O número de usuários no Instagram não para de crescer.

A rede social de fotos e vídeos curtos não para de inovar e a cada dia conquista mais o coração dos usuários com as funcionalidades que eles nem sabiam que queriam.

A última novidade é o IGTV, que promete ser um forte concorrente contra o YouTube.

Como não poderia deixar de ser, muitas marcas já começaram a usar o novo recurso para gerar engajamento e aumentar seu alcance na rede.

Quer saber como você pode gerar resultados para a sua empresa com essa nova função do Instagram?

Então continue lendo este post para conhecer a novidade e ver como ela pode te ajudar!

 

O que é o IGTV

Em termos simples, o IGTV é uma tentativa para competir de forma mais direta com a maior plataforma de vídeos do mundo, o YouTube.

A iniciativa também vai ao encontro da ideia do Facebook (dona do Instagram) de que os vídeos serão a principal forma de comunicação em um futuro próximo.

Apesar disso, ele não é uma cópia do YouTube.

Pelo contrário: dá para reconhecer a estética do Instagram em cada aspecto, o que é muito positivo.

Há várias diferenças entre o IGTV e as outras plataformas de vídeo.

Um dos trunfos do novo recurso é misturar essas produções com outros elementos da rede já amados por milhões de pessoas.

 

Como o IGTV funciona

Para saber como você pode gerar resultados com o IGTV, é importante entender como ele funciona e qual é a sua proposta.

O 1° detalhe relevante é que, diferentemente das Stories, o IGTV permite que os vídeos tenham até 1 hora de duração.

Porém, uma ressalva:

Apenas contas verificadas ou que possuem grandes audiências podem publicar vídeos mais longos.

Assim, fica claro que a rede social não quer todo e qualquer tipo de vídeo.

O propósito é incentivar os criadores a realizarem produções profissionais para engajar os espectadores de forma consistente.

Se você leva os vídeos a sério na sua estratégia de marketing digital ou se pretende iniciar a produção de conteúdo nesse formato, o IGTV dá indícios de ser uma boa opção.

Instagram da Moda

Então, como acessar o IGTV?

Você pode até fazer o download do app exclusivo (disponível para iOS e Android), mas não é obrigado a fazer isso.

Na tela do próprio Instagram é possível acessar o recurso, que fica no canto superior direito, ao lado do botão “Direct”.

Outro ponto alto do IGTV é que, como o próprio nome indica, ele foi criado para funcionar de forma parecida a uma TV.

Na maior parte da tela, um conteúdo em destaque é exibido, com várias opções de outros vídeos ou canais logo abaixo.

Basta arrastar a tela para o lado ou tocar em outro conteúdo disponível para “trocar de canal” e ver outra coisa imediatamente.

As categorias do app até agora são “Para Você”, “Seguindo” e “Continuar Assistindo”, que dá a chance de terminar um vídeo que ficou pela metade sem precisar procurá-lo de novo.

Por fim, vale notar outra tendência:

Os vídeos são todos em formato vertical (ao menos por enquanto).

Isso pode ser tanto considerado um fator limitador quanto um incentivo criativo para os produtores encontrarem novas formas de transmitir suas mensagens em menos espaço.

 

3 marcas que já estão usando o IGTV com sucesso

Muitas marcas ativas no Instagram não perderam tempo e começaram imediatamente a produzir conteúdo para a nova rede de vídeos.

Como a plataforma ainda é nova, todos estão aprendendo como ela funciona na prática.

Assim, a maioria do conteúdo é retirado de outros canais, como o YouTube e o Facebook, e adaptado para o IGTV.

igtv - videos com o celular

Ainda assim, já dá para ver o potencial de gerar grande engajamento por meio da nova ferramenta.

Separamos 3 marcas que já criaram o seu canal e que estão produzindo ótimo conteúdo por lá:

1. NBA

A NBA é a principal liga de basquete do mundo e uma das maiores em qualquer esporte da atualidade, tanto na organização dos torneios quanto na produção de conteúdo.

Com o seu olhar atento, a organização já começou com tudo no IGTV, publicando vários vídeos de bastidores da liga e dos seus jogadores.

Em um deles, uma produção de qualidade acompanha os jogadores novatos que vão atuar na próxima temporada do Draft, evento no qual o destino de cada um foi revelado.

2. Omelete

O site Omelete é o principal portal de cultura pop do Brasil e já produz conteúdo em vídeo de qualidade há mais de 1 década.

O perfil do Omelete no Instagram já é bem ativo, com quadros diários e semanais no Stories.

A adoção do IGTV, então, era natural e foi bem-feita, com vários conteúdos do site feitos especialmente para a nova plataforma.

Entre os destaques: um programa diário com notícias quentes do mundo do entretenimento.

3. Esporte Interativo

O Esporte Interativo também usa bastante as redes sociais e, por ser um canal de TV, tem tudo para usar com maestria os recursos do IGTV.

Aliás, o canal do EI já tem vários vídeos com diferentes períodos de duração e está aproveitando muito bem sua audiência de 3,9 milhões de pessoas.

O canal usa o IGTV para cobrir eventos importantes, como a Copa do Mundo e a venda do melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid para a Juventus.

 

4 motivos para investir no seu próprio canal

Toda vez que surge uma nova tecnologia ou ferramenta, muitos ficam empolgados para começar a usá-la imediatamente, enquanto outros decidem esperar.

No caso do IGTV, por que vale a pena investir desde já na criação do seu próprio canal e não esperar para ver o que pode ser feito na rede?

 

Em 1° lugar, porque se você esperar, vai sair bem atrás de outras marcas (talvez até de concorrentes!) no que se refere a entender e usar a ferramenta para envolver o público.

Além disso, veja mais 4 motivos importantes que você deve levar em conta ao decidir se vai ou não usar a nova plataforma do Instagram:

1. Adoção rápida do público

Apesar de ser uma novidade, o IGTV não está começando do 0, como outro app qualquer de vídeos que ninguém conhece.

Estamos falando de uma rede social com mais de 1 bilhão de contas ativas e cuja propriedade é de outra rede com dobro de usuários.

Quer uma plataforma de lançamento melhor do que essa?

Desse número impressionante, 400 milhões de contas usam as Stories todos os dias.

Ou seja, as chances de o IGTV darem certo bem rápido são enormes.

Se a sua persona está na plataforma, por que a sua marca deveria esperar?

2. Simplicidade de uso

Pela breve explicação que você viu até aqui, já deu para perceber que o Instagram não complicou o IGTV com vários recursos de edição e com outras funcionalidades.

A simplicidade de uso é grande.

Você só terá o trabalho (que já teria em qualquer outra plataforma) de produzir conteúdo de qualidade.

Depois de ter o material pronto, é só fazer upload a partir do seu celular ou do seu desktop.

O único detalhe a considerar tem a ver com o conteúdo do app ser em formato vertical, mas os benefícios de exposição e engajamento compensam isso.

3. Maior engajamento

A forma como o IGTV foi feito para funcionar como uma TV dentro do Instagram é genial.

Por quê?

Porque une a novidade com o conhecido.

Leia também Checklist para aumentar os resultados no Instagram

Por mais que as pessoas hoje assistam menos a TV, elas sabem muito bem como um aparelho desses funciona.

O fato de poder trocar de vídeo instantaneamente pode ser um componente viciante e fazer com que os usuários prefiram o IGTV a outras plataformas.

Isso significa que o engajamento do público com o conteúdo da rede também pode ser ainda maior do que já se vê nos vídeos do feed comum hoje.

4. Ampliação do alcance

Os vídeos do IGTV, assim como as Stories, permitem que os usuários coloquem CTAs do tipo “Arraste para cima”, que levam a links externos.

Dessa forma, fazer sucesso com os seus vídeos no app pode aumentar também o alcance da sua marca em outros canais utililizados, como site, blog e outras redes sociais.

Além disso, não sabemos como o algoritmo do Instagram vai mudar com o amadurecimento do IGTV, mas é possível que a rede priorize o conteúdo de perfis ativos na plataforma de vídeos em funções como o Explore.

Ainda não se sabe ao certo como o mundo vai reagir ao IGTV nem quais surpresas o Instagram reserva para o novo recurso.

Apenas temos certeza de que ele tem grande potencial e de que a resposta inicial é boa.

O melhor mesmo é criar seu canal o quanto antes!

O Instagram já faz parte da sua estratégia de marketing?

Então confira quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e tenha melhores resultados na sua estratégia de social media!

Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content!