Tudo que você precisa para explorar o empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital está cada vez mais em alta. Além do e-commerce, que já se consolidou e apresenta um crescimento constante, existem outras alternativas para oferecer produtos e serviços no ambiente on-line, com o é o caso de infoprodutos e cursos a distância.

Apostar nesse modelo de negócio é uma maneira de conseguir expandir a sua empresa e alcançar resultados cada vez mais satisfatórios. Isso é especialmente importante para quem já tem clientes no ambiente off-line e pretende modernizar as operações — além de alcançar um público ainda maior. 

A seguir, explicamos melhor o conceito, as principais características e o que é necessário para se tornar um empreendedor digital de sucesso. Continue conosco para aprender mais sobre o assunto!

Como funciona o empreendedorismo digital?

Como o próprio nome dá a entender, o empreendedorismo digital é um modelo de negócios que tem as atividades comerciais voltadas para o ambiente online, ou seja, produtos e serviços que são oferecidos na internet.

Um ponto que chama a atenção sobre essa modalidade é que você pode oferecer os mais variados itens, o que vai desde conteúdos até consultorias, ferramentas tecnológicas e itens relacionados à moda. 

Se você já tem um negócio e quer colocá-lo no digital, atraindo clientes e fechando vendas on-line por meio da criação de um site de vendas, por exemplo, pode-se dizer que está investindo no empreendedorismo digital. 

Quais são as características desse modelo de negócio?

O modelo de um negócio digital é um pouco diferente dos negócios tradicionais aos quais já estamos mais acostumados. Compreender esses aspectos é fundamental para saber o que esperar e como lidar com as particularidades desse meio. A seguir, mostramos algumas das principais características.

Foco na experiência dos clientes

Outro ponto importante que merece destaque é o foco na experiência dos seus clientes. Como eles não estão na loja física, onde podem experimentar, pegar ou avaliar os produtos de perto, é importante traçar uma estratégia que agregue valor e mostre o diferencial do seu negócio.

Do momento em que ele faz o primeiro contato até o pós-venda, todos os processos influenciam a opinião do cliente e determinam se ele vai voltar a comprar com você em uma oportunidade futura e até mesmo recomendar o seu trabalho para outras pessoas.

Planejamento mais flexível

Ter um plano de negócios é crucial para que a sua empresa tenha objetivos bem-definidos e você saiba exatamente quais passos precisa adotar para que eles sejam alcançados. Quando falamos do empreendedorismo digital, esse planejamento não deve ser tão rígido.

O principal motivo para isso é a velocidade com que as coisas acontecem e mudam, o que significa que você precisa fazer uma revisão do plano de ação periodicamente. Isso não quer dizer que seja necessário estruturar tudo, até mesmo os objetivos de longo prazo. Nesse caso, basta monitorar as tendências e ficar por dentro das inovações.

Assim, consegue-se visualizar o surgimento de novas ferramentas e métodos, por exemplo, e incorporá-los ao seu negócio, de forma que facilite a rotina ou mesmo ajude a colocar a sua empresa em pleno crescimento.

Ritmo mais acelerado

Uma das principais características da internet, de modo geral, é a rapidez com que as coisas vão surgindo. Um bom exemplo disso, na prática, é aquele post que você fez nas redes sociais pela manhã, mas que já se tornou obsoleto no feed dos seguidores no fim do dia.

Então, a recomendação é a de que você se prepare para acompanhar essa dinâmica constantemente e se adapte para fazer parte das mudanças. Como empreendedor digital, essa conectividade é indispensável para o sucesso do negócio.

Produção de conteúdo relevante

Mesmo que você tenha uma empresa no nicho de vestuário, precisa pensar em como agregar valor aos conteúdos oferecidos para a sua audiência na internet. Se você utiliza apenas as redes sociais, pode planejar um calendário editorial que dê preferência para publicações educativas e interativas (com dicas, novidades, informações relevantes e memes, por exemplo — se a linguagem adotada permitir e com moderação, claro).

Reserve cerca de 20% dos seus posts para promover seus produtos e tentar converter seus seguidores em clientes. Assim, fica mais fácil criar e manter um relacionamento com o público-alvo, além de aumentar o engajamento nas suas páginas.

calendário editorial para redes sociais

Quais habilidades o empreendedor digital precisa ter?

Como você pôde ver, o empreendedorismo digital tem algumas características bem distintas dos modelos de negócios tradicionais. Se a sua ideia é entrar de vez nesse mercado, precisa desenvolver ou aperfeiçoar algumas habilidades específicas. Veja as principais a seguir.

Adaptabilidade

Justamente pelo fato de o ambiente digital passar por mudanças rápidas, a capacidade de saber se adaptar a diferentes cenários é indispensável. Essa é uma característica que se sobressai ainda mais nos períodos mais conturbados, já que permite que se consiga lidar com os problemas que vão surgindo.

Capacidade para fazer análise de dados

Negócios digitais permitem que você acompanhe métricas para as ações realizadas. Para isso, você tem à sua disposição ferramentas como Google Analytics e dashboards dentro das redes que disponibilizam dados e relatórios sobre o desempenho das publicações e do perfil.

Saber interpretar esses dados e conseguir entender como eles podem direcionar sua estratégia é essencial para alcançar resultados cada vez mais satisfatórios.

Facilidade em comunicação

Você precisa se comunicar bem com o seu público-alvo e saber se aproximar dele, mesmo que o relacionamento seja totalmente online. Descubra o perfil dessas pessoas, analise o comportamento nas redes e veja qual é o tom de voz e o estilo de linguagem que você pode adotar. Afinal, conversar com jovens adultos é diferente de falar para um público de meia-idade em um ramo de negócios mais sério.

Facilidade em perceber os detalhes

Um olhar mais atento é imprescindível para conseguir se dar bem no ambiente digital. Isso vale tanto para o relacionamento com o seu público quanto para a movimentação do mercado. 

Entender os diferentes cenários, perceber novas tendências e identificar as desejos e as necessidades dos seus clientes são alguns dos pontos que podem ajudar você a se destacar, principalmente se souber aproveitar as oportunidades e se adequar a elas rapidamente.

O empreendedorismo digital deixou de ser tendência e é uma realidade cada vez maior. Mesmo empresas que já eram tradicionalmente físicas já perceberam a importância de estar presente nesse ambiente, enquanto outras já nascem com essa característica de ser totalmente on-line. Independentemente de qual seja seu caso, vale a pena estudar o mercado e encontrar pontos que podem fazer você se diferenciar dos demais.

O que achou desse modelo? Quer começar a trabalhar no ambiente online? Conheça o Programa Bumerangue e veja o que ele pode fazer por você neste momento!

AboutDiego Kadry
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!