O Instagram lançou o IGTV, uma plataforma dedicada a vídeos mais mais longos que promete concorrer com o YouTube. Apesar de terem uma proposta parecida, os dois serviços têm tantas diferenças quanto semelhanças e trazem muitos ensinamentos sobre o Instagram. O principal diz respeito a adaptabilidade para criar algo que entregue o que as pessoas escolheram consumir de forma efetiva.

Mas quais são as verdadeiras diferenças entre o IGTV e YouTube?

Confira as principais diferenças e semelhanças entre as duas plataformas:

Acesso em vários dispositivos

Smartphone

Tanto o IGTV quanto o YouTube têm aplicativos próprios para Android e iOS. O app do YouTube é uma réplica da versão desktop, com todos os recursos disponíveis em ambas as versões. Como o Instagram já é um aplicativo móvel por natureza, você pode acessar o IGTV tanto pelo Instagram quanto pelo app específico da funcionalidade. Ambos oferecem os mesmos recursos, seja para ver os vídeos publicados ou fazer uma publicação.

Computador

Nos dois serviços é possível subir vídeos pelo Desktop. Porém, no IGTV o feed é exclusivo do app, logo um vídeo que foi enviado pelo PC não pode ser visto.

Limite de tempo

No IGTV, usuários comuns podem subir vídeos de até 10 minutos. No YouTube o limite máximo são 15 minutos. Já as contas verificadas, podem subir vídeos de até 60 minutos de conteúdo no IGTV e 12 horas no YouTube.

Monetização

O YouTube oferece opções de monetização, seja exibindo propagandas no meio do vídeo que se convertem em dinheiro ou inserindo propaganda no canal. Já o IGTV não possui monetização. Segundo o fundador e CEO do Instagram, Kevin Systrom, não há pressa para definir porém a possibilidade não foi descartada.

Formato

O YouTube aceita os dois tipos de formato, vertical e horizontal, além de adaptar o player de acordo com cada vídeo. Já o IGTV só permite vídeos em vertical, com proporções mínimas de 4:5 e máxima de 9:16.

O que aprendemos com o Instagram com o lançamento do IGTV

Vídeos em vertical

Hoje em dia os vídeos nessa posição são muito mais consumidos. Os smartphones são verticais, as imagens e textos que são consumidos são assim. Ao criar o conteúdo que seja próximo à maneira como as pessoas já consomem você entrega qualidade e facilidade e usuário. Quem nunca gravou um vídeo na vertical sem querer e ficou com barrar pretas nas laterias? No IGTV isso não será mais um problema.

Tudo em um único lugar

O Instagram não fragmentou a sua base em vários lugares com acessos diferentes, criou o IGTV dentro da própria rede social. Ao fazer isso, a empresa concentrou os esforços e agregou conveniência ao ambiente onde o usuário já está inserido.

Esse conceito de tudo em um único lugar já está sendo utilizado pelo Instagram há algum tempo. Desde que o app praticamente acabou com o Snapchat incluindo o Stories como uma das novidades de 2016.

Ouvindo o cliente

O IGTV é resultado de uma grande pesquisa do Instagram com o seus usuários sobre como eles consomem conteúdo, sobre uma segunda tela e como preferem tudo isso. Como uma empresa inteligente e com grandes ambições, a rede social fez a ferramenta na medida da necessidade dos usuários. E isso é uma grande lição: é preciso se colocar no lugar do seu usuários, quem realmente interessa.

Conclusão 

Apensar da semelhança, os dois serviços têm propostas diferentes. Criado antes do mobile, o YouTube é um serviço mais maduro. Apesar do esforço para se adaptar à modernidade, ainda traz muito do PC, com uma interface mais poluída de opções e recursos. Já o IGTV preza mais pela experiência no Smarthphone. Vídeos sempre na vertical e cuidado com a reprodução de som. A ferramenta dá mais destaque para influenciadores digitais e celebridades da web do que canais com conteúdo audiovisual profissional.

Ainda não é possível dizer qual dos dois é o melhor. O YouTube ainda é referência no quesito vídeos na internet e deixa muitos concorrentes para trás, como o Vimeo e o Facebook. Com o tempo, iremos perceber se o IGTV conseguirá superar o líder dos vídeos na web, o YouTube, e se a plataforma vai conseguir se manter no topo com a novidade criada pelo Instagram.

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