Se você utiliza uma ferramenta de automação no Instagram, provavelmente já se deparou com avisos que podem soar como algo que é contra a utilização do Instagram Ads. Existe uma linha de pensamento no marketing digital que coloca esses dois recursos em pé de guerra, dizendo que você deve escolher apenas um deles para bombar seu Instagram. Mas o verdadeiro sucesso na busca por seguidores reais e engajados acontece quando você sabe conciliar Instagram Ads e automação.

Primeiro vamos entender melhor o que são cada um desses termos. Começando pelo caminho mais fácil e acessível a qualquer perfil no Instagram, sua propaganda nativa, o Instagram Ads.

Instagram ADS

Abreviação da palavra advertising, que em inglês significa anúncio, o Ads do Instagram funciona de forma muito parecida com o impulsionamento no Facebook. Você consegue impulsionar um post de forma estratégica, de olho no seu público sem nem precisar sair da tela de navegação padrão do seu perfil.

O Instagram Ads oferece caminhos para você fazer uma divulgação paga, que aparece de forma “mágica” na timeline das pessoas ou até mesmo entre um e outro stories. No entanto, os anúncios não aparecem de forma aleatória. Através de uma segmentação aprofundada, as empresas podem direcionar suas peças para clientes em potencial.Como uma verdadeira peça publicitária, os conteúdos impulsionados mostram um aviso claro ao usuário de que ele foi patrocinado.

Além de ter um perfil comercial para utilizar o Instagram Ads, você precisa ter uma conta vinculada ao Facebook. Por lá, será necessário fazer um cadastro para direcionar as cobranças pelos anúncios, que poderão ser pagos por meio de cartão de crédito ou boleto.

Automação no Instagram

Agora você vai começar a perceber como a automação no Instagram tem muito mais semelhanças do que diferenças em relação ao Instagram Ads, citado acima. Os dois devem caminhar juntos e não serem encarados como alternativas incompatíveis na sua estratégia de marketing digital.

De toda forma, vamos citar uma diferença: a automação precisa de uma ferramenta externa para funcionar. Para isso, é necessário cadastrar o seu perfil dentro de uma outra plataforma. Existem várias no mercado e nós indicamos o Bume, que tem alta capacidade de maximizar sua interação e conquista resultados até mesmo dentro dos cinco dias de teste grátis.

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Temos aqui nossa primeira semelhança: as ferramentas de automação agem da mesma maneira que o Instagram Ads quando o assunto é buscar resultados e engajamento no Instagram do seu negócio. Dentro da ferramenta você vai definir o perfil da sua persona e a automação tomará conta das ações de interação necessárias para que o público encontre você.

A diferença nesse processo está principalmente no meio em como ambos vão conseguir o objetivo em comum. Enquanto o Instagram Ads faz com que um conteúdo específico apareça na timeline da persona, a automação interage com ela, seguindo, curtindo fotos, comentando e enviando mensagens diretas.

Mas posso utilizar os dois ao mesmo tempo?

As duas formas de aumentar a visibilidade do seu perfil do Instagram não são incompatíveis. Ou seja, você pode utilizar uma automação ao mesmo tempo que patrocina os seus posts mais estratégicos.

Afinal, os dois objetivos são bem diferentes e ambos dão ótimos resultados! A questão é que utilizar o patrocínio no Instagram ao mesmo tempo que uma automação significa dois custos simultâneos. Então, qual a melhor opção?

Instagram Ads ou Automação: qual a melhor opção?

Se o orçamento da sua empresa não permite que você usufrua desses dois benefícios, é interessante escolher uma dessas opções. Mas qual?

Benefícios a longo prazo

Com os anúncios, você consegue um bom resultado imediato. Um post patrocinado pode obter muito mais curtidas do que os demais conteúdos do perfil. No entanto, você pode não obter nenhum resultado a longo prazo. Por isso é preciso ficar atento com as métricas de vaidade. Ou seja, ficar muito preocupado com números que não irão te trazer qualquer retorno em vendas.

Já a automação é construída para ter ótimos resultados a longo prazo. O seu perfil vai começar a seguir novas pessoas e conquistar novos seguidores reais e segmentados. Ao final de um período de um mês, por exemplo, você poderá conquistar até 5000 novos seguidores. Já imaginou isso em um ano? E o retorno em vendas será proporcional a esse crescimento, pois os perfis de referência serão segmentados por você.

Além disso, ao contrário dos anúncios, você terá novas pessoas engajadas com o seu perfil, não apenas com um post. Então o relacionamento será muito mais duradouro do que apenas  uma imagem.

Custo

O resultado que você vai conquistar com os anúncios está diretamente relacionado ao investimento que você vai fazer. Quanto maior a verba, maior o resultado. E para quem precisa escolher entre Ads ou automação, a verba não está liberada, certo?

No caso da automação, o investimento não interfere no resultado. Ao escolher o plano mensal do Bume, por exemplo, o valor será fixo e não influencia no resultado.

Fica aqui a nossa dica: Instagram Ads e automação são amigos e foram feitos para andarem juntos!

instagram para pequenas e médias empresas

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