Os influenciadores digitais são aquelas pessoas que conseguiram destaque nas mídias sociais falando sobre determinado assunto. Geralmente, eles possuem muita conexão e interatividade com seus seguidores, conquistando números expressivos e chamando a atenção das marcas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Youpix, a maioria (32%) dos influencers estão no Instagram. Por isso, realizar parcerias com eles pode ser uma forma de aumentar sua audiência e conquistar ótimos resultados.

Ainda não sabe por onde começar? Não se preocupe, neste artigo, vamos trazer 4 dicas para te ajudar a fechar parceria com influenciadores digital. Acompanhe!

Estabeleça motivos para a parceria

Um dos grandes problemas para que algumas parcerias no Instagram não surtam o efeito esperado é a falta de foco. Antes mesmo de começar a procura por parceiros, é necessário estipular quais são os objetivos que devem ser alcançados.

Você pretende aumentar o número de seguidores? Quer aumentar a visibilidade para produtos específicos? Fazer com que o público tenha mais segurança com sua marca? Para cada resposta, haverá um perfil diferente de influenciador indicado para seu negócio.

Conheça o perfil do influenciador

Os influenciadores podem atuar em vários nichos, como moda, culinária, tecnologia, beleza, entre outros. Para que você tenha um resultado expressivo com essa estratégia, é necessário escolher aquele que alcance o seu público-alvo.

Além dos números, verifique que tipo de comentários o perfil recebe, a frequência e qualidade dos posts, se o influenciador já possui parcerias com marcas concorrentes e qual é o seu perfil. Por exemplo: ele é polêmico? Divertido? Sério? Mergulhe no conteúdo para descobrir se os valores e interesses da sua empresa estão de acordo com o influenciador.

Defina um briefing claro

É importante lembrar que parceria com influenciadores é diferente de anúncios ou de publicidade. Um dos fatores do sucesso desses perfis é a espontaneidade do conteúdo.

Por isso, é interessante dar liberdade para que o influenciador use sua criatividade ao divulgar sua marca. No briefing, você pode informar algumas características que deseja na foto (como cores ou ângulos) e a mensagem que pretende passar com o post, mas a ideia é deixar o conteúdo o mais natural possível.

Analise o público-alvo da marca

Embora a dica pareça muito óbvia, ela é importante para você atingir os resultados que nunca conseguiu. O melhor influenciador é aquele que consegue conversar diretamente com seu público. A melhor forma de conseguir fazer isso é entender em detalhes como o seu público pensa e o que ele precisa.

Faça um estudo aprofundado das principais dores do seu público nas redes sociais. Dessa forma, será mais fácil filtrar os perfis que estejam mais conectados com o que seus clientes em potencial. Quanto mais você conhecer sua empresa e o público que ela atinge, mais fácil será encontrar o influenciador certo para o negócio.

Escolha influenciadores digitais relevantes

Engana-se quem acredita que ter muitos seguidores é sinônimo de influência. De acordo com o levantamento realizado pelo YouPix, influenciadores com 900K a 1,1M seguidores possuem em média 1,8% de engajamento, enquanto perfis com 400 a 500 mil conquistam um percentual de 7,8%.

Os influenciadores mais relevantes, além de possuírem um número expressivo de seguidores, são aqueles que conseguem criar cumplicidade com a sua audiência. Por isso, é importante ficar atento(a) aos comentários, principalmente dos posts de divulgação de marcas.

 

Pesquise micro influenciadores

Como você viu, antes de mais nada, é importante definir os objetivos, pois nem sempre ser parceiros de grandes influenciadores será a melhor escolha para você. Por vezes, um micro influenciador é capaz de dialogar com seu público de forma mais direta e impactante, trazendo resultados mais próximos aos esperados.

Combine uma estrutura de colaboração

Por se tratar de um modelo novo de divulgação, a precificação desse serviço pode variar. Você pode realizar o pagamento para o influenciador em dinheiro, oferecer seus produtos/serviços ou os dois, dependendo do projeto.

Na negociação dos valores, lembre-se que você estará pagando por vários serviços, como a criação de conteúdo, direitos de uso e acesso ao público do influenciador.

Quando o post é criado pelo influenciador, ele possui os direitos pelo material, mas sua empresa pode solicitar um período de uso integral dessas informações.

Também é importante realizar um cronograma com o prazo para as postagens e especificando como elas serão realizadas. Por exemplo, você pode definir que serão criados dois posts em determinado período — um que será divulgado na conta do influenciador e outro no perfil da sua empresa.

Os consumidores buscam espontaneidade no relacionamento com as marcas no Instagram. Investir na parceria com influenciadores digital é uma maneira eficaz de conquistar mais seguidores e alavancar o seu negócio. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para ter sucesso nessa estratégia.

 

Vá além de um simples post

Para que sua parceria seja frutífera, é necessário ir além de um simples post no Instagram e conseguir pensar em trabalhos que tenham mais conteúdo. Com uma parceria de conteúdo, a imagem da sua empresa e dos seus produtos será mais bem fixada pelos seguidores do influenciador. Ou seja, além de trazer mais credibilidade para o negócio, fará com que os posts sejam mais interessantes e úteis.

 

Lembre-se das vantagens de contar com influenciadores

Talvez, os influenciadores sejam justamente o que você precisa para fazer as vendas da sua empresa decolarem. Com eles, a chance de atrair potenciais clientes aumentam, já que você utilizará a credibilidade deles em favor da sua marca. Além disso, essa estratégia é útil para conseguir mais seguidores, bem como melhorar o posicionamento da sua marca no mercado.

 

Não pare nos influenciadores!

Contratar um influenciador ajuda a dar visibilidade para sua marca, mas se isso é uma ação pontual, como costuma ser, é preciso que você se planeje para manter seu perfil no Instagram crescendo constantemente. Afinal, um maior número de seguidores significa mais oportunidades de negócios.

Para esse propósito, você precisa criar um excelente conteúdo e utilizar uma ferramenta de automação e gerenciamento de Instagram, como é o caso do Bume.

Por fim, lembre-se que fazer uma parceria com um influenciador digital é uma parte da sua estratégia no Instagram! E aplicando as dicas que compartilhamos aqui, certamente terá um bom retorno.

 

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