Ter sucesso no Instagram, não é apenas uma questão de seguidores, é sobre interação! É isso que leva a conversões e a vendas! O grande desafio passa por criar seguidores e produzir conteúdo no Instagram bom, que leve as pessoas a interagir! Por isso reunimos 7 dicas que o irão ajudar a promover com sucesso a sua empresa, a gerar interações e a estimular as vendas.

1. Esteja Sempre Presente

O Instagram, tal como qualquer outra rede social, é uma comunidade! E, do mesmo modo que a sua empresa é uma parte valiosa da sua comunidade local, deve também mostrar que é um membro valioso da comunidade do Instagram. Isto irá ajudá-lo a conquistar seguidores que irão interagir com o seu conteúdo.

Postar boas imagens e vídeos não é suficiente!

Para criar uma reputação no Instagram deve seguir marcas e influencers (figuras públicas importantes) e, deve também participar nas conversas e interagir no conteúdo produzido. O mesmo se aplica quando os seus seguidores interagirem com o seu conteúdo, deve responder a todos os comentários, sejam eles perguntas, elogios ou até algo menos positivo!

2. Mantenha a Marca Consistente

Criar um Instagram para a sua empresa significa criar uma extensão da sua marca.

Enquanto o Instagram é uma plataforma única que deve ser utilizada para alcançar objetivos diferentes com vários pontos de contato, através de outras contas nas várias redes sociais, deve haver um certo nível de consistência entre todas as plataformas, principalmente no que respeita ao tom e personalidade da marca.

A grande parte dos seguidores segue a marca em praticamente todos os diferentes canais digitais. Se o seu conteúdo no Instagram for diferente do seu site, ou da página do Facebook, corre o risco de deixar os clientes confusos. O modo como interage com os clientes e o tom que utiliza para legendar as suas postagens deve ser consistente, senão, pode acabar por não impressionar os clientes o que irá criar uma insatisfação por parte do cliente.

3. Demonstre o Seu Estilo de Vida

O estilo de vida da sua empresa pode ser descrito como a vida que um cliente gostaria de ter após a compra dos seus produtos. Como o Instagram é uma rede social muito visual, é o canal perfeito para demonstrar o seu estilo de vida. Ao incorporar imagens dos seus produtos em ação, irá permitir aos clientes visualizar o seu estilo de vida, o que fortalecerá o valor geral da marca e incentivar a compra.

Ao criar imagens ou vídeos que demonstrem o estilo de vida oferecido pelos seus produtos deve incorporar locais populares da sua cidade. Ao mesmo tempo que serão reconhecidos e familiares, ajudarão também a completar a visão do cliente sobre o seu produto, principalmente se usar pontos de referência que são regularmente visitados.

4. Siga as Tendências

As festas de final de ano são por norma uma tendência e as empresas aproveitam esses dias para atrair clientes com mensagens temáticas, mas como esse existem outros tópicos cuja popularidade pode aproveitar para criar conteúdo cativante no seu Instagram. É uma ótima forma de atrair atenção, pois garante a publicação de conteúdo relevante e interessante para os seguidores locais.

Para colocar hashtags de tendência na sua área, é importante prestar atenção às notícias, eventos locais, e até feriados específicos da comunidade. É por isso que é inteligente seguir outras empresas, celebridades locais e outros líderes locais, pois pode ver o Instagram deles e inspirar-se nas tendências e palavras-chave locais mais utilizadas.

5. Concentre-se nos Hashtags Mais Utilizados

Para otimizar o alcance total da sua página de Instagram é necessário concentrar-se nas Hashtags locais. Isto irá permitir que as pessoas na sua área encontrem os seus posts e a sua empresa graças às hashtags específicas da área. Em vez de utilizar hashtags genéricas na descrição da foto, inclua também a sua localização. Inclua também hashtags que incluam a sua área e o tipo de empresa que gere.

Por exemplo, se as pessoas pesquisam por uma empresa consultoria em SEO no Porto (onde está localizado), o objetivo é que o conteúdo da sua empresa apareça na pesquisa. Por isso deve colocar hashtags de conteúdo com tags semelhantes, como #seoporto #empresaseoporto. O desafio, em termos de hashtags localizadas, é saber como o local é obtido. Isto irá depender do modo como as pessoas na sua área pesquisam, por isso é importante fazer alguma pesquisa de modo a determinar quais as melhores hashtags para utilizar na sua área.

6. Crie Conteúdo Profissional e Criativo

Ainda existem várias páginas no Instagram que publicam regularmente imagens e vídeos de baixa qualidade ou desfocados. Se quiser ter uma grande vantagem perante essas páginas, considere investir numa máquina fotográfica de qualidade superior à do seu smartphone. Afinal, o Instagram é uma plataforma visual e, se quiser realmente destacar-se e promover a sua empresa, deve criar o melhor conteúdo visual possível.

Isto é especialmente importante se partilhar fotos de produtos, pois é muito importante que os seguidores vejam o produto e consigam imaginar-se a utilizá-lo! Se a imagem for de baixa qualidade, nada disso irá acontecer, e os potenciais clientes poderão acreditar que o seus produtos são de baixa qualidade.

7. Meça os Seus Esforços Constantemente

As atitudes e comportamentos dos consumidores mudam constantemente, e isso significa que os seus seguidores do Instagram também mudam as suas preferências. É importante estar sempre atento ao conteúdo que cria mais interações e perceber o porquê de existirem picos de gostos, comentários e partilhas.

Sempre que possível, pergunte às pessoas que visitam a sua página o que os atraiu, isto será muito importante para continuar a sua empresa continuar a crescer nas redes sociais.

Conclusão

O Instagram é uma ferramenta cada vez mais essencial para as empresas locais que procuram competir nesta era digital. Com 800 milhões de utilizadores e cerca de 63% desses utilizadores são ativos diariamente, esta rede social é uma mina de ouro de vendas cheia de potencial.

No entanto, o verdadeiro sucesso nesta plataforma é alcançado através do destaque das pessoas por trás desses números. Quanto mais valor conseguir criar e oferecer aos seus seguidores, mais impacto e alcance terá o seu conteúdo.

Artigo produzido pela Blog Canal Digital

Rui Sousa é um dos fundadores do Blog Canal Digital, onde partilha suas experiências em marketing digital. Com mais de 6 anos de experiencia na área hoje trabalha como consultor de marketing digital para empresas e promete trazer conteúdo interessante e informativo para leitores.

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