Gestão financeira e empresarial para escritórios de advocacia

Um verdade que incomoda: as faculdades de Direito não preparam o futuro advogado para o ganhar e administrar seu dinheiro. 

É latente a necessidade de incluir gestão, estratégia, empreendedorismo e mercado financeiro na grade curricular dos cursos de Direito no País.

No Brasil, os donos de Sociedades de Advocacia, ainda tendem a ser mais reativos do que proativos na condução dos negócios. Ou seja: só reagimos quando a crise já chegou, e não nos preocupamos em estudar para antever o mercado.

Quando muito os escritórios dos meus colegas possuem como resultado final uma lista de desejos, mas sem estratégias empreendedoras para alcançá-los.

Pensando nisso nós da PEJOTA Contabilidade para Advogados selecionamos algumas dicas para você incluir gestão financeira e empresarial no dia a dia do seu escritório, veja: 

 

1 – Pense na ideia de ter um sócio que tenha um perfil de gestor

Se você não está por dentro do que acontece no mercado, como aplicar as práticas mais eficientes e inovadoras para seu escritório?

A maioria das Sociedades ainda são um grupo de peritos jurídicos, ou seja, muita gente que entende de Direito e ninguém que entende de dinheiro. 

Este sócio, além de advogar, será responsável por:

  • Mapear o mercado e ver quais são suas tendências;
  • Definir metas a curto, médio e longo prazo;
  • Organizar os processos de trabalho;
  • Ter uma visão estratégica na análises de  custos, compras e vendas;
  • Ter noções de contabilidade e tributação.

O importante é ter alguém que pense no seu negócio com um olhar empreendedor!

 

2 – Treine sua equipe para entregar resultados

Sua equipe apaga incêndios? Parabéns, você pode estar indo para o mesmo caminho dos advogados que abandonaram a gestão nos seus escritórios – ladeira abaixo!

Todo escritório que não conta com uma gestão empresarial focada em resultados acaba desperdiçando o seu recurso mais precioso: o tempo. 

Já imaginou quantas horas de trabalho do seu time poderiam ser melhor aplicadas se existisse um bom planejamento das atividades, com foco em resultados financeiros?

Isso sem contar que, na Advocacia 4.0, produtividade é fator de competitividade. Logo, investir em uma rotina eficiente e em um time de Advogados alinhados aos objetivos do escritório é essencial para minimizar custos e aumentar a lucratividade.

 

3 – Trabalhe a precificação juntamente com a percepção de valor

Muita gente associa – erroneamente – Gestão à Precificação. Mas na verdade, o seu cliente contrata o serviço pelo seu valor como Advogado(a).

O cliente pode até se preocupar com custo, mas o que ele quer mesmo é uma solução para seu problema jurídico.

No Brasil as pessoas só contratam um Advogado quando têm um problema. Pagam os honorários do Advogado porque acreditam que ele é o guardião das soluções jurídicas. 

Mas, na verdade, não é só por isso que pagam…

Elas vêem no Advogado outras qualidades, como ouvir o problema, entender os motivos e explicar pacientemente como e quanto esse problema pode afetar suas vidas. Aproveite este momento e gere valor mostrando que você é a pessoa certa para resolvê-los!

 

4 – Inclua Gestão Financeira no dia a dia do seu escritório

Com o controle da gestão financeira, você terá sempre uma visão de quando o seu escritório terá dinheiro.

Esse controle permite saber o que está acontecendo e o que vai acontecer com o seu negócio no futuro. Assim, você terá a oportunidade de tomar decisões corretamente.

A gestão financeira de um escritório é bem-sucedida quando ela diminui a necessidade de capital de giro. Assim, o(s) sócio(s) precisam colocar menos dinheiro para fazer o escritório girar.

 

Isso só é possível quando o fluxo de caixa é positivo e há um planejamento cuidadoso dos custos X recebimentos de honorários. 

Viu como está tudo interligado? 

Um dos principais ganhos da gestão financeira e empresarial é a possibilidade de criar processos bem definidos a partir de uma rotina produtiva, organizada e otimizada no escritório.

Quando isso ocorre, a consequência direta é o aumento da produtividade e, consequentemente, aumento da lucratividade. 

Precisa de mais orientações financeiras e tributárias? Conheça a PEJOTA, Contabilidade especializada para Advogados.

 

 

 

AboutGuest Post
Convidamos autores especialistas em marketing digital e negócios para te contar como alcançar bons resultados.
🤑 Monetize suas redes sociais agora! Conheça a Lastlink! COMECE AGORA!