Os influenciadores digitais são aquelas pessoas que conseguiram destaque nas mídias sociais falando sobre determinado assunto. Geralmente, eles possuem muita conexão e interatividade com seus seguidores, conquistando números expressivos e chamando a atenção das marcas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo YouPixa maioria (32%) dos influencers está no Instagram. Por isso, realizar parcerias com eles pode ser uma forma de aumentar sua audiência e conquistar ótimos resultados.

No entanto, é necessário fazer as escolhas certas ao decidir pelos influenciadores digitais que serão associados à sua marca. Existem muitas opções, portanto, certamente você conseguirá encontrar aquela que se encaixa perfeitamente às necessidades da sua empresa e ao seu orçamento de marketing.

Ainda não sabe por onde começar ao planejar a sua ação no Instagram? Não se preocupe, neste artigo, vamos trazer algumas dicas para te ajudar a fechar parceria com influenciadores digital. Acompanhe!

1. Faça uma boa pesquisa

Para descobrir um influenciador digital relevante para sua marca no Instagram, é necessário pesquisar bem. É essencial que você conheça essa plataforma a fundo e entenda de que forma suas várias personalidades se diferem. São essas diferenças que podem ser decisivas para você fazer a sua escolha.

Isso envolve entender de que maneira esses influenciadores digitais ganham exposição no Instagram e usam os recursos dessa plataforma para se destacarem ainda mais. Sem essa informação, você sequer conseguirá elaborar uma lista de possíveis candidatos para a sua ação de marketing.

2. Conheça o perfil do influenciador

Os influenciadores podem atuar em vários nichos, como:

  • moda;
  • culinária;
  • tecnologia;
  • beleza, entre outros.

Para que você tenha um resultado expressivo com essa estratégia, é necessário escolher aquele que alcance o seu público-alvo.

Além dos números, verifique que tipo de comentários o perfil recebe, a frequência e qualidade dos posts, se o influenciador já possui parcerias com marcas concorrentes e qual é o seu perfil. Por exemplo: ele é polêmico? Divertido? Sério? Mergulhe no conteúdo para descobrir se os valores e interesses da sua empresa estão de acordo com o influenciador.

3. Confira o tipo de conteúdo do influenciador

A personalidade que você pretende trazer para sua estratégia de marketing produz um conteúdo compatível com a sua marca e o seu público? Influenciadores digitais ganharam notoriedade graças a força de suas produções, que podem variar muito em questão de formato.

É necessário que o influenciador considerado tenha alguma familiaridade com o tipo de material que você deseja criar. Por exemplo, se a sua empresa investe em vídeos, vale muito a pena olhar para quem tem o hábito de criar conteúdo audiovisual no Instagram para contribuir positivamente com os seus resultados.

4. Defina um briefing claro

É importante lembrar que parceria com influenciadores é diferente de anúncios ou de publicidade. Um dos fatores do sucesso desses perfis é a espontaneidade do conteúdo. Só que isso não significa que está dispensada a necessidade de planejar adequadamente os aspectos da sua ação.

Por isso, é interessante dar liberdade para que o influenciador use sua criatividade ao divulgar sua marca. No briefing, você pode informar algumas características que deseja na foto (como cores ou ângulos) e a mensagem que pretende passar com o post, mas a ideia é deixar o conteúdo o mais natural possível.

5. Escolha influenciadores digitais relevantes

Os influenciadores mais relevantes, além de possuírem um número expressivo de seguidores, são aqueles que conseguem criar cumplicidade com a sua audiência. Por isso, é importante ficar atento aos comentários, principalmente dos posts de divulgação de marcas.


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6. Combine uma estrutura de colaboração

Por se tratar de um modelo novo de divulgação, a precificação desse serviço pode variar. Você pode realizar o pagamento para o influenciador em dinheiro, oferecer seus produtos/serviços, ou os dois, dependendo do projeto.

Na negociação dos valores, lembre-se que você pagará por vários serviços, como a criação de conteúdo, direitos de uso e acesso ao público. Quando o post é criado pelo influenciador, ele possui os direitos pelo material, mas sua empresa pode solicitar um período de uso integral dessas informações.

7. Elabore um cronograma junto ao influenciador

Para que todos os envolvidos na ação estejam por dentro das particularidades da campanha, todas as suas condições precisam ser acordadas em conjunto com o influenciador digital. Ele precisa estar por dentro de tudo o que está envolvido na sua ação. Então, é essencial contar com um cronograma.

Nele, ficará definido o prazo para as postagens e especificado como elas serão realizadas. Por exemplo, você pode definir que serão criados dois posts em determinado período — um que será divulgado na conta do influenciador e outro no perfil da sua empresa.

8. Monitore a ação em tempo real

Um dos principais benefícios do meio digital é poder acompanhar os seus resultados conforme o andamento da campanha. Isso permite tomar decisões estratégicas para corrigir a rota caso a sua ação com influenciador digital necessite disso.

Pode ser que determinada abordagem não tenha sido eficaz. Ou um certo tipo de conteúdo precise de uma intensificação na divulgação. Seja o que for, é necessário ficar sabendo o quanto antes para agir.

9. Documente toda a estratégia

Todas as decisões tomadas por você precisam estar devidamente documentadas em algum registro de sua empresa. Isso é importante porque, no futuro, você deverá poder consultar essas informações de maneira fácil e rápida para deixar as suas próximas ações ainda mais estratégicas.

Isso vale principalmente para a relação com o influenciador. A parceria fluiu e deu certo? Tome nota disso para que essa personalidade seja considerada para ações futuras. A ação não surtiu os efeitos desejados? Isso também precisa estar documentado.

10. Tudo pronto? Comece já a elaborar sua estratégia

Os consumidores buscam espontaneidade no relacionamento com as marcas no Instagram. Investir na parceria com influenciadores digital é uma maneira eficaz de conquistar mais seguidores e alavancar o seu negócio.

Todo o apelo de trazer um influenciador digital para atuar a favor da sua campanha de marketing é emprestar uma audiência altamente segmentada que tenha identificação com o seu produto. É um jeito de ampliar a sua visibilidade com a ajuda de uma personalidade relevante para o seu nicho.

Apesar de poderem agregar excelentes benefícios para a sua empresa, os influenciadores digitais precisam ser inseridos na sua estratégia de forma eficaz. É necessário avaliar os pontos certos e implementar uma abordagem adequada para aproveitar o melhor dessa tendência em sua marca.

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