Cada vez mais comum ver fotógrafos no Instagram aproveitando o impulso de visibilidade que essa plataforma pode oferecer. Não é à toa: quem deseja impactar mais clientes em potencial e fortalecer o próprio nome nesse segmento tem muito a ganhar ao publicar conteúdo no Instagram.

Se você quer expor trabalhos fotográficos para potenciais negócios, o Instagram é uma ótima opção. Afinal, o foco da rede é visual, lhe permitindo atingir muito mais gente que poderia se interessar por boas fotos.

No entanto, para que seja possível aproveitar os benefícios dessa plataforma, é necessário utilizá-la corretamente — errar na abordagem pode ser bastante prejudicial para os seus resultados.

Interessado? Continue lendo e veja 5 dicas que fotógrafos no Instagram devem seguir para ter sucesso!

1. Defina seu estilo e Planeje o seu conteúdo

Qual é o seu nicho? Você fotografa casamentos, famílias, festas infantis, festas de 15 anos, arquitetura ou empresas?

Focar na sua especialidade e criar um estilo próprio (o que pode estar ligado ao tipo de foto, às cores predominantes, aos elementos que você usa, nos lugares que gosta de fotografar) é essencial para criar um feed eficiente, ou seja, que traga potencias clientes até você.

Ter um estilo facilita na percepção sobre o trabalho do fotógrafo.
Créditos: @fotogeniapet

Fotógrafos no Instagram podem ser bem-sucedidos se dedicarem parte do seu tempo a planejar o conteúdo que será publicado.

É importante pensar no perfil como se fosse o de uma marca em busca de publicidade. Assim, crie um calendário editorial onde ficarão especificados quais posts serão publicados em cada dia.

2. Organize a sua biografia

A biografia do perfil não deve ser esquecida por fotógrafos no Instagram. Afinal, trata-se de um espaço valioso para garantir que o público interessado possa encontrar formas de falar com você caso se interesse pelo trabalho. Deixe-a organizada e insira as principais informações de contato e localização. Inclusive, use emojis para torná-la mais fácil de ler.

fotografos no instagram - biografia

Biografia: ela dá clareza a quem vai te seguir e a quem pode te contratar.
Créditos: @fotografobrasileiroemparis

3. Aposte nas hashtags certas

O segredo para que o conteúdo viralize no Instagram está em usar as hashtags corretas. Por isso, pesquise quais termos conseguiriam trazer mais visibilidade aos seus posts, tendo relação com as fotos publicadas.

Vale a pena experimentar diversas possibilidades até chegar naquelas que trazem melhores resultados. Só tome cuidado com excessos, senão o Instagram pode classificar o seu post como spam.

4. Interaja com perfis relevantes

As redes sociais são ferramentas de comunicação, portanto, uma parte da sua estratégia precisa se voltar a interagir com os seguidores e potenciais clientes.

Responda a perguntas e elogios, além de postar comentários em outras fotos de perfis relevantes ao segmento de fotografia. Assim, ao se expressar mais, você fará com que seu perfil seja mais visto por potenciais novos seguidores.

5. Aprenda com seus resultados

Todas as decisões tomadas por fotógrafos no Instagram precisam ser bem validadas e controladas, e a melhor forma de fazer isso é analisar os resultados obtidos. Somente assim você saberá de que formas o seu público está reagindo aos seus posts e poderá melhorar ainda mais — bastará corrigir o que deu errado e intensificar o que deu certo.

Enfim, estratégias de publicação de conteúdo são perfeitas para fotógrafos no Instagram. Como vimos, essa ferramenta pode ser decisiva para aumentar a sua cartela de clientes e fortalecer seu nome no meio da fotografia.

Para acertar em sua abordagem, então, certifique-se de seguir os passos acima e ficar sempre de olho nas novidades que surgem com frequência nessa área!