Entenda de uma vez por todas o que é hospedagem de sites

O momento de criar um site para seu negócio geralmente vem acompanhado de uma série de dúvidas que surgem. Entre elas, uma das mais comuns é justamente saber o que é uma hospedagem de sites e qual a importância disso.

Esse recurso é sem essencial na criação de uma página profissional, pois é nela que ficam armazenados todos os arquivos que compõem seu site. Entretanto, se ainda parece muito complicado, não se preocupe. 

Nos demais parágrafos vamos falar tudo que você precisa saber sobre o que é uma hospedagem de sites, porque é importante ter uma e como escolher a melhor opção.

Hospedagem de sites, do que se trata

Antes de mais nada, vamos começar pelo básico e explicar o que é uma hospedagem de sites. Um site na internet é composto por páginas e estas por sua vez são criadas a partir de arquivos de texto, geralmente em Html.

Logo, estes arquivos precisam ser armazenados em algum local com conexão a internet, de modo que possam ser acessados pelos navegadores.

Em síntese, o que ela faz é literalmente hospedar esses arquivos em uma máquina chamada de servidor ao troco de um aluguel. Além disso, o seu site também precisa de um domínio para ser encontrado.

Diferença entre hospedagem e domínio

Se por um lado a hospedagem é o espaço físico onde ficam os arquivos da sua página na web, por outro o domínio é literalmente o endereço de acesso. O domínio é justamente o endereço url que você digita na barra de navegação, e a partir dele o seu navegador consegue encontrar e ler os arquivos armazenados.

O registro de domínios é tão essencial quanto a contratação de um serviço que faça o armazenamento das informações na criação de um site, uma vez que ele é por onde sítio eletrônico será encontrado. Entretanto, para registrar um domínio é preciso pagar um valor anual para mantê-lo sobre seu nome.

Contudo, um registro de domínios é serviço barato que gira em torno dos R$45,00 reais anuais por domínio. Uma dica sempre valiosa, é registrar ao mesmo tempo um registro .com e .com.br para o mesmo endereço, de modo a evitar perder um ou o outro futuramente. 

Por exemplo, se hoje você registra apenas seudominio.com.br, nada impede que outra pessoa registre o seudominio.com e desta forma você passa a ter uma concorrência com exatamente o mesmo nome que o seu.

Tipos de hospedagem de sites

Uma vez entendido do que se trata uma hospedagem de sites e registro de domínios, percebe-se que existem diversas modalidades no primeiro caso.

Contudo cada uma delas oferece seus próprios benefícios para necessidades variadas, que vão desde hospedar um site ou mais até mais velocidade no processo de informações.

Hospedagem para um site

O tipo de hospedagem mais comum, em geral oferece planos para apenas um site com variações no espaço em disco e taxa de transferência que podem ser maiores ou menores de acordo a modalidade contratada. 

Se você deseja hospedar apenas um site, esta é a pedida certa e aqui você deverá considerar apenas o tamanho do seu projeto para estimar quanto espaço em disco e taxa de transferência serão necessários para sua demanda.

Hospedagem para múltiplos sites

Porém, não é raro que os usuários trabalhem em múltiplos projetos simultaneamente e por isso podem precisar de hospedar diversos sites. Não só sairia mais caro contratar uma hospedagem de sites para cada domínio, como também aumentaria em muito o trabalho de gerenciamento.

Pensando nisso, existem pacotes de hospedagem empresarial que podem abrigar de 5 a 15 sites ou mesmo de hospedagem avançada que podem armazenar 15 sites com recursos de espaço em disco e taxa de transferência bem robustos.

Revenda de hospedagem

Outra necessidade surgida é a revenda de hospedagem. Essa é uma opção especialmente interessante para desenvolvedores e agências ou qualquer outro segmento que preste serviços relacionados ao desenvolvimento de sites.

Na modalidade de revenda o que acontece é o aluguel do serviço de hospedagem de forma que as contas possam ser revendidas ao seu cliente. Desta maneira, você pode pagar mensalmente o valor para a alocação de uma apenas uma página na web, porém teria 10 contas e poderá revender cada uma delas a um cliente interessado em ter seu espaço na internet pelo valor integral de uma hospedagem.

Hospedagem com WordPress

Com o advento do WordPress para criação de sítios eletrônicos surgiu a hospedagem WordPress. Este tipo de hospedagem já vem com o WordPress instalado junto com alguns plugins essenciais e oferece um ótimo desempenho ao mesmo tempo que torna tudo mais simples para quem não tem muito conhecimento técnico.

Hospedagem de sites e domínio grátis existem?

A verdade é que sim, existem formas de se obter um domínio e uma hospedagem de forma gratuita. Porém, essas modalidades estão longe de serem as ideais devido a falta de profissionalismo, instabilidade e ausência de suporte.

Um domínio gratuito no WordPress por exemplo, sempre virá acompanhado de wordpress.com. Nada apresentável aos clientes. 

Ao mesmo tempo, uma hospedagem gratuita geralmente não oferece o cPanel, o que torna o gerenciamento muito complicado para quem está começando e essas hospedagens costumam compensar a falta do “aluguel” inserindo toda sorte de publicidade em seu site.

Motivos para contratar uma hospedagem de sites

Contratar uma boa hospedagem de sites traz uma série de benefícios ao seu negócio, desde o aspecto mais profissional até a sua presença na web, bem como uma segurança maior para os seus dados e dos seus visitantes.

A fim de enumerar algumas dessas vantagens:

  • Aspecto profissional para seu site, sem publicidade não permitida.
  • Um site com presença na internet, para divulgar seu negócio.
  • Certifcado SSL, que oferece criptografia nos seus dados e os mantêm seguros em caso de vazamento.
  • Rotinas de backup para evitar a perda de informações importantes.
  • Suporte humanizado, sempre disponível para atender suas necessidades.

Essas são principais vantagens que devem ser levadas em conta ao avaliar um provedor e contratar uma hospedagem de sites e registrar o domínio do seu site. 

AboutISBRASIL
Mais do que uma simples empresa de Hospedagem de Site, a ISBRASIL desenvolve diariamente tecnologias para automação de Hosting, visando a prevenção de problema com seu site.
🤑 Monetize suas redes sociais agora! Conheça a Lastlink! COMECE AGORA!