Atrair e fidelizar clientes são objetivos de todo empreendedor. Porém, nem todos sabem como agir. É preciso dominar várias questões, como emitir notas fiscais de serviço, otimizar os investimentos financeiros e aumentar o número de fãs de sua marca.

Como as redes sociais vão muito além de likes e publicações com emojis, você precisa estar preparado para superar desafios e alcançar os resultados que deseja.

Além disso, a internet tem oportunidades para todos os tipos de empresas, inclusive para os seus concorrentes. Se você não agir corretamente, provavelmente, terá grandes dores de cabeça para deixar os seus consumidores satisfeitos e fiéis.

Pensando nisso, você vai descobrir 6 importantes dicas para fidelizar clientes.

1. Conheça as dores de sua persona

Todos os procedimentos de atendimento ao cliente devem ser baseados em sua persona. De nada adianta, por exemplo, adotar uma linguagem extremamente formal em suas postagens no Instagram se os seus clientes são adolescentes.

Desse modo, estude muito bem o que o seu público deseja e mostre como a sua marca pode ajudá-lo.

Ao conhecer as dores dos clientes, você consegue traçar estratégias mais precisas e eficientes, que otimizam os investimentos financeiros e agregam valor ao seu serviço.

Você pode fazer perguntas em suas postagens, por exemplo. Essa técnica desperta a curiosidade das pessoas, fazendo com que elas se sintam valorizadas, e fornece informações valiosas.

2. Produza conteúdos de qualidade

A fim de fidelizar clientes na internet, você deve ir além do comum e inovar em seu posicionamento. É necessário encantar o seu público e mantê-lo entretido, entregando conteúdos de alto valor.

Enviar materiais gratuitos fortalece os laços entre a sua marca e os consumidores e não deixa que a sua empresa seja esquecida. Por isso, crie conteúdos épicos, que fomentam o engajamento de seus clientes.

3. Analise resultados

As decisões de um empreendedor são determinantes para a obtenção de resultados positivos. Se você agir sem pensar, certamente, não alcançará os objetivos que deseja. Dessa maneira, é muito importante acompanhar tudo o que acontece em sua gestão.

As são amplamente utilizadas para atrair e fidelizar clientes. Elas disponibilizam ferramentas e informações, a fim de facilitar o seu monitoramento. É possível ficar por dentro dos seguintes fatores:

  • informações sobre gênero, demografia e interesses;
  • quantidade, origem e horário de acesso;
  • tipos de interações com as suas publicações;
  • dispositivos eletrônicos utilizados.

A partir da análise de dados, você pode criar um planejamento estratégico e prever tendências.

4. Dê respostas rápidas

Na hora de fidelizar clientes, sempre se coloque no lugar da outra pessoa. Normalmente, ninguém gosta de esperar durante muito tempo por uma resposta, certo?

Dessa forma, tenha um time preparado para solucionar todas as dúvidas de seus consumidores. Realize treinamentos e mostre quais são as melhores práticas para fidelizar e atrair clientes na internet.

Fique atento às solicitações feitas em redes sociais, como o Direct do Instagram, o Messenger do Facebook e o Whastapp. Essas ferramentas são gratuitas e utilizadas por muitas pessoas.

Se você estiver presente nesses meios de comunicação, menor será o caminho entre o cliente e sua marca e melhor será o relacionamento entre vocês. E não se esqueça da nova ferramenta do Instagram também: o IGTV.

Os gifs e os emojis estão na moda, portanto, utilize-os quando for necessário e adequado.

5. Aproveite as datas comemorativas

Muitas empresas aproveitam as datas comemorativas, como o dia das mães e o carnaval, para fazer campanhas com a automação de marketing Essa é uma excelente maneira de manter contato com o mercado e fidelizar clientes. E a internet facilita o seu trabalho.

As estratégias de email marketing e as divulgações em redes sociais o ajudam a marcar presença no mundo digital, como o envio de cupons de descontos ou sorteios em postagens no Instagram.

Não se esqueça de aproveitar as datas menos visadas também. Uma confeitaria, por exemplo, pode criar ofertas especiais no dia do confeiteiro. Já uma gestão especializada em tecnologia da informação pode homenagear o aniversário da invenção de algo importante, como o surgimento do computador ou da internet.

Como há inúmeras possibilidades, deixe a sua imaginação livre. Saiba que a satisfação do cliente é maior quando você inova e personaliza as suas promoções.

6. Saiba fazer um bom pós-venda

Muitos empreendedores acreditam que a realização de uma venda é o último passo na jornada de um cliente. Porém, esse conceito está equivocado. Após a compra da mercadoria, inicia-se uma nova etapa.

A fim de realizar um pós-venda de sucesso, você deve manter contato com o consumidor. Hoje em dia, existem várias opções para fazer isso, como:

  • email;
  • ligações telefônicas;
  • redes sociais.

Lembre-se de que é mais fácil realizar uma segunda venda para uma mesma pessoa do que atrair um outro consumidor. Além do mais, um bom pós-venda faz com que os clientes recomendem a sua marca. Grandes empresas do mercado, como a Apple, fazem isso muito bem e têm milhares de fãs e promotores.

Em qualquer situação, esteja aberto para ouvir e analisar feedbacks. Por mais dedicado e experiente que você seja, sempre existirá um consumidor insatisfeito. Nessas horas, não faça como a maioria das empresas: mostre que você está ali para garantir o bem-estar do cliente.

Dica bônus: Mantenha o negócio legalizado

A legalização da empresa é um assunto muito sério. Você pode criar mercadorias de qualidade e prestar um bom serviço, mas, se não estiver com as contas em dia e de acordo com as legislações, terá muitos problemas para ganhar credibilidade e atrair clientes. Então, se empenhe ao garantir a legalização do negócio digital.

Nessas horas, um ponto muito importante está relacionado à emissão de notas fiscais. Esse documento é obrigatório para quase toda organização, pois regulariza as negociações e permite o pagamento de impostos.

Tenha em mente que existem diferentes notas fiscais:

Como esse assunto é complicado, você pode ter muitas perguntas.

Portanto, é imprescindível ter um contador ao seu lado, a fim de otimizar a gestão financeira. Esse profissional tem o conhecimento necessário para respeitar as determinações fiscais e emitir notas fiscais corretamente.

Além disso, é possível contratar um emissor automático de notas fiscais. Essa ferramenta facilita a sua rotina ao permitir a emissão de notas fiscais em poucos cliques.

E então, gostou do nosso conteúdo? Quer aprender ainda mais práticas para o bom desempenho no mercado digital? Continue com a gente e descubra sobre a emissão de notas fiscais no Facebook!

enotas logo

Artigo produzido pelo Enotas

Somos apenas humanos que acreditam que os computadores deveriam trabalhar mais a nosso favor, principalmente se tratando do cumprimento das nossas obrigações fiscais. Emitimos automaticamente a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFS-e), Produto (NF-e) e Consumidor (NFC-e).

Tags: ,,