Você já conhece a importância das redes sociais para melhorar as vendas do seu negócio, não é verdade? Certamente, também já sabe que, para conseguir bons resultados, de fato, é preciso aumentar o engajamento nessa rede.

Essa não é uma tarefa tão complexa quando se leva em consideração o potencial que a plataforma tem para produzir relacionamento e interação, bem como atrair pessoas. E você sabe que pode melhorar o engajamento radicalmente com estratégias básicas?

Engajar o público é fazer que ele se interesse por aquilo que é oferecido a ele. Essa prática é essencial para convencê-lo de que seu produto é a melhor solução. Para mostrar como isso funciona na prática e ajudá-lo a fazer sucesso no Instagram, preparamos algumas dicas sobre o assunto. Acompanhe a leitura e confira!

 

A importância do engajamento no Instagram

Com a atualização do Instagram em março de 2018, houve um ajuste no algoritmo. Isso significa que foram alteradas as regras para a exibição de publicações nos feeds dos seguidores.

Em vez de ser exibido por ordem cronológica, cada post publicado agora passa por uma análise de prioridade para que seja definido qual será seu posicionamento nos feeds. A depender de como ele se encaixa nessas regras, o conteúdo pode ser exibido ou não. Para ficar mais claro, veja algumas considerações que o algoritmo faz:

  • grau de parentesco: a prioridade de exibição são os familiares do usuário;
  • nível de engajamento: quanto mais alguém interage com suas publicações, mais elas são classificadas como relevantes para ele pelo algoritmo;
  • interesses: com base nos interesses que cada usuário marcou no Facebook, o assunto precisa estar compatível;
  • tempo de acesso: as prioridades nas publicações também levam em consideração quanto tempo os usuários permanecem conectados. Quanto maior for esse período, mais chance de que o post seja exibido.

Assim, esse pode ser considerado como o primeiro motivo para levar o engajamento a sério: a ampliação do alcance das publicações. Além disso, há outros fatores, como o interesse dos seguidores pelas publicações, o alcance do objetivo de ser útil, relevante e agradável e a aproximação com os usuários para convertê-los em clientes.

 

Estratégias para aumentar o engajamento no Instagram

Há um conjunto de estratégias básicas que podem ser usadas por quem busca aumentar o engajamento da audiência. A seguir propomos algumas para ajudá-lo a sentir os efeitos mais rapidamente. Veja as dicas e comece agora mesmo!

 

Crie uma identidade visual

O perfil no Instagram precisa seguir uma linha de raciocínio clara de qual é a intenção do empreendimento. Isso facilita que os seguidores identifiquem os objetivos da empresa e, naturalmente, aumenta o reconhecimento da marca sobre determinado assunto.

Vale lembrar que a identidade visual vai muito além da foto de perfil. Ela inclui, ainda, uma biografia que chame a atenção, criatividade nas campanhas e exploração das tendências do nicho em que a marca atua. A cultura da empresa tem forte influência nesse aspecto e pode conferir autoridade à companhia.

 

Lembre-se de usar hashtags

Essa é uma das maneiras mais simples de aumentar o alcance orgânico no Instagram e melhorar o engajamento com os usuários da plataforma. Se bem utilizadas, as hashtags proporcionam bons resultados nas postagens. A escolha precisa estar de acordo com o que a marca vende e as tendências do momento.

hashtag tbt é um bom exemplo. É usada na republicação de fotos um pouco mais antigas às quintas-feiras (como se fosse um túnel do tempo) e pode ser um excelente meio de garantir interação com os seguidores e impulsionar as publicações de forma natural.

Para se dar bem nessa rede social, portanto, é preciso aproveitar as oportunidades e ficar de olho nas atualizações. Afinal, agora já é possível até seguir uma hashtag e melhorar as vendas a partir disso.

 

Publique com frequência

Não basta criar um perfil empresarial no Instagram. É preciso mantê-lo atualizado com conteúdo relevante para o público-alvo. A depender do ramo de atividade da empresa, os seguidores anseiam por novidades. Lembre-se sempre de que quem não é visto, não é lembrado.

É fundamental que se defina o que e quando postar, pois a periodicidade conta muito para fazer a marca permanecer viva na mente dos consumidores. Observe quais são os horários em que há mais interações dos seguidores e desenvolva publicações criativas para obter a visibilidade que espera.

 

Interaja com os seguidores

Um dos papéis mais importantes do marketing digital no Instagram é estabelecer uma boa comunicação com os seguidores. Isso permite saber, de forma rápida, o que eles pensam da empresa, dos produtos comercializados por ela e do atendimento.

Para converter seguidores em clientes, é essencial ter em mente que o relacionamento com eles deve ser o melhor possível — e isso ajuda até a compreender quais são as soluções que eles buscam. Estabeleça, então, um tempo para curtir outras publicações, visualizar mensagens e utilizar as sugestões para melhorar seu negócio.

Fazer essas interações de forma manual pode dar trabalho. Por isso, vale a pena ter uma ferramenta de automação que ajude a tornar seu perfil no Instagram mais eficiente.

Faça postagens no stories

O conteúdo efêmero já ganhou a simpatia de muitos — e não só no Instagram, mas em outras redes sociais também. Esse tipo de publicação, que dura apenas 24 h, é uma maneira interessante de aumentar o engajamento com os seguidores e maximizar as estratégias de vendas.

O stories pode ser usado para diversas finalidades no planejamento de conteúdo de uma empresa. Algumas das mais comuns são apresentar novos produtos, fazer demonstrações, criar enquetes e outras. Analise quais são os melhores horários para apresentar as fotos e perceba quais as reações do público.

 

Tenha sempre uma chamada para ação

As publicações precisam se converter em resultados. Que tal, então, usar o Instagram para obter leads ou fechar uma compra? Para isso, use chamadas para ação (calls to action – CTAs) nas publicações — elas estimulam os seguidores a interagirem com a marca, o que ajuda a empresa a obter resultados diretos dessas contatos.

Incentivar o seguidor a acessar o link que está na biodescrição, por exemplo, é um CTA útil. Ele ajuda a trazer tráfego para o site e também pode representar a geração de leads, caso o link leve à landing page de oferta de um e-book, por exemplo.

 

Promova seu Instagram em outras redes sociais

Redes de muito tráfego, como o Facebook e o Twitter são ótimas plataformas para divulgar o perfil do Instagram. Faça, com frequência, publicações que direcionem para seguir sua conta: pode ser que alguns seguidores dessas redes ainda não o tenham encontrado no Instagram.

Lembre-se de que o Instagram alcançou, em junho de 2018, a marca de 1 bilhão de usuários. Então, é natural que a maioria dos seus seguidores de outras redes estejam por lá. Certamente pode haver uma pequena parte que não esteja, mas há grandes chances de obter mais seguidores e engajamento no Instagram com essa estratégia.

 

Ofereça conteúdo qualificado

Conteúdo de qualidade, útil e interessante garante mais engajamento. Isso porque mais pessoas vão curtir, comentar e marcar os amigos. Mais do que isso: muitos podem passar a seguir a página na confiança de que receberão outros materiais similares.

Então, independentemente do ramo de atuação da empresa e do objetivo que ela tem no Instagram, vale se esforçar para produzir material qualificado. Pode acreditar: vai ser possível sentir a diferença!

Em resumo, essas dicas podem ajudar a garantir mais engajamento, mas também é possível colher outros frutos com essa estratégia: aumento no alcance das publicações, mais seguidores e, claro, mais conversões. Tudo isso evidencia a importância de se obter o máximo de interações possíveis no perfil do Instagram.

Gostou de conhecer essas dicas e já se sente pronto para colocá-las em prática e obter mais resultados com o seu perfil? Assine nossa newsletter e comece a receber posts como este em primeira mão diretamente no seu e-mail. Assim, seu perfil vai ter ainda mais sucesso!

 

Tags: ,,