Que o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo ninguém duvida, certo? Mas será que você realmente sabe como utilizar o seu perfil para fomentar o crescimento do negócio?
Pare por um momento e pense na quantidade de interações que você pode fazer em apenas alguns minutos com um celular, conexão à internet e o seu Instagram. É essencial que empreendedores sejam criativos na hora de apostar na produção de conteúdo.
Mas isso não é tão simples assim. A correria do dia a dia pode fazer com que muitos profissionais deixem o assunto para depois, e é aí que mora o perigo.
Por isso, este conteúdo vai te ajudar a nunca perder inspiração com 9 ideias de posts no Instagram para empreendedores. Vamos lá?
1. Divulgue fotos com clientes
É um desafio diário manter a sua clientela satisfeita, certo? É preciso prestar um bom atendimento e conhecer bem a sua persona. Todo o esforço que você investe também pode ser utilizado em posts no Instagram. Mas como fazer isso?
Um consumidor satisfeito facilmente se torna um advogado de sua marca, indicando o seu produto ou o seu serviço a amigos, parentes e colegas de trabalho. Desse modo, faça de tudo para estreitar laços com essas pessoas e reconhecer a importância delas para o seu negócio.
Peça para que os seus clientes enviem fotos ou façam vídeos utilizando os seus produtos. É válido também pedir depoimentos e agradecimentos.
2. Faça Stories
Não basta publicar no feed, é necessário criar postagens que interagem com o público — e o Instagram Stories oferece tudo que você precisa. As diversas funcionalidades do Stories permitem que os seus seguidores respondam enquetes e mostrem a intensidade de sua reação à publicação com o emoji slider.
Essas são opções para criar conteúdos descontraídos sobre assuntos complexos. Quem trabalha no ramo de gestão de negócios, por exemplo, pode dar dicas práticas sobre o fluxo de caixa ou o Simples Nacional em uma série de Stories.
Quem é um nômade digital pode mostrar como é a sua rotina e quais são os principais desafios enfrentados por quem trabalha longe de casa.
3. Utilize a hashtag #TBT
A hashtag #TBT (Throwback Thursday) é um sucesso no Instagram. Diversas empresas a utilizam para lembrar de acontecimentos que marcaram a sua história. Utilizá-la significa despertar a nostalgia no público e mostrar como o seu negócio evoluiu com o passar do tempo.
Portanto, poste fotos antigas de sua história, como:
- primeiros funcionários;
- sede inicial;
- materiais antigos de marketing;
- versões antigas de sua ferramenta.
Ah… lembre-se de que o #TBT é uma hashtag utilizada somente nas quintas-feiras.
4. Mostre o seu espaço de trabalho
Pense no seu produto ou serviço favorito. Você gostaria de saber como é a sua produção, quem são as pessoas que o criaram ou quais equipamentos são utilizados no processo? Provavelmente, sim, certo?
Saiba que, ao mostrar o seu espaço de trabalho em suas postagens no Instagram, é possível melhorar a conexão do seu público com a sua marca. Portanto, apresente detalhes de como acontece as filmagens do seu curso digital ou como trabalham os desenvolvedores do seu sistema para salão de beleza.
E tem mais. Essa ideia de post no Instagram é uma ótima oportunidade para atrair novos talentos. Como a liberdade é algo cada vez mais desejado nas empresas atualmente, se você evidenciar que a sua equipe pode usar a abusar da criatividade e da autonomia, maiores são as chances de receber bons currículos.
5. Comemore conquistas
Milésima nota fiscal eletrônica emitida, aniversários de funcionários, aumento da sede de trabalho ou novas parcerias: não importa qual é a sua conquista, é essencial que você a comemore em um post no Instagram.
A adoção dessa postura mostra que a sua empresa está crescendo e, de quebra, multiplica a positividade em seu perfil.
6. Humanize o seu perfil
A conexão do consumidor com a sua marca é um fator decisivo no momento da compra. Além disso, o ser humano é sentimental. Então, de nada adianta, por exemplo, ter uma ferramenta com o melhor desempenho do mercado se não há empatia em sua comunicação com os clientes.
Os consumidores querem se identificar com as pessoas e não serem tratados apenas como números e cifrões. Por mais que você automatize o Instagram, publique postagens humanizadas com as pessoas responsáveis pelo sucesso do seu negócio.
PS: esse é um conceito que deve ser utilizado em toda a comunicação de um empreendedor com o mercado, não apenas no Instagram, ok?
7. Fomente a motivação
Pode parecer clichê, mas atire a primeira pedra quem nunca foi tocado por uma frase motivacional no Instagram.
Criar postagens que misturam imagens e frases inspiradoras é uma ótima ideia para movimentar o seu feed. Nessas horas, utilize referências do seu setor ou até mesmo empreendedores famosos do mercado.
8. Publique notícias
Divulgar novidades é outra maneira de ganhar autoridade no Instagram. Posts com notícias ajudam a manter o seu público atualizado em relação ao que há de recente no mercado.
Como cada nicho tem características únicas, use e abuse de sua imaginação. Tenha apenas um cuidado: tente não criar conteúdos maçantes e extensos demais. Seja direto na publicação, mostrando fontes confiáveis.
9. Convide influenciadores
Os influenciadores digitais provam que é possível ter sucesso nas redes sociais e trabalhar com o que se gosta. Firmar parcerias com os influencers certos pode fazer o seu negócio decolar.
Desse modo, faça uma pesquisa no seu nicho do mercado e encontre os influenciadores que mais têm a cara do seu público. A partir disso, proponha a parceria e crie postagens em seu perfil no Instagram e no perfil do Influencer.
Não pense que apenas os grandes influenciadores, como o Whindersson Nunes e a Nathalia Arcuri, têm potencial para divulgar a sua marca. O poder dos micro influenciadores pode te surpreender, pois:
- geram conteúdos intimistas para o público;
- têm poucos seguidores, geralmente entre 1.000 e 10.000;
- interagem facilmente com a audiência, respondendo comentários em quase todos os casos.
Ao ler este conteúdo, você descobriu 9 ideias de posts no Instagram para empreendedores. A partir de agora, você pode se inspirar nas nossas dicas e criar um perfil matador nas redes sociais.
Agora, entenda como aproveitar o marketing sazonal para potencializar os seus perfis nas redes sociais!
Este post foi criado pela equipe E-notas:
Gabriel Nascimento é analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!