Você sabe como publicar fotos no Instagram e ter mais curtidas?

Você sabe como postar foto no Instagram do seu negócio de uma forma relevante e interessante para o seu público? O que é postado realmente representa o que você oferece? Saiba que, se você quer que seu perfil cresça e aumente o alcance da sua marca, precisa responder “sim” para as 2 perguntas anteriores.

Você tem dúvidas sobre esse assunto? Para ajudá-lo nessa missão, preparamos um guia rápido para postar as melhores fotos no Instagram!

Como postar fotos no Instagram com maior qualidade?

Não existe um caminho certo ou errado para planejar fotos para o Instagram, já que a qualidade do perfil é definida pela dedicação em torno dessas imagens. É preciso estar em contato com sua visão criativa e honrá-la em cada clique. Abaixo, confira alguns cuidados que podem ser tomados para que você obtenha fotos cada vez mais atrativas e com maior qualidade.

Destaque os detalhes do produto

É importante destacar em suas fotos a maior quantidade de detalhes possível do item que está sendo oferecido. Assim, você não somente atrai seus clientes, mas faz com que eles se sintam seguros para comprar seu produto.

A funcionalidade que o Instagram oferece de incluir várias fotos em um único post é excelente para essa finalidade. Ela permite postar uma primeira imagem mais elaborada e, nos posts seguintes, fotos básicas dos detalhes do produto em fundo neutro. Também é interessante postar partes ampliadas da primeira foto.

Por exemplo, na oferta de um vestido, a foto principal poderia ser de uma modelo ao ar livre em um dia ensolarado e, as imagens seguintes, apenas os detalhes da peça, como botões, estampa, costas etc.

Evite a utilização do zoom

Sempre que possível, esqueça que existe zoom na câmera do seu celular. Esse recurso pode comprometer a qualidade e a nitidez de suas fotos, deixando-as granuladas ou embaçadas. Portanto, o melhor é fotografar o que estiver próximo a você. Caso precise fotografar à distância, é preferível fazer a foto sem utilizar o zoom e recortar a imagem posteriormente. Salientado que estamos falando do zoom dos celulares, nas câmeras fotográficas profissionais, o resultado é diferente.

Ative as linhas de enquadramento

Faça fotos com boa composição: lembre-se da regra dos terços e respeite a linha do horizonte. Essas são as dicas básicas da fotografia profissional, mas um fotógrafo amador pode ter dificuldade em aplicá-las.

Por isso existem as linhas de enquadramento da câmera de seu celular. São quatro linhas que dividem a tela em nove quadrantes (como um jogo da velha). As linhas de enquadramento ajudam a saber se sua foto está reta e a posicionar seu produto ou modelo aplicando corretamente a regra dos terços.

Crie um cenário interessante

Saber como postar foto no Instagram inclui exercitar a criatividade. Fazer sempre o mesmo tipo de imagem pode ficar cansativo e desinteressante para o público. Veja alguns exemplos de postagens que podem ser utilizados:

  • inspirado no estilo de vida do cliente: você pode incluir na foto objetos que remetam à sua persona — uma loja de roupas esportivas poderia incluir skates ou bolas de futebol;
  • utilizando o fator humano: mostrar o produto sendo usado gera conexão e empatia — um Instagram de moda postaria um(a) modelo usando sua roupa;
  • mostrar os bastidores: quando o perfil é do produtor, é uma opção postar fases da fabricação ou fotos relacionadas às matérias-primas.

Escolha locais visualmente atraentes para compor as fotos e tente encontrar ângulos inovadores que surpreendam os seguidores. Apenas tenha cuidado para não se desviar da identidade da marca.

Tenha atenção à iluminação

A luz é um dos elementos mais importantes em uma foto. Portanto, certifique-se de que a iluminação do local seja boa, já que não é interessante depender do flash do celular. Esse recurso pode tirar a sensação de profundidade da foto, além de deixá-la com aspecto menos natural.

Dê preferência à luz natural — de janelas ou ao ar livre —, se não for possível, procure utilizar a luz ambiente. Aproveite a iluminação de postes e abajures para adicionar efeitos e sombras interessantes à foto. Mas tenha cuidado com o excesso de sombras na imagem, elas podem esconder e modificar detalhes do produto.

Capriche na edição

Não dispense o bom tratamento de imagens — que vai além dos ajustes do Instagram. Use outros aplicativos para retocar os níveis de cor, brilho, contraste e outros. Só tenha cuidado para não manipular demais e acabar prejudicando a imagem do produto ou passar a sensação de foto não autoral. A ideia de foto real faz com que o cliente se identifique e se sinta próximo à marca.

Conte com ajuda profissional

Se você leu sobre a regra dos terços no tópico mais acima e não faz ideia do que seja isso, pode ser uma boa hora para procurar um curso básico de fotografia — existem vários online — ou o trabalho de um fotógrafo profissional. Afinal, ter um perfil comercial no Instagram é o mesmo que ter uma vitrine online que, se bem administrada, será vista por milhares de pessoas. Por isso, é preciso garantir a qualidade do que será postado.

Como ter um perfil relevante no Instagram?

Postar no Instagram fotos capazes de trazer mais relevância para o perfil é plenamente possível, mas não depende apenas da qualidade das publicações. É essencial acertar em outras áreas para garantir o sucesso. Veja, a seguir, algumas dicas!

Mude para um perfil comercial

Para ter acesso a novas funcionalidades, vale a pena mudar o perfil para o modelo comercial. Trata-se de uma opção que existe nas configurações do aplicativo e deve ser ativada para dar acesso a meios eficazes de atrair visibilidade para o conteúdo.

Analise as métricas

A página de métricas de engajamento dos posts é uma das funcionalidades dos perfis comerciais. Com ela, é possível conferir quais fotos tiveram mais sucesso — e, consequentemente, melhores resultados — e começar a buscar padrões nessas reações.

Publique conteúdo de qualidade

O que define qualidade? No contexto do Instagram, envolve publicar fotos que reafirmem a identidade e causem reações positivas no público-alvo. Para isso, é importante ter um processo de criação fundamentado em inovação e criatividade. Mantenha suas ideias em constante evolução e aproveite sempre novas referências e fontes de inspiração.

Use as hashtags certas

Ao publicar no Instagram fotos de qualidade, é preciso ter um impulso de visibilidade. As hashtags ajudam muito nisso e podem levar os posts para feeds especiais vistos por um público que talvez ainda não o siga. Dessa forma, é possível atingir outras pessoas e aumentar cada vez mais a relevância do perfil.

Utilize o Instagram Stories

Instagram Stories oferece a oportunidade de investir em posts mais descontraídos para aproximá-lo do público. Experimente todos os recursos à disposição, como stickers, emojis, rabiscos e filtros. Além disso, busque mostrar os bastidores do trabalho e as curiosidades do processo criativo.

Comece agora a publicar no Instagram fotos de mais qualidade que sejam capazes de atrair relevância para o perfil. Leve em conta as dicas deste post e estruture um plano rumo ao sucesso.

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