O mini guia do Facebook Ads para iniciantes

Existem inúmeras estratégias de divulgação para sua empresa. O Facebook Ads é uma delas. Isso porque, nos últimos anos, cresceu ainda mais o número de posts impulsionados, como forma de quebrar a bolha do alcance orgânico.

Nesse cenário, o Facebook Ads se tornou um dos únicos caminhos com real capacidade de expandir o seu alcance de forma exponencial. Além disso, ele democratizou o acesso ao permitir investimentos das mais diversas escalas: você pode começar com R$1 ou mais de R$1 milhão, se desejar.

Qualquer que seja a intenção de investimento, o foco principal deve estar no público. Como encontrar, entre os 3 bilhões de usuários do Facebook no mundo, a sua persona?

Para responder essa pergunta, quando a intenção é anunciar no Facebook, o primeiro passo é claro: comece pela segmentação. Presumindo, é claro, que você já tenha o seu anúncio (que pode ser foto, vídeo, texto, link, etc).

Mais do que isso, também é preciso entender essa ferramenta, sua importância e como criar a sua conta. Por isso, trazemos todas essas informações neste conteúdo.

O que é Facebooks Ads

Para começar, você deve saber que o Facebook Ads é um gerenciador de anúncios. Ele permite criar campanhas para a rede social, de acordo com o objetivo da sua marca. Assim, a chance de alcançar um potencial cliente é maior.

Os anúncios podem ser feitos em diferentes formatos. Por exemplo, é possível promover:

  • sua página;
  • suas ações;
  • suas postagens;
  • seu site.
Tamanho de imagens e vídeos para redes sociais

A grande sacada de usar o gerenciador de anúncios Facebook é direcionar as campanhas para a audiência a partir das informações de perfil, localização, dados demográficos e mais.

Em outras palavras, a chance de acertar o alvo e ter um bom retorno é maior. Entre os objetivos a serem perseguidos estão:

  • reconhecimento de marca;
  • alcance, que é ideal para promover a marca no marketing local;
  • tráfego, a fim de direcionar o usuário para outra oferta, como o download de um material;
  • envolvimento, que pode ser referente à publicação, participações em evento e curtidas na página;
  •  instalações de aplicativo;
  • visualizações de vídeo;
  • geração de cadastros, para captar leads;
  • conversões, que é semelhante ao tráfego, mas permite ver o índice de conversão;
  • vendas de catálogo de produtos;
  • visitas ao estabelecimento.

Importância de investir em Facebook Ads

Com todos os usuários ativos no mundo, fica muito mais fácil alcançá-los com a ajuda do Facebook Ads. Você encontra o perfil de pessoas certo para o seu negócio e tem um retorno melhor sobre esse investimento. Afinal, segmenta o anúncio para quem terá realmente interesse.

Além disso, com a segmentação, você aumenta o alcance. Assim, algumas das vantagens são:

  • aumento da visibilidade;
  • aparecimento dos anúncios em dispositivos móveis;
  • engajamento maior em dispositivos móveis;
  • expansão do marketing da sua empresa;
  • redução de custos para conquistar clientes;
  • crescimento do envolvimento.

É claro que, para ter todos esses benefícios, é preciso agir da forma correta e impulsionar posts com potencial. Por isso, o próprio gerenciador de anúncios do Facebook indica:

  • definir um objetivo comercial;
  • conhecer o público a ser alcançado;
  • delimitar um orçamento diário;
  • adicionar fotos ou vídeos ao anúncio.

Depois disso tudo, está na hora de criar a sua conta. Como fazer isso? Explicamos a seguir.

Etapas para criar uma conta no Facebook Ads

O primeiro passo é ter um perfil no Facebook e uma fanpage vinculada. Depois clique em Gerenciador de Anúncios e coloque seu CPF ou o CNPJ da sua empresa que usará a conta das campanhas.

Então, coloque o seu nome ou o da sua empresa e o CEP. Insira também as informações de endereço. Assim que terminar, aparecerá uma barra azul em que está escrito “Gerenciador de Anúncios”.

Clicando sobre as três linhas que ficam ao lado do nome, surgirá um painel. Selecione “Cobranças” e defina como será a forma de pagamento dos anúncios. Existem quatro opções:

  • cartão de crédito;
  • PayPal;
  • boleto bancário;
  • cupom de anúncios do Facebook.

Depois de definir essa questão, você pode criar seu anúncio. A conta estará pronta para utilização. O único detalhe é que o pagamento precisa estar compensado. Por isso, pode demorar alguns dias para liberar no caso do boleto bancário.

Passo a passo da segmentação no Facebook Ads

Quando o assunto é uma campanha direcionada a um público específico, cada um dos passos descritos abaixo vão determinar o sucesso do seu anúncio.

Gerando, por consequência, uma otimização do engajamento do público com o seu conteúdo. Escolha cada item com critério e dedique o máximo de tempo possível com pesquisas sobre seu público.

  • LOCALIZAÇÃO: você pode definir por país, estado, cidade ou CEP. O raio de distância para esse alcance também é de livre escolha. Um raio de 15 km do centro de Belo Horizonte (MG), por exemplo.
  • DADOS DEMOGRÁFICOS: idade, gênero, status de relacionamento e grau de instrução.
  • INTERESSES: esse direcionamento permite que você defina seu público ideal de acordo com os interesses, hobbies e páginas que esse público curte no Facebook. Esses termos podem ser obtidos por meio dos interesses listados, das atividades, da educação, de cargos, de páginas curtidas ou de grupos aos quais essas pessoas pertencem.

Além dessas etapas, o Facebook permite que você salve públicos ou direcione os anúncios, automaticamente, para as pessoas que curtiram sua página e amigos dessas pessoas, por exemplo.

Cuidados ao criar um anúncio no Facebook Ads

Além de criar a sua conta e criar anúncios, é importante adotar boas práticas para alcançar os melhores resultados. Nesse processo, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar problemas.

Quer saber quais são eles? Em seguida, apresentamos os principais. Acompanhe!

Cuide da segmentação

Os resultados somente aparecerão no Facebook Ads se você definir o público de forma correta. No entanto, nem sempre você terá as informações de que precisa. Para contornar esse desafio, é preciso criar algumas estratégias.

Uma delas é a de teste. Defina a segmentação de acordo com as informações que tem. Acompanhe as métricas dia a dia e faça alterações no anúncio sempre que necessário para alcançar os melhores resultados.

Além disso, escolha uma localidade para exibição do anúncio e uma faixa de idade. Ainda assim, lembre-se de que o principal são os interesses. Para atingir esse objetivo, a look alike audience (públicos semelhantes) pode ajudar.

Esse recurso ajuda a criar uma audiência personalizada semelhante à do perfil da sua empresa. 

Atente ao valor investido

Uma das principais vantagens do Facebook Ads é controlar o orçamento das campanhas de maneira precisa. Para definir o valor a ser aplicado, não há fórmula mágica. Tudo depende do quanto você pode ou quer gastar.

Mais do que isso, garanta uma quantia mensal regular. Pouco adianta investir R$1 mil agora e depois colocar apenas R$500. Defina uma quantia razoável para aplicar sempre.

Dica: apenas no começo, vale a pena aplicar um valor mais alto para fazer vários testes. Assim, você descobre com rapidez o que traz mais resultados e evita perder dinheiro com o passar do tempo.

Seja criativo

Os anúncios podem ser criados da maneira que você quiser, mas eles têm uma estrutura básica a ser respeitada. Primeiro, é necessário definir o objetivo principal, porque isso define os conjuntos de anúncios disponíveis.

Depois vem o momento de determinar o orçamento e a duração. Por fim, chega a hora do anúncio, com seus textos e imagens. Aqui, o foco é ser direto, evitar muitas palavras e investir nas imagens.

Uma regra básica é que, sempre que houver mais de 20% de texto, a entrega do anúncio será reduzida. Portanto, o alcance diminuirá.

Lembre-se da relevância e crie variações do anúncio para ver o que dá certo. Depois de uma semana ou de alcançar 10 mil impressões, deixe em funcionamento somente o que tiver o melhor desempenho.

No momento de criar um conteúdo, também foque o que é mais importante. O objetivo é impactar seus clientes atuais e potenciais. Observe a concorrência e veja o que é possível utilizar. Aqui, vale tudo:

  • fotos dos bastidores;
  • depoimentos de clientes;
  • frases impactantes.

Assim, fica claro que o Facebook Ads é uma ferramenta em constante evolução e, por meio do acesso disponível no gerenciador de anúncios, é possível seguir o passo a passo para fazer a sua campanha ideal.

Dedique tempo no tutorial do gerenciador e sempre que for iniciar uma campanha acesse este caminho. Essa é a maneira mais eficiente de utilizar o Facebook Ads em seu potencial máximo.

Gostou das dicas e quer ver mais informações? Confira como aumentar as conversões no Facebook e no Instagram.

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