7 dicas para garantir a qualidade de Stories e fotos no Instagram

O Instagram, quando usado de maneira adequada, pode ser uma ferramenta poderosa para a estratégia de marketing da sua marca ou negócio, ainda mais que você precisa garantir a qualidade de stories e fotos no instagram.

Pode parecer uma tarefa simples, porém melhorar sua presença ali vai muito além de postar imagens aleatórias ou fazer stories sem planejamento. Se você quiser usar a rede social para fins profissionais é preciso ficar atento a uma série de fatores.

Por isso, neste post vamos te mostrar 7 dicas para que você consiga postar fotos e stories com mais qualidade e passar uma imagem mais profissional. Então, leia esse post até o final e garanta a qualidade do conteúdo da sua conta!

1. Tamanho ideal de imagens e vídeos para o feed

Um ponto fundamental para manter a qualidade de uma imagem em uma postagem no Instagram é  tamanho. Você pode postar uma foto em alta resolução e ainda assim a qualidade da imagem ficar ruim no feed. E por que isso acontece? Bem, cada rede social possui seus próprios parâmetros de formatos e tamanhos de imagem. Se o usuário postar um conteúdo que não seguir esse padrão, verá sua foto perder qualidade depois de publicá-la no feed.

O Instagram trabalha, até o momento, com três tipos de formatos e cada um possui um tamanho diferente:

  • Portrait ou retrato: são as imagens na vertical. A proporção, neste caso, é 4:5. O tamanho mínimo é 480 × 600, mas é recomendado o uso no tamanho 1080 × 1350 pixels.
  • Landscape ou paisagem: imagens na horizontal. Neste formato, as proporções são 1,91:1 e 16:9. Na proporção 1,91:1 o tamanho da imagem ou vídeo é 600 x 315 e recomenda-se o uso de 1800 x 945 pixels. Enquanto na proporção 16:9, o tamanho mínimo é de 600 x 480 e o recomendado são imagens e vídeos com 1920 × 1080 pixels.
  • Square: são as imagens no formato quadrado. Nesse formato o tamanho mínimo é 600 x 600 pixels e proporção 1:1 para fotos e vídeos. É possível conseguir uma exibição melhor no tamanho 1080 x 1080 pixels.
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2. Tamanho do conteúdo para stories

No caso do Stories não há um tamanho específico. Isso porque o jeito como a imagem ou vídeo é exibido durante o stories varia de acordo com o dispositivo de cada usuário.

Ainda assim, existe uma recomendação que o usuário crie imagens e vídeos seguindo a proporção 16:9 com 1080 x 1920 pixels de tamanho.

Pelo fato de a visualização dos stories variar de acordo com cada dispositivo, é comum stickers ou textos aparecem cortados. Para evitar que isso aconteça evite colocar informações nas bordas dos stories. Centralize os conteúdos adicionais e deixe as laterais livres. Isso evita que seus seguidores percam alguma informação importante.

3. Dê atenção ao cenário da foto

Perfis comerciais do Instagram precisam ficar atentos do cenário de fotos e vídeos. É importante que o local escolhido para a foto ou vídeo seja bem iluminado, esteja limpo e tenha elementos de composição.

Mas é importante não exagerar e tentar manter o cenário clean. Seguir uma paleta de cores também ajuda na harmonização do feed. Por exemplo, se você escolher as cores preto, branco e cinza. Tente mesclar essas cores quando for produzir o conteúdo. Isso ajuda a deixar o feed mais harmônico.

Isso não quer dizer que você deve usar apenas as mesmas cores e o mesmo cenário, e sim criar composições que conversem entre si. Um ótimo exemplo para que você consiga visualizar essa proposta de feed é o Instagram da Melina Souza. A influencer digital usa muito essas técnicas e consegue manter uma harmonia na composição de seu Instagram.

4. Invista em um plano de internet

Um item que algumas pessoas se esquecem é a internet. E sim, se você possui um perfil comercial é preciso manter seu smartphone conectado a rede. Afinal, não adianta produzir um conteúdo excelente e não conseguir postar suas fotos e vídeos.

Estar conectado é importante, inclusive, para que você consiga interagir com seus seguidores e manter o engajamento, que é muito importante para o seu trabalho.

Por isso, invista em um pacote de internet para o seu celular. Existem infinitas opções no mercado. Se você utilizar muito as redes sociais opte por planos que ofereçam acesso ilimitado como o Tim Black, por exemplo. Assim, você consegue manter a qualidade do seu feed, stories e manter seu público sempre atualizado.

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5. Invista um smartphone com uma câmera boa

Se sua ideia é deixar seu Instagram com uma pegada mais profissional e garantir a qualidade de fotos e vídeos, você vai precisar investir em um smartphone com uma câmera com boa resolução. O zoom, por exemplo, é uma ferramenta que deve ser usada apenas com celulares que possuem duas câmeras. A câmera dupla permite ao usuário fazer  zoom óptico de 2x sem perder a qualidade da foto. Portanto, investir em um bom smartphone garante um padrão de qualidade do seu conteúdo.

6. Edite suas fotos

Você pode editar suas fotos com os próprios recursos do Instagram. É possível adicionar filtros ou editar sua foto no próprio aplicativo. Mas se quiser passar uma imagem mais profissional, invista em aplicativos de edição fotos como o PhotoGrid, Rookie Cam ou VSCO Cam, por exemplo. Com esses aplicativos você consegue editar suas fotos  e enviar as imagens para o Instagram.

7. Edite seus stories

Assim como acontece com as fotos, você também pode editar seus stories dentro do próprio Instagram. Confira alguns recursos:

  • Texto: Você pode adicionar textos nos seus stories. É possível escolher o estilo do texto, tamanho e cor.
  • Stickers: São adesivos que podem ser colocados no seu stories.
  • Boomerang: esse recurso permite ao usuário criar loops que são vídeos curtos que se repetem.
  • Hyperlapse: é uma opção para criar time-lapse.
  • Rebobinar: com esse recurso é possível criar vídeos de trás para frente
  • Superzoom: é possível criar vídeos com efeitos de aproximação e trilha sonora.

Existem outros recursos no aplicativo, além de filtros que podem ser adicionados aos stories. E se você um resultado ainda melhor pode utilizar aplicativos para Instagram stories.

E aí, gostou das dicas? Conte pra gente nos comentários. Aproveite e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais.

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