segunda-feira, novembro 20, 2017

Conforme a tecnologia evolui, as pessoas encontram novas formas de se divertir na internet. Os GIFs não são uma novidade tão grande, sendo comuns em sites da web há muitos anos. No entanto, ultimamente, as redes sociais passaram a suportar esse recurso em publicações dos usuários e também de marcas.

No universo de páginas de negócios no Facebook, a sensação mais perigosa que pode ser transmitida ao público é a de mesmice. Para se destacar em um meio altamente competitivo, a sua empresa precisa adotar recursos que a diferenciem.

O GIF no Facebook se mostra como uma maneira de conquistar isso. É necessário escolher os GIFs certos que complementem a sua comunicação e, ao mesmo tempo, saber de que forma utilizá-los corretamente na rede social de Mark Zuckerberg. Entenda melhor como acertar no uso de GIF no Facebook!

Apague a URL

Ao copiar o endereço de um GIF e colar na caixa de publicação do Facebook, a rede social vai carregar um preview daquela imagem animada e exibi-la no post. A partir desse momento, você pode apagar a URL escrita e inserir seu próprio texto. Isso permite que o seu conteúdo fique muito mais limpo e, ainda assim, seja possível aproveitar os benefícios do GIF no Facebook.

Atenção ao tamanho

GIFs muito pesados não costumam funcionar no Facebook. O melhor teste é conferir se o preview carrega na caixa de publicação. Não existe um número oficial, mas qualquer tamanho acima de 5 MB pode ser considerado demais. Além disso, lembre-se de que um GIF muito grande vai impactar negativamente o plano de dados de quem acessa seu conteúdo pelo celular, então pense também nesse público.

Use-o em comentários

Você não precisa utilizar GIF no Facebook apenas quando estiver publicando posts. É possível trazer muito mais espontaneidade para as suas respostas em comentários e mensagens ao usar esse recurso nessas áreas. Isso vai permitir que a sua marca se aproxime muito mais do público dela. É claro que você deve avaliar se cabe na situação inserir um GIF mais descontraído.

Conte com uma boa fonte

Encontrar bons GIFs para usar no Facebook é bastante importante para fazer uso desse recurso de forma eficiente. Quer uma dica? Use o GIPHY, uma verdadeira biblioteca de imagens animadas que pode ser consultada a partir de busca. Só ao passar o cursor do mouse, você consegue ver um preview do GIF sem precisar abri-lo. É possível até instalar uma extensão para Google Chrome que acessa o GIPHY para você.

Acompanhe as tendências

Todos os dias podem surgir novos GIFs que ganham popularidade rapidamente e são repetidos compulsivamente pela audiência. Para evitar que a sua campanha insista em animações ultrapassadas, certifique-se de ficar de olho em tudo o que é inédito nessa área. A melhor dica para isso é conferir o Twitter: é lá onde novidades como essa costumam aparecer primeiro.

Agora que você já sabe as melhores formas de usar o GIF no Facebook e entende a importância de fazer isso, pode iniciar o seu planejamento. Aproveite para conferir a galeria do GIPHY em busca de possíveis referências para a sua estratégia e já salvar alguns candidatos para a estreia dessa tendência na sua campanha. Faça testes e aprimore as suas escolhas até chegar às ideias mais eficientes.

Gostou dessas dicas sobre GIF no Facebook? Então compartilhe o post nas suas redes sociais!

 

1 Comentário

Tony 08/09/2017 at 16:17

É boa essa sacada de usar Gif no marketing do facebook. O importante é sempre conectar com o avatar e se Gifs chamam a atenção e se conectam com ele, é ótimo considerar a oportunidade de usá-los na campanha.

Deixe um comentário