sábado, setembro 23, 2017

Com o objetivo de combater as notícias falsas que são propagadas no Facebook, os programadores da rede fizeram uma alteração nas permissões de edição de posts com informações de terceiros. Agora não é mais possível editar as informações originais dos links quando são compartilhados pelos usuários.

Antes dessa decisão, qualquer pessoa podia editar o texto, a descrição ou a imagem que acompanhava a notícia original no momento de compartilhar.

Com isso, uma notícia verdadeira podia ser facilmente alterada, sobre o pretexto de uma fonte confiável. Ficou comum ver inúmeras notícias falsas sendo exibidas na linha do tempo, sem que os internautas tivessem qualquer sinal claro de que aquelas informações foram editadas previamente.

Ou seja, os usuários podiam estar se enganando ao ler os conteúdos dos posts com informações diferentes do que a publicação original abordava.Em sua grande maioria, para parecer mais verossímeis, essas alterações eram feitas a partir de conteúdos divulgados por veículos renomados de comunicação.

Essa liberdade de edição que se tinha na rede e a mania de propagação de notícias falsas cresceu tanto nos últimos anos no Brasil e no exterior que o Facebook resolveu entrar em ação. A nova regra visa beneficiar tanto os perfis pessoais quanto os empresariais, principalmente, os veículos de comunicação.

Mas, as fake news (notícias falsas) podiam ser desmascaradas no momento em que a pessoa clicava no link que levava ao conteúdo original, percebendo que se tratava de algo diferente do que aquilo compartilhado no Facebook.

Já para aquelas pessoas que não chegaram a clicar no link das notícias, ficaram apenas a informação fraudulenta divulgada como manchete na linha do tempo. Portanto, você mesmo pode ter sido vítima das fake news. Agora não há mais perigo, o que você ler em links compartilhados vai ser de fato o conteúdo original da postagem.

Essa nova regra só não é válida para as páginas que se identificam para o Facebook como uma publicação de mídia, como por exemplo, os veículos de comunicação.

Ou seja, eles ainda podem utilizar a funcionalidade de alterar o conteúdo dos posts na hora do compartilhamento. Essa liberdade possibilita, por exemplo, que essas páginas atualizem suas postagens conforme as notícias sobre determinado acontecimento vão se desdobrando.

Quer saber mais sobre atualizações e novas regras do Facebook? Então, fique de olho aqui no blog. Em breve falaremos mais sobre a rede fundada por Mark Zuckerberg e outros assuntos sobre Marketing Digital. Nos vemos na próxima!

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