso, poderá aproximá-lo de possíveis conteúdos publicados no blog e de outras redes sociais, como o Facebook.

Cupom de desconto

Quem não gosta de um desconto? Fornecer um cupom de desconto em uma DM pode ser o empurrãozinho que seu negócio precisa para aumentar as vendas. Esse tipo de ação pode melhorar o número de vendas de itens promocionais, sazonais ou lançamentos.

Além disso, é uma ótima forma de começar a dialogar com seu público, uma vez que o desconto é uma forma atrativa para o usuário testar seus produtos.

Iniciar uma conversa

Outro método importante para utilizar em suas mensagens é começar uma conversa. Como os usuários utilizam as redes sociais para interagirem com os perfis que acham interessantes, os seguidores normalmente acham legal quando um perfil empresarial que interage dessa forma.

Em vez de simplesmente falar sobre seus produtos, saia do óbvio! Fale sobre assuntos importantes para o mundo de seus clientes. Divulgue notícias importantes sobre o mercado ou mesmo responda a questionamentos que o público normalmente faz, tentando sanar as principais dúvidas e curiosidades deles.

Tenha em mente que uma simples conversa poderá se transformar em uma relação duradoura com seu cliente. Por isso, aproveite essa chance.

Como enviar?

Boas ferramentas de automação no Instagram estão disponíveis no mercado. Com elas você poderá fazer com que seu público receba mensagens automáticas, aumentando o engajamento deles com a sua marca nas redes sociais.

Uma dessas ferramentas é o Bume. Com ele seu negócio terá um crescimento orgânico e amigável. Desta forma, você poderá fazer com que o Instagram trabalhe para você. Com a DM automática, seu público será engajado a partir de mensagens automáticas personalizadas.

Veja quais são os passos necessários para criar sua primeira DM automática.

Faça o cadastro

A DM automática é apenas mais uma das diversas funcionalidades importantes que você encontra no Bume. Então, o primeiro passo antes de usar o recurso é se cadastrar no site para iniciar a promoção do perfil do Instagram desejado.

Realize as configurações iniciais

Após fazer o cadastro, conecte sua conta do Instagram e defina corretamente o público-alvo desejado. Assim, você estará pronto para configurar o sistema de acordo com sua estratégia e colher os resultados.

Escreva sua DM automática

Após fazer as configurações básicas da conta, vá até a aba “mensagens diretas” e escreva uma mensagem de boas-vindaspara o seu novo seguidor. O ideal é que ela não seja muito extensa, mas que conte um pouquinho sobre os seus serviços ou produtos.

Ao definir o conteúdo dessa mensagem certifique-se de que a opção “enviar” esteja marcada e depois clique em “salvar”. Com esses passos, a sua DM automática estará pronta para o envio.

Essa mensagem será enviada imediatamente quando um usuário começar a te seguir de volta. Mas existe um limite de mensagens diretas para garantir que a sua conta não seja configurada como spam. Esse número varia entre 40 a 75 por dia. Por esse motivo, pode acontecer de alguns novos seguidores ficarem em uma fila de espera e receber a mensagem de boas-vindas com alguns dias de “atraso”, o que não é um problema para a sua página.

Isso é tudo?

Essas são apenas algumas dicas para uma DM automática de sucesso, o primeiro passo para melhorar o relacionamento com a audiência. O importante é alinhar bem a sua estratégia de marketing digital com a utilização desse recurso para cercar o seu futuro cliente de todos os lados. E nós estamos aqui para te ajudar nessa jornada.

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2 Comentários

Sandro 17/09/2018 at 14:25

A DM só funciona se a pessoa seguir. Tem alguma opção a pessoa apenas curtindo a foto?

    Redação Bume 15/10/2018 at 08:42

    Oi, Sandro!
    A DM automática pode ser enviada caso a pessoa siga seu perfil.

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